TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Por:   •  28/4/2015  •  Artigo  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Profa. MSc. Olga Tereza Pissetti Machado[1]

 Resumo

O texto é um artigo científico que objetiva orientar a sua elaboração. Nasceu da constatação das inúmeras dificuldades vivenciadas pelos acadêmicos quando lhes é solicitada a produção de um Artigo, o que ocorre muito freqüentemente no meio acadêmico. Inicia com a definição e as generalidades a respeito da matéria em pauta, apondo, a seguir, a listagem dos aspectos que podem ser abordados por esse tipo de publicação, bem como os vários tipos de Artigos, englobada em suas categorias fundamentais. O texto evolui então, para a apresentação da estrutura básica do artigo, e da proporcionalidade recomendada entre seus elementos. Os aspectos sobre a Linguagem (redação) e as falhas que devem ser evitadas aparecem, na continuidade, encerrando-se o texto com as conclusões finais e a apresentação das referências.

Palavras-chave: Metodologia Acadêmica – Artigo Científico – Orientações para sua elaboração.

1 INTRODUÇÃO

         Assim como os cientistas e os grupos de estudos de diversas especialidades, o acadêmico de graduação, mesmo que de forma ainda insipiente e inicial, também  investiga, pesquisa, experimenta e  precisa comunicar os resultados obtidos. Para essa comunicação, a academia exige, principalmente, a elaboração de Artigo Científico, visando também, preparar o acadêmico para as publicações especializadas.

        No entanto, mesmo sendo um instrumento de larga utilização, o pesquisador iniciante depara-se com um acentuado grau de dificuldade em relação à estrutura, à expressão de ideias, ao relato de suas investigações, aos aspectos referentes à redação, entre outros.

        Assim, o presente artigo tem a intenção de oferecer uma orientação que sirva de base, expondo os principais conceitos da literatura especializada sobre a elaboração de Artigos Científicos, quais sejam: a definição de Artigo, sua estrutura básica, as características intrínsecas de um texto científico, os tipos e as categorias fundamentais de Artigo, ajudando o acadêmico a diferenciar um artigo de Revisão Bibliográfica, de um artigo de Relato de Pesquisa de Campo ou Pesquisa Experimental.

O texto esclarece também, a estrutura básica de cada uma das duas categorias acima referenciadas e a proporcionalidade que deve existir entre suas diversas partes, sem esquecer da uniformização na redação do artigo e do emprego da Linguagem adequada, bem como das falhas a serem evitadas na sua elaboração, terminando com as Considerações Finais.

          A uniformização gráfica da ABNT não aparece neste texto, em função de suas especificidades, que podem ser encontradas nas diversas NBR já publicadas e constantemente revisadas.

2 O ARTIGO CIENTÍFICO (Desenvolvimento do assunto)

         Artigo Científico é um instrumento de divulgação do conhecimento científico, a um determinado grupo de leitores. Apesar da relativa profundidade das análises apresentadas num artigo, seu texto deve ser enxuto, totalizando normalmente, entre 5 e 10 páginas, mas podendo chegar 20 páginas, dependendo de vários fatores que incluem: área do conhecimento, natureza da pesquisa, normas do periódico de publicação, objetivos do estudo relatado, etc.

Sendo um instrumento de divulgação e/ou de comunicação, o Artigo prescinde de algumas questões fundamentais: O que se deseja comunicar? Quem se pretende atingir com essa comunicação? Qual a intencionalidade do texto, isto é, por que se deseja comunicar algo a alguém? Essas questões servem de guia inicial para a elaboração do texto.

Além disso, é necessário atentar para as características intrínsecas do texto científico, que deve ser:

  1. SISTEMÁTICO: estruturado de forma coerente, respeitando a continuidade lógica entre suas partes;
  2. CRITERIOSO: alicerçado nos critérios de validação científica (por exemplo: em relação à obtenção dos dados: Como ocorreu? Quando ocorreu? Onde ocorreu?). A característica do critério evita que opiniões sejam expostas como fatos;
  3. EMBASADO: todas as afirmações devem estar inter-relacionadas e sustentadas por um referencial teórico preciso e consistente.

2.1 Para que ou por que escrever um Artigo Científico?

           Em geral, escrevem-se Artigos Científicos para:

  1. Divulgar os procedimentos e resultados de uma pesquisa de campo e/ou experimental;
  2. Relatar caso ou experiência profissional, pessoal e/ou grupal, com fundamentação bibliográfica.
  3. Fazer uma revisão  bibliográfica e pessoal sobre determinado tema;
  4. Apresentar de ideias novas e originais sobre determinado tema ou assunto;
  5. Apresentar a análise de uma temática já conhecida e amplamente divulgada, por um outro ângulo ou referencial e, ainda, discussão de aspectos presentes ou implícitos, mas não abordados no estudo original;
  6. Divulgar uma abordagem de um tema conhecido, que venha mudar as concepções já estabelecidas sobre qualquer área do conhecimento;
  7. Integrar os  conhecimentos isolados, de maneira original e criativa.

2.2 Tipos de Artigos

De acordo com o objetivo do texto e com o tema abordado, os Artigos classificam-se nos seguintes tipos:

      a) Artigo de Opinião ou de Argumento Teórico: apresenta argumentos favoráveis ou contrários sobre determinado assunto. Exige uma criteriosa análise do tema em questão e um estudo de dados válidos que sirvam para refutar ou corroborar os argumentos apresentados.

  1. Artigo de Relato de Caso ou relato de pesquisa em trabalhos de final de curso de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado.
  2. Artigo de Revisão: apresenta a síntese total do que foi escrito a respeito de determinado tema, com o maior número possível de referências, bem como indicação dos principais trabalhos publicados sobre o tema em questão.
  3. Artigo de Revisão bibliográfica: apresenta um estudo bibliográfico (análise teórica) sobre determinado tema.
  4. Artigo de Análise ou Meta-análise: analisa cada um dos elementos que compõem determinado assunto, as relações entre essas partes e também as relações com outros assuntos da área; meta-análise é o artigo que busca sintetizar, num só texto, de forma qualitativa, as informações provindas de vários outros estudos. Um Artigo  totalmente analítico não é muito comum na literatura moderna
  5. Artigo Classificatório: pretende ordenar, organizar e sistematizar os aspectos de um determinado assunto e explicar suas partes. O mais importante, nesse tipo de texto, é a explicação utilizada para a classificação.
  6. Artigo de Atualização: versa sobre novas descobertas ou informações que modifiquem um conhecimento já estabilizado.

         Para efeito didático, todos os tipos de Artigos aqui arrolados agrupam-se em duas categorias fundamentais de acordo com os procedimentos básicos: ou classificam-se como Artigos de Pesquisa Bibliográfica (aqueles que tratam de fatos relatados em bibliografia especializada) ou como Artigos de Pesquisa de Campo ou Experimental (aqueles que relatam ações desenvolvidas no âmbito da realidade como, por exemplo, um trabalho de Conclusão de Curso). De acordo com esta distinção, há que se obedecer a uma estrutura diferenciada para o Artigo, conforme se explicita no Quadro 1, a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com