TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPATIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  1/12/2020  •  Artigo  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

 

A EMPATIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Empatia no trabalho é uma das formas mais inteligentes de aprimorar a gestão de equipes. Um ambiente mais harmonioso tende a elevar a produtividade e proporcionar melhores resultados.

Numa determinada empresa foram abertas vagas para jovem aprendiz. Depois de várias entrevistas, uma jovem foi contratada para executar serviços administrativos. Porém a empresa já conta com uma outra colaboradora que faz estes mesmos serviços a mais de cinco anos. Com a contratação da jovem, a colaboradora mais antiga se sentiu ameaçada e inútil. E devido este fator procurava dificultar o aprendizado da jovem com medo de perder o emprego.

O gestor imediato começou a perceber que o trabalho da colaboradora mais antiga, que sempre foi um modelo de eficiência, estava deixando a desejar. Enquanto isso a jovem fazia de tudo para se destacar e mostrar que era muito eficiente.

O gestor resolveu chamar a colaboradora para conversar. Neste feedback conseguiu sentir e entender o quanto a contratação da jovem mexeu com as emoções e sentimentos da colaboradora. Com habilidade e procurando ser muito assertivo nas suas colocações, incentivou a colaboradora a ser mais assertiva e se colocar no lugar da jovem que estava ingressando no ambiente organizacional. Da mesma forma conversou com a jovem e pediu que procurasse entender a colaboradora e tentasse se colocar em seu lugar.

Por fim, reuniu as duas e pediu que: ambas acreditassem mais em suas competências, buscassem manter o bom humor e o controle emocional, fossem mais altruístas, e tentassem encarar as mudanças e desafios como oportunidades de crescimento. Pois a prática da empatia e a resiliência traria um grande aprendizado e melhorariam muito o ambiente de trabalho não só para elas, mas para toda a equipe.

Referências Bibliográficas

https://gestaodeequipes.com.br/empatia-no-trabalho/ 

https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/5-dicas-essenciais-para-ser-mais-resiliente-no-ambiente-de-trabalho/103

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com