TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil Européia No século XX" E "Educação Infantil No Brasil"

Casos: Educação Infantil Européia No século XX" E "Educação Infantil No Brasil". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ETAPA 1: “Educação Infantil européia no século XX” e “Educação Infantil no Brasil”

Passo 1 - Cronologia sobre os principais agentes do processo da HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Passo 4 - Resenha critica sobre o “Processo histórico da Educação Infantil na Europa e no Brasil”

A educação foi uma resposta natural das antigas civilizações ao esforço de sobreviver e de se consolidar culturalmente. Os adultos treinaram os jovens de suas comunidades nas habilidades e conhecimentos que necessitariam dominar e, necessariamente, transmiti-los.

Por educação básica se entende o conjunto de competências necessárias para a interação social. Os sistemas modernos de educação na Europa têm origem nas escolas do período medieval. A maioria das escolas daquela época era fundamentada em princípios religiosos com a única finalidade de treinar o clero. No norte da Europa a instrução eclesiástica foi amplamente substituída pela educação elementar estabelecida na Reforma. Na Escócia, por exemplo, a igreja nacional escocesa criou um programa para a reforma espiritual em janeiro de 1561 que fixa um professor para cada escola de comunidade religiosa, oferecendo instrução livre para os pobres.

Isto foi concedido por um ato do parlamento Escocêsque introduziu um imposto para custear este programa. Embora poucos países deste período tenham implementado sistemas extensivos de educação, entre os séculos XVI e XVII a educação teve um crescimento significativo, este crescimento resultou da ampliação do interesse governamental na educação.

Em 1760 Ivan Betskoy foi nomeado conselheiro educacional pela Czarina russa ele propôs educar os jovens russos de ambos os sexos em internatos escolares públicos, visando criar "uma nova espécie de homens". Betskoy propôs uma série de sugestões gerais para a instrução de crianças em vez de objetivos específicos reformulando nossos objetivos para uma instrução fundada nestes princípios, cidadãos novos e, contudo havia um interesse acadêmico crescente na educação e nas primeiras tentativas de criar o que se consideramétodos acadêmicos racionais para o ensino.

A História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida, na sua primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo. Não podemos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. E convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu.

Quando os jesuítas chegaram por aqui eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade europeia trouxeram também os métodos pedagógicos.

Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com