TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO DE PROJETO

Por:   •  4/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Nesse projeto, enfatizaremos o papel que a escola deve ter, pois não  basta denominar-se escola, mas sim fazer a diferença na comunidade aonde está inserida. Por isso, tomaremos a ideia de que a educação não se centraliza apenas no ambiente escolar, mas envolve toda a comunidade da qual faz parte. Como tal, precisa criar mecanismos e parcerias por meio de diálogos produtivos, em que cada indivíduo compreenda o seu papel e as suas responsabilidades, visando aproximar as diferentes realidades de docentes, alunos e entidades da comunidade a qual a unidade escolar está inserida.

A escola como Instituição tem suas ações norteadas pela Constituição Federal, que diz “A educação é direito de todos” e que o acesso à escola é dever dos Estados e Municípios. E de forma mais especifica busca estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e as características próprias de um grupo, e com isso levar o discente a adotar uma perspectiva positiva criando laços para fortalecer uma parceria com a comunidade local, desenvolvendo o ensino cooperativo e socializador na escola para que todos se sintam coparticipantes do processo educacional.  E assim, respeitar os conhecimentos prévios dos discentes valorizando-os e acrescentando-lhes informações adicionais que possam contribuir para a sua formação básica.

A finalidade do projeto é aproximar a comunidade da escola local, através de ações que possam fortalecer a reintegração entre escola e comunidade melhorando as relações interpessoais e intrapessoais, como dizia Paulo Freire a Educação tem que ser libertadora, romper as barreiras que excluem alguém do processo de construção do conhecimento, refletindo a participação de cada um no mundo concreto. A teoria e a prática se combinam, a fim de refletirem s a realidade da pessoa e contribuir para uma transformação social extensa,

Busca-se com o projeto “Tempo de Aprender” diminuir o índice de analfabetismo de jovens e adultos que estão em situação de analfabetismo e que precisam interagir de forma significativa na vida em sociedade.

  1. JUSTIFICATIVA

Para uma escola –organizada e articulada sobreviver e coexistir no atual cenário do século XXI, precisa ganhar um movimento novo. Esse processo precisa acontecer dentro e fora da sala de aula, transcendendo inclusive seus próprios muros. É algo desafiador para muitas escolas, transpor os muros, vê, ouvir e acima de tudo desenvolver ações sociais que permitam o exercício pleno da cidadania, ferramenta  inevitável para o presente e futuro da educação.

A Escola Municipal de Ensino Fund. PA 254 km 35, está localizada na PA 254, atende alunos oriundos de 17 comunidades circunvizinhas, aos arredores encontramos jovens que abandonaram os estudos pelos mais diversos motivos entre os quais destacam-se: a falta de emprego, a distorção idade/série, doenças e desafios familiares, são molas que impulsionaram o abandono escolar.

Diante da realidade exposta pretende-se com o “Projeto Tempo de Aprender” resgatar esses jovens visando inseri-los de forma mais dinâmica no processo de ensino/aprendizagem, sem muitas burocracias, pois o letramento é um  processo construído com base na realidade vivenciada, como um meio de integração,

O presente projeto torna-se pertinente para a comunidade, pois é flexível e dinâmico, isto é, busca conciliar e diminuir distância entre a comunidade e a escola.

III, OBJETIVOS

3.1,Geral:

Proporcionar aos jovens da comunidade de KM 35 melhorias no processo de aquisição de leitura e escrita por meio da reintegração a Escola, diminuindo a desigualdade social, fruto do iletrismo e do analfabetismo.

3.2.Específicos:  

  • Melhorar a integração comunidade X escola;
  • Diminuir em 20% o iletristmo de jovens e adultos;
  •  Desenvolver ações que promovam o acesso à escola de forma dinâmica e lúdica;
  • Integrar jovens a cultura letrada e ao mundo digital;
  • Favorecer o ensino/aprendizagem de modo que todos possam ter acesso ao conhecimento;
  • Promover educação por meio da cidadania.

    IV.METODOLOGIA  

O projeto “Tempo de Aprender” será desenvolvido aos sábados em dois horários de acordo com a disponibilidade dos participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com