TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil Européia No século XX

Trabalho Escolar: A Educação Infantil Européia No século XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 7

A Educação infantil europeia no século xx

No século XX período que seguiu a primeira guerra mundial, o aumento dos número de órfãos e a deterioração ambiental, as funções de hospitalidade e de higiene exercidas pelas instituições que cuidam da educação infantil se destacaram e tiveram programa para diminuir a mortalidade infantil.

Decroly (1871-1932) médico belga trabalhando com crianças elaborou atividades didáticas baseadas na ideia de totalidade do funcionamento psicológico e no interesse da criança adequada ao sincretismo que ele julga ser próprio do pensamento infantil. Decroly defendia um ensino voltado para o intelecto. Preocupava com o domínio de conteúdos pela criança ele observava três eixos: observação, associação e expressão.

Maria Montessori (1879-1952) inclui-se também na lista dos principais construtores de propostas sistematizadas para a educação infantil no século XX.Produziu uma metodologia de ensino com base nos estudos dos métodos Itard e Segum. Em 1907 foi convidada a organizar uma sala para educação de crianças. Montessori propunha uma pedagogia científica da criança. Ao contrário de Rosseau defendia a autoeducação, ao educador caberia uma atitude discreta de preparação do ambiente e de observação das iniciativas infantis. Montessori criou instrumentos especialmente elaborados para a educação motora por exemplo: letras móveis, letras recortadas e cartões-lixa para o aprendizado de leitura. Os psicanalistas reconheciam que o comportamento infantil deveria ser interpretado e não veramente aceita em seus aspectos observáveis.

Celestim Freinet (1896- 1966) foi um dos educadores que renovaram as práticas pedagógicas em seu tempo. A seu ver as atividades manuais e intelectuais permitem a formação de uma disciplina pessoal e a criação do trabalho, jogo que associa atividade e prazer. A pedagogia de Freinet, organiza-se ao redor de uma série de técnicas ou atividades, entre elas, aulas-passeio ou desenho livre. Emília Ferreiro além da contribuição de estudos realizados com bebês, vieram na defesa de uma criança ativa e abalaram as práticas familiares e o trabalho realizado em creches e pré-escola varia de pais para pais.

Capítulo V

A história da educação infantil em nosso país tem de certa forma, acompanhado a história dessa área no mundo, havendo é claro, características que lhes são próprias . Até meados do século XIX, o atendimento de crianças pequenas longe da mãe em instituições como creches ou parques infantis praticamente não existia no Brasil.

Essa situação vai se modificando um pouco a partir da segunda metade do século XIX, período da abolição da escravatura no país, quando se acentua a migração para a zona urbana. A demais, a abolição da escravatura no Brasil suscitou de um lado novos problemas concernentes ao destino dos filhos de escravos, que já não iriam assumira condições de seus pais. A criação de creches, asilos e internatos, vista na época como instituições assemelhadas e destinadas a cuidar das crianças pobres.Por outro lado, o projeto social e construção de uma nação moderna parte do ideário de uma nação moderna. Parte do ideário liberal presente no final do século XIX, reunia condições para que fossem assimilados pelas elites do país, os preceitos educacionais do movimento das escolas novas.

A ideia de “jardim de infância” todavia gerou muito debates ente os políticos da época. O cerne da polêmica era debatida, eram criados, em 1875 no Rio de Janeiro e em 1877 em São Paulo, os primeiros jardins de infância. Na exposição pedagógica realizada em 1885 o Rio de janeiro, os jardins de infância foram ora confundidos com as salas de asilo francesas, ora estendidos como início (Perigoso) e escolaridade precoce.

Particulares fundaram em 1899 o instituto de proteção e assistência a infância, que precedeu a criação, em 1919 do departamento da criança. A lado disso surgiu uma série de escolas infantis e jardins de infância, aguns deles criados PR imigrantes europeus para o atendimento de seus filhos.

Enquanto isso, a urbanização e a industrialização nos centros urbanos maiores, no início do século XX. Com a maioria da mão de obra masculina. Estava na lavoura, as fábricas criadas na época tiveram de admitir grande número de mulheres no trabalho a participação da mulher no setor operário decresceu n início daquele século, com absorvição pelas fábricas, da mão d eobra de imigrantes europeus que chegavm ao nosso país, geralmente jovens do sexo masculino.

As reivindicações operárias dirigidas inicialmente aos donos de industrias foram sendo, com o tempo, canalizadas para o estado e atuaram como força de pressão pela criação de creches, escolas maternais e parques infantis por parte dos órgão governamentais. Em 1932, surgiu o manifesto dos pioneiros da educação nova, documento que defendia amplo leque de pontos: a educação como função pública a existência de uma escola única e da coeducação de meninos e meninas, a necessidade de um ensino ativo nas salas de aulas e de um ensino elementar, ser laico, gratuito e obrigatório.

Entretanto o debate acerca de renovação pedagógica dirigiu-se mais aos jardins de infância, onde estudavam preferencialmente as crianças dos grupos sócias prestigiados, do que os parques infantis. Embora desde a década de 30 já tivesse sido criadas algumas instituições oficiais voltada ao que era chamado de proteção a criança, foi na década d e40 que prosperaram iniciativas governamentais na área da saúde, previdência e assistência.

O surgimento, na década de 40 de psicólogos para trabalhar em parques infantis, foi usado como justificativa para o trabalho nessa nova modalidade de atendimento pré-escolar. Uma mudança importante havia ocorrido entretanto no início desse período: a lei de diretrizes e bases da educação nacional aprovada em 1961(lei 4024/61) aprofundo e pesperctiva apontada desde a criação dos jardins de infância.

Historia da educação no Brasil

Quando a companhia de Jesus desembarcou aqui, com missão de converter a fé católica, trouxe na bagagem métodos pedagógicos, a alfabetização, foi o caminho mais segura para catequese.

Começaram assim a historia da educação no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com