TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL EUROPÉIA NO SÉCULO XX" E " EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Trabalho Universitário: EDUCAÇÃO INFANTIL EUROPÉIA NO SÉCULO XX" E " EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 7

“EDUCAÇÃO INFANTIL EUROPÉIA NO SÉCULO XX” e

“ EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL”

Nome: Dejanira Eugenio da Silva RA: 6819460308

4ª série

BAURU, 25 DE AGOSTO DE 2014

1875 no Rio de Janeiro e

1877 em São Paulo Eram criados os primeiros jardins de infância sob o cuidado de entidades privadas, e alguns anos depois surgiram os jardins de infância públicos, com o desenvolvimento de uma programação pedagógica inspirada em Froebel.

1882 Rui Barbosa apresenta um projeto de reforma da instrução no país, distinguindo salas de asilo, escolas infantis, e jardim de infância, defendendo um atendimento caracterizado como dadiva aos menos favorecidos .

1885 no Rio de janeiro Os jardins de infância foram confundidos com salas de asilos francesas, ora entendidos como de inicio (perigoso) de escolaridade precoce, eram aceitos apenas no caso de proteção aos filhos de mães trabalhadoras.

1889 Fundaram o Instituto de Proteção e Assistência à infância.

1908 em Belo Horizonte Instituiu-se a primeira escola infantil

1909 no Rio de Janeiro O primeiro jardim da infância municipal

1919 Criou-se o Departamento da Criança decorrente de uma preocupação com a saúde pública, ao lado disso surge diversas escolas infantis e jardins de infância.

1921/1924 Houve um crescimento de creches, e jardins de infância em todo o país, porém o crescimento era concentrado no ensino primário.

1922 no Rio de janeiro Ocorreu o primeiro congresso de Proteção à Infância, onde foram discutidos tema como a educação moral e higiênica e o aprimoramento da raça. Surgiu as primeiras regulamentações do atendimento da criança pequena em escolas maternais e jardins de infância.

1923 Com a regulamentação do trabalho da mulher previa a criação de creche e salas de amamentação próximas do ambiente de trabalho das mães, para facilitar a amamentação durante a jornada de trabalho.

1924 Educadores interessados no Movimento da Escola Nova fundaram a Associação Brasileira de Educação

1929 Lourenço Filho publicou o livro Introdução ao estudo da Escola Nova.

1932 Surgiu o primeiro Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que defendia a educação como função pública, a existência de uma escola única e da coeducação de meninos e meninas, a necessidade de um ensino ativo nas salas de aulas e de o ensino elementar ser laico, gratuito e obrigatório.

Outro ponto discutido era a educação pré-escolar, instituída como base do sistema escolar.

1934 A fundação da Inspetoria de Higiene Infantil iniciada em 1923 foi transformada em Diretoria de Proteção à Maternidade e à Infância.

1942 O Departamento Nacional da Criança então parte do Ministério da Educação e Saúde, criou a “ Casa da criança”.

1953 O Departamento Nacional da Criança passou a integrar o Ministério da Saúde.

1971 Lei 5692/71- Crianças de idade inferior a 7 anos receberam educação em escola maternais, jardins de infância ou institutos equivalentes.

1972 Já havia 460 mil matriculados nas pré-escolas.

1974 O Mec criou o Serviço de Educação Pré-Escola

1975 O Mec criou a Coordenadoria de Ensino Pré-Escola.

1986 Foram incluídos novas politicas para creches no Plano Nacional de Desenvolvimento.

1988 Reconhecimento da educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado a ser cumprido nos sistemas de ensino.

1996 Apropriação da nova LDB-lei 9394/96- estabelece a educação infantil como etapa inicial da educação básica.

2009 Parecer CNE/CEB n° 20/09 e Resolução CNE/CEB n° 05/09 – A Educação infantil deve promover o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos, garantindo a cada uma o acesso a processos de construção de conhecimento e aprendizagem, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, a convivência e interação com outras crianças, etc.

Resenha Critica

“Processo Histórico da educação Infantil na Europa e no Brasil“

Com o evento da primeira Guerra Mundial cresceu o número de órfãos e aumentou a preocupação em abrigá-las, destacando as instituições que cuidava da educação infantil a fim de diminuir a mortalidade.

Estudiosos preocupados com a sistematização do ensino e interessados no desenvolvimento da criança elaborou métodos de ensino para o desenvolvimento infantil, Decroly elaborou uma metodologia de ensino que propunha atividades baseadas na ideia de totalidade do funcionamento psicológico, Maria Montessore elaborou materiais adequados à exploração sensorial e especifico ao alcance de cada objeto, também teve grande destaque Vygotsky destacando que a criança é introduzida por outros mais experientes, Wallon defende o valor da afetividade, Freinet agregou as técnicas manuais e intelectuais, o desenvolvimento de textos livres, sua pedagogia direcionava para atividades que poderia favorecer a auto expressão e atividades colaborativa.

Na década de 50 houve a preocupação em relação ao social da criança, sendo ela portadora de direitos expresso na Declaração Universal dos Direitos da Criança na Europa e nos Estados Unidos, expandiu-se um trabalho social onde apontava a valorização do estimulo precoce a partir do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com