TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil Europeia No século Xx

Monografias: A Educação Infantil Europeia No século Xx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

1898 o psicologo francês Alfred Binet defendeu em a ideia de “Pedagogia Experimental”

1871-1932Decroly - Trabalha com crianças excepcionais, elaborou uma metodologia de ensino baseada no interesse da criança. Preocupava-se com o domínio do conteúdo pela criança, mas também pensava em centro de interesse se estruturando em três eixos: observação, associação e expressão.

1879-1952Maria Montessori - Era encarregada da seção de deficientes mentais produziu uma metodologia de base no ensino proposto o uso de materiais apropriados como recursos educacionais.

1896-1966CelestinFreinet a educação que a escola dava deveria extrapolar os limites da sala de aula e integrar-se as experiências por elas vividas em seu meio social. Favorecer a autoexpressão e participação em atividades cooperativas nas manuais e intelectuais permitindo a formação pessoal e em jogo trabalho atividade e prazer eixo central de uma escola popular.

1907 organizou –se uma sala para educação de crianças não deficientes, destinadas a famílias dos setores populares. “Casa das Crianças”.

1948 foi apresentadaa declaração universal dos direitos humanos .

1959 Na década de 50 pós 2º guerra mundial, surge nova preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos – aparece na declaração universal dos direitos da criança promulgada pela ONU .

1960 intensificam-se a preocupação com as crianças extratos populares, houve um renascimento das escolas Montessorianas nos Estados Unidos. Em defesa das crianças das camadas socialmente desfavorecidas, abriu caminho para a elaboração do conceito de “privação cultural” e para a proposição de “educação compensatória” sendo o mais famoso deles o “Projeto Head Start”.

1986A escola torna segundo Chamboredon e Prévot, um grande brinquedo educativo levando o educador a questionar sua prática e buscar formação profissional especializada.

1999 Pesquisaem diferentes países, particularmente na Europa ocidental e nos Estados Unidos, mas também no Japão, na Coreia , e na Nova Zelândia, etc. ( OCDE, 1999 ), revelam que o fato de a criança frequentar uma instituição de educação infantil amplia sua condições de desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e de socialização, embora essa vantagem se torne menos visível com o decorrer do tempo.

Os primeiros passos da historia da educação infantil no Brasil

1862Emília Erichsen criava um primeiro jardim de infância em Paraná.

1875 a 1877 Eram criados os primeiros jardins de infância sobre os cuidados de entidades privada

1882Foi apresentado um projeto de reforma da instrução no pais distinguindo salas de asilos, escolas infantis e jardim de infância .

1885 Na exposição pedagógica realizada no rio de janeiro o jardim de infância foram ora confundidos com salas de asilos franceses, ora entendidos como inicio da escolaridade precoce.

1889 Proclamações da Republica trouxe modificações para o entendimento de questões sociais. / E foi inaugurada a creche da fabrica de tecido corcovado no Rio de Janeiro.

1896 É criado o jardim de infância da escola normal Caetano de Campos em São Paulo.

1899 Fundaram o instituto de proteção e assistência à infância.

1901 Foi fundada a creche espirita Anália Franco em São Paulo

1908 Institui-se a primeira escola infantil de belo horizonte./ É criada a creche central Patronato de menores do Rio de Janeiro.

1909 Primeiro jardimde infância municipal do rio de janeiro

1910 Jardins de infância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com