TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Educador Organizacional

Trabalho Universitário: O Papel Do Educador Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  1.233 Visualizações

Página 1 de 5

O PAPEL DO EDUCADOR ORGANIZACIONAL

Neste novo cenário de inovação das organizações, onde a aprendizagem organizacional procura desenvolver o conhecimento, as habilidades que capacitem as pessoas a compreender e enfrentar os desafios e a agir eficazmente na solução dos problemas e na proposição de alternativas e melhorias, encontra-se o espaço do Educador Organizacional.

A atuação do Educador é fundamental, colaborando não só nos processos de capacitação, como também no diagnóstico e avaliação das necessidades da organização. O Educador começa a ser percebido como o profissional que está diretamente vinculado ao desempenho produtivo das pessoas, tendo como responsabilidade maior o desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências dos envolvidos no processo.

O Educador Organizacional é um profissional habilitado para desenvolver as potencialidades dos trabalhadores. Um dos grandes desafios do educador é dominar metodologias e técnicas adequadas para capacitar e desenvolver os indivíduos com os quais esteja envolvido. Considerando o avanço tecnológico e as mais diversas alternativas de comunicação, há de se esperar que o profissional responsável pelo processo de ensinar e aprender, principalmente aquele que trabalha com os jovens e adultos, utilize os recursos didático-pedagógicos e a tecnologia a seu favor, com o objetivo de alcançar os resultados esperados na formação, capacitação e aperfeiçoamento dos participantes do processo.

O perfil do educador desejado pelas empresas baseia-se nas seguintes habilidades: Criatividade, espírito de inovação, compromisso com os resultados, pensamento estratégico, trabalho em equipe, capacidade de realização, direção de grupos de trabalho, condução de reuniões, enfrentamento e análise em conjunto das dificuldades cotidianas das empresas, bem como problemas profissionais.

Espera-se que o educador organizacional ocupe o espaço que está se delineando nas organizações em relação ao desenvolvimento das pessoas e à instalação de ambientes educativos.

GESTÃO ORGANIZACIONAL

É a filosofia administrativa que visa planejar, organizar, implementar, avaliar e controlar a performance conjuntural de uma organização empresarial, buscando a eficiência dos processos, a eficácia das ações, o aumento da produtividade e o desempenho qualitativo dos serviços e das atividades afins, e por fim, mas, não por último, a Qualidade de Vida no ambiente empresarial.

A Gestão investe na melhoria do clima organizacional, no aprimoramento dos recursos técnico-operacionais, na maximização dos resultados, na profissionalização e qualificação da mão de obra e na real rentabilidade econômica do negócio. Capacita a empresa a julgar, decidir e agir, ou provocar ação no tempo correto, corrigindo, qualificando e auditando o desempenho empresarial, competências gerenciais, cria auditorias internas para checar a Qualidade dos Processos, promove sinergias departamentais, elabora políticas internas, normas e diretrizes, documenta todas as atividades, informatiza as operações. Planeja a estrutura organizacional.

O Educador Organizacional surge como uma nova ferramenta para este desenvolvimento da gestão nas organizações que caminham para serem empresas desenvolvidas. Com o propósito de ajustar as falhas, pensar estrategicamente, ter habilidade para as relações humanas: saber aprender, treinar e delegar tarefas - estas características são algumas das solicitadas aos profissionais no mercado globalizado - e que o Educador direcionará o profissional na tarefa da qual ele melhor se ajusta para o melhor aproveitamento de suas qualidades.

Diante deste contexto, o Educador está inserido auxiliando no desenvolvimento das competências e habilidades de cada indivíduo, para que cada profissional saiba lidar com várias demandas, com incertezas, com várias culturas ao mesmo tempo, direcionando o resultado positivo num mercado onde a competição gera mais competição.

A atuação Pedagogo/Educador será de estruturação e reestruturação do trabalho em uma determinada área problemática, pois Morgan (1996) já avaliava que quando a organização é vista por alguém de fora essa pessoa tem a percepção de uma realidade diferente da atual, e quando trabalhado de forma combinada e em conjunto o resultado será uma produção totalmente diferente, com novas descobertas e interpretações entre pessoas e máquinas.

O pedagogo empresarial/educador organizacional deve considerar as premissas básicas do processo ensino/aprendizagem do adulto, que são:

1. “Os adultos devem ter desejo de aprender” - devem ter uma forte motivação interna que os leve a adquirir conhecimentos e/ou habilidades.

2. “Os adultos aprenderão somente o que sentem necessidade de aprender” - necessitam de conhecimentos com aplicabilidade imediata; querem ensinamentos simples e diretos.

3. “Os adultos aprendem fazendo” - os adultos esquecem dentro de um ano 50% do que aprenderam de forma passiva, e em 2 anos esquecerão 80%. A retenção de conhecimentos é mais elevada quando o homem participa ativamente do processo de aprendizagem.

4. “A aprendizagem se centraliza em problemas e os problemas devem ser reais” - tirados de experiências, com soluções práticas e precisas das quais se possam deduzir princípios.

5. “Os novos conhecimentos devem ser relacionados com suas experiências anteriores e integrados às mesmas”.

6. “Os adultos aprendem melhor em ambiente informal”.

7. “Os adultos querem sentir-se responsáveis por sua própria aprendizagem - necessitam de oportunidades onde realizam a auto avaliação do seu progresso”.

(James, Davis “Learning in Adults in Education”, BBC - Publications, London, 1972.)

Na área de Gestão de Pessoas, o pedagogo/educador dá continuidade ao processo educacional da pessoa, enfocando agora as competências profissionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com