TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrorresistividade em Nascente Aterrada em Cuiabá - MT

Por:   •  18/2/2021  •  Artigo  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A prospecção geofísica é frequentemente utilizada na investigação hidrogeológica e ambiental, pois permite efetuar uma avaliação de natureza não invasiva, rápida e econômica. O principal objetivo deste trabalho consistiu na aplicação do método de eletrorresistividade na investigação de zonas de umidade para caracterização de uma nascente aterrada por meio da técnica de caminhamento elétrico (CE). A área de estudo, localizada no perímetro urbano de Cuiabá-MT, está geologicamente inserida na Subunidade 5 do Grupo Cuiabá composta por filitos. A fase de aquisição de dados consistiu na obtenção de valores de resistividade do terreno. Desta maneira, foi realizado o levantamento de dados geoelétricos de cinco perfis no arranjo Dipolo-Dipolo com espaçamentos equidistantes de 1m entre eletrodos, o que possibilitou uma investigação de até 12 m de profundidade do subsolo. Os resultados obtidos permitiram correlacionar os valores de resistividade com as feições geológicas da área estudada. Foi observada a ocorrência de duas camadas distintas de resistividade, uma caracterizada por faixas de valores baixos 1.0 - 2.6 Ohm.m e a outra de valores altos 2.6 – 4.1 Ohm.m. Altos valores de resistividade foram associados a uma camada de aterro e baixos valores a uma possível zona de umidade.

Palavras-chave: Nascente aterrada. Eletrorresistividade 2D. Arranjo Dipolo-Dipolo.

1 INTRODUÇÃO

O município de Cuiabá é hidrologicamente privilegiado por conter um sistema superficial com capacidade de abastecer sua demanda populacional. Entretanto, é necessário que as nascentes e os corpos hídricos estejam íntegros para que haja eficiência na oferta de água potável (PROJETO ÁGUA PARA O FUTURO, 2018).

Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Projeto Água para o Futuro que tem como propósito a proteção das nascentes da área urbana de Cuiabá, com o objetivo de garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água. Para tanto, o projeto utiliza técnicas e ferramentas que contribuem na identificação e caracterização dessas nascentes (PROJETO ÁGUA PARA O FUTURO, 2018). Em situações específicas em que nascentes se encontram impermeabilizadas e/ou aterradas, a aplicação de sondagens diretas ou indiretas são ferramentas que auxiliam na sua caracterização.

A geofísica é uma ciência que desenvolve técnicas de investigação indireta, sendo reconhecida como uma atividade de natureza não invasiva, pois não afetam e nem destroem o meio. Aliado a isso, o custo, tempo, facilidade de operação e cobertura espacial são mais vantajosos do que as sondagens diretas (OLIVEIRA, 2009).

O presente trabalho tem como premissa básica o levantamento detalhado das respostas geofísicas, se tratando do parâmetro de resistividade elétrica, é uma ferramenta apropriada na prospecção de recursos hídricos. Portanto, a aplicação do método geofísico de eletrorresistividade visa identificar e caracterizar nascentes aterradas, podendo ser empregada como uma ferramenta de auxílio na identificação de zonas de umidade no subsolo (BORGES, 2002).

A seleção da nascente de estudo foi baseada nos relatórios do IPEM (2008) e de Duarte e Cruz (2017). O primeiro relatório apresentou a caracterização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com