TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração e Análise de Projetos

Por:   •  21/4/2015  •  Exam  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Elaboração e Análise de Projetos

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data: 17/08/14

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

O crescimento explosivo da cidade de Mares do Sul e a forte migração de habitantes de outras localidades veem contribuindo para a perda de identidade cultural do município. Trata-se de um município com aspectos turísticos, culturais e folclóricos diversificados e acentuados, o que oportuniza investir na preservação da identidade, na valorização da cultura. O gestor municipal demonstra preocupação com a necessidade de preservação, resgate, recuperação e organização da cultura popular, bem como com a vocação turística da cidade e pretende associar estes dois aspectos: cultura e turismo, possibilitando que a cidade receba mais turista e a difusão das expressões culturais.

Para tanto há necessidade de um planejamento, melhor dizendo, a elaboração de um projeto. Para esta elaboração torna-se importante definir o que se quer que aconteça com o projeto e a compreensão do ciclo de um projeto permite que tenhamos uma ideia sobre o que se pretende desenvolver. A partir do que você estudou defina o tipo de projeto que você própria e o desenvolvimento em cada fase do ciclo de vida de um projeto.

Resposta:

Projeto: Turístico e Cultural do Município de Mares do Sul

Contribuir para que a cidade possa se planejar de forma a oferecer aos turistas e seus moradores melhor qualidade de vida sem prejudicar suas expressões culturais.

O presente projeto será constituído das seguintes fases:

01- Fase Inicial;

02- Fase de Planejamento;

03- Fase de Execução;

04- Fase de Monitoramento e Controle;

05- Fase de Encerramento.

1-Fase Inicial:

O projeto tem foco de propor com uma ótica conservadora local e ao mesmo tempo futurista sem agredir a cidade, trabalhar o turismo sob o enfoque da construção de produtos e serviços local.

2-Fase de Planejamento:

Criação de uma Secretaria Municipal de Turismo e Cultura – SMTC, com o propósito de elaborar e coordenar as ações necessárias juntamente com as outras secretarias, construindo um plano de trabalho, com obras de infraestrutura. A criação do calendário turístico.

A SMTC será constituída da por:

-Secretário;

- Coordenador;

- Diretor de Informática;

- Assistente Social;

3-Fase de Execução:

Após ser constituída a SMTC, esta, através de seu diretor, irá criar um calendário turístico cultural envolvendo a rede hoteleira local, restaurantes e empresas de turismo.

Coordenador ficará responsável de identificar os pontos turísticos do município e, juntamente com os munícipes, quais entraram no calendário de eventos culturais da cidade.

Através do Diretor de Informática, serão confeccionados folders que servirão como guia turístico local, também será criada uma pagina na internet para divulgar informações a respeito do município, dos pontos turísticos, da cultura local, dos eventos do calendário municipal expandindo, assim, ainda mais o turismo.

4-Fase de monitoramento e Controle:

O Secretário da SMTC irá coordenar a aprovação de um plano de trabalho para orientar as ações, coordenar atos e determinações referentes ao projeto, acompanhar o desenvolvimento das atividades achando soluções e tomando decisões, quando necessário.

O Assistente Social coordenara campanhas educativas, e acompanhamento dos migrantes, e de apoio aos turistas, no que se refere ao bem estar.

5-Fase do Encerramento:

Realizara auditória na SMTC, com membros da comunidade para possibilitar uma avaliação do projeto, para propor melhoria e fiscalização do recursos aplicados de modo geral.

Os custos decorrentes da elaboração e inserção, assim como de todas as fases deste projeto, ficam por conta de verba destinada através do orçamento municipal de Mares do Sul.

Questão 2 (2,0 pontos)

Utilizando-se da internet, faça uma pesquisa e aponte 10 características, habilidades, competências que um gestor de projetos precisa ter. Das 10 apresentadas, escolha 5 e discorra sobre elas. Por que as 5 escolhidas são representativas para você?

Lembre-se de mencionar a fonte de pesquisa, autor, ano, conforme normas da ABNT.

Resposta:

Construção de Equipes

Liderança

Resolução de conflitos

Competência Técnica

Planejamento

Organização

Empreendedorismo

Administração

Suporte Gerencial

Alocação de Recursos

Liderança: é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

Competências Técnicas: Entendo como Competências Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional.

Planejamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com