TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Bom Frio

Monografias: A Empresa Bom Frio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

AUDINHO VICENTE DA SILVA

TAPASSANDO

Belo Horinzonte 2014

AUDINHO VICENTE DA SILVA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estatistica, Contabilidade de Custos, Psicologia Organizacional, Metodologia da Pesquisa Cientifica, Direito Empresarial e Trabalhista.

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................2;10

3 CONCLUSÃO..................................................................................................11

4 BIBLIOGRAFIA...............................................................................................12

INTRODUÇÃO

Os dados da pesquisa revelaram que a cultura informacional existente na organização baseia-se no conhecimento tácito de seus indivíduos, não existindo uma política institucional clara que direcione o comportamento dos profissionais quanto ao tratamento e compartilhamento de informações. Foi possível ainda comprovar que as práticas internas da empresa em relação à gestão da informação não se encontram coerentes com o discurso utilizado na abordagem a seus clientes

DESENVOLVIMENTO

Uma organização é composta de pessoas que se relacionam para fazer algo. O que ela faz não pode ser feito por uma só pessoa e, para fazê-lo, as pessoas precisam interagir. Mas como nos lembra Hall (1984), as pessoas dentro das organizações não estão simplesmente em contato casual. As formas e os objetivos da cooperação são, em grande parte, regulados e controlados pela organização.

Assim, a organização ensina e persuade o seu pessoal a se comportar de acordo com as exigências de suas funções. Mas, como vimos anteriormente, não podemos ignorar que os indivíduos e os grupos, dentro da organização, agem também seguindo seus próprios critérios e que os complexos padrões de interação, impostos pela organização e pelos seus membros, configuram a sua dinâmica interna, tornando mais fascinante os estudos organizacionais.

A organização possui também as suas fronteiras, embora nem sempre nítidas e impermeáveis. Mais do que um território físico, ela ocupa um espaço social que, por vezes, se expande e, por outras, se contrai. Quando, por exemplo, temos prestadores de serviços dentro da empresa, eles estão participando tanto quanto do dia a dia da empresa, influenciando e sofrendo influência.

Na tentativa de tornar um pouco mais simples o que é naturalmente complexo, podemos dizer que a organização é uma entidade social dirigida com um propósito e que possui algumas características: além de sua Missão, ela contém uma Estrutura para desempenhar suas funções, uma Dinâmica Interna e o Ambiente que a cerca.

CULTURA ORGANIZACIONAL:

Quando uma organização assume uma vida própria, independente de seus fundadores ou qualquer de seus membros, ela adquire a imortalidade. A institucionalização opera para produzir uma compreensão comum, entre os membros da organização sobre o que é o comportamento apropriado. Partindo desta noção é que se compreende a cultura organizacional.

A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si.

Focalizar a empresa na dimensão de sua forma ou configuração organizacional pode ajudar a identificar aspectos de sua estrutura, da natureza do trabalho executado dentro dela e outras particularidades de sua anatomia. Mas, ainda que este enfoque seja da maior importância para a compreensão dos fenômenos organizacionais, não devemos esquecer que a organização é constituída de pessoas que se comportam. E isto altera dramaticamente a abordagem para o seu entendimento.

Na verdade, para começarmos a compreender uma organização necessitamos, além da sua estrutura, estudar também os seus processos psicossociais dentro do contexto cultural específico onde eles ocorrem. A análise da cultura da organização é, portanto, um requisito essencial para a compreensão do comportamento das pessoas que nela trabalham.

Se estivermos com os nossos olhos e mentes, bem abertos observaremos na organização certas regularidades de comportamentos.

Podem ser facilmente notadas como, por exemplo, nos modos de vestir das pessoas, nos adornos e na utilização dos espaços físicos do trabalho, nas maneiras como são tomadas as decisões ou nas manifestações de disputa pelo poder entre as gerências. Podem ser também acontecimentos de comportamentos padronizados pouco perceptíveis, como certas crenças não explicitadas claramente, mas compartilhadas por muitos membros da organização.

A cultura organizacional, até certo ponto, cega as pessoas para outras realidades ou formas de fazer, parece que tudo aquilo que foi pregado é reconhecido como natural e normal. A partir daí, qualquer outra maneira de ser parece estranha e até inaceitável.

Assim, a organização, como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com