TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Artigos Científicos: A ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  3.298 Palavras (14 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................4

2.1 INFLAÇÃO..............................................................................................................6

2.2 TAXA DE JUROS...................................................................................................8

2.3 TAXA DE CÂMBIO.................................................................................................9

2.4 OLIGOPÓLIO.......................................................................................................10

2.4.1 Modelos de Oligopólio.......................................................................................11

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS................................................................................12

3.1 MEDIDAS DESCRITIVAS....................................................................................12

3.2 NÚMEROS ÍNDICES...........................................................................................12

3.3 DEFLAÇÃO DE DADOS......................................................................................13

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.........................................................................14

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................16

REFERÊNCIAS..........................................................................................................17

3

1 INTRODUÇÃO

Tomando como base o estudo da estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul, este trabalho foi elaborado com o propósito de mostrar de forma sucinta e clara alguns conceitos básicos para entender o que é Economia e suas características. Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, Economia (ou Ciência Econômica) pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como distribuem esses mesmos bens entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da economia enquanto ciência: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.

Passa-se a abordar as principais áreas do estudo dessa ciência que faz parte do nosso dia-a-dia. A Microeconomia e Macroeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial com seus diversos graus de complexidades, conceituando seus principais agentes como inflação, taxa de juros, taxa de câmbio, a variação de emprego e desemprego e a estrutura de oligopólio. Analisando também a ética como mecanismo dentro do sistema econômico, com seus diversos graus de complexidade.

4

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado isto é, como empresa e consumidor interagem e decidem a quantidade e o preço de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. É definida como a alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam aos estudos do comportamento individual de consumidores, firmas bem como, a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.

As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo, as firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedores de produtos, sendo que os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucros a partir de custos e receitas possíveis.

A microeconomia analisa o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modo alternativo os recursos dos quais dispõem determinados indivíduos organizados em uma determinada sociedade, procurando explicar como são gerados os preços dos produtos finais e os fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo, Podendo ser dividido da seguinte maneira:

1. Teoria do Consumidor: estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

2. Teoria de Empresa ou Firma: Estuda a estrutura econômica de organização cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem produtos desses fatores de produção para os consumidores. Estuda

5

estruturas de mercado tanto competitivas como monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.

3. Teoria de Produção: Estuda o processo de transformação da matéria prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere aos serviços como, transportes, atividades financeiras e outros.

Com relação à macroeconomia, esta estuda a economia de modo geral, analisando a determinação e os níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados, permitindo compreender algumas interações relevantes, preocupando – se com aspectos de curto prazo, como por exemplo: o desemprego.

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o número de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com