TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemiologia do Envelhecimento

Por:   •  1/5/2021  •  Exam  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

Epidemiologia do Envelhecimento

Ciclo 1

1 – 53802 – Os Estudos populacionais com idosos no Brasil:

  1. São desnecessário, já que, nos paises desenvolvidos, tais estudos já foram realizados e os resultados são perfeitamente aplicáveis à nossa realidade.
  2. São abundantes, embora, quanto a aspectos cognitivos, ainda existam algumas dúvidas que só serão esclarecidas em futuros estudos de corte.
  3. Mostraram que a auto-perpecção de saúde é uma variável altamente relacionada à frequência dos eventos mórbidos futuros.
  4. Têm mostrado que, entre os idosos brasileiros, a incapacidade é mais frequentemente encontrada que em estudos internacionais.
  5. Mostraram que quedas não são eventos frequentes, possivelmente por conta da população idosa brasileira não atingir faixas etárias muito avançadas.

R: Alternativa C

2 – 156422 – Sobre vantagens e limitações dos estudos transversais, é INCORRETO  afirmar:

  1. Tem como vantagem a determinação do risco absoluto, ou seja, da incidência.
  2. Uma limitação é a interpretação dificultada pela presença de fatores de confusão;
  3. Uma limitação presente é que a relação cronológica entre os eventos pode não ser facilmente detectável.
  4. Tem como vantagem não necessitar de realização do seguimento de pessoas.
  5. Tem como vantagem a determinaçao de um ponto exato no tempo em relação a patologia.

R: Alternativa A

Ciclo 2

  1. 114984 – O envelhecimento no mundo é um fato que ocorre desde a Antiguidade, de forma que o homem fosse cobrado pela sua capacidade física, pois sua comunidade dependia da caça e da sua força. Porém, em uma determinada sociedade iniciou o cuidado do idoso por meio da saúde. Conforme os seus estudos, assinale qual foi essa primeira sociedade.

  1. Grécia
  2. Israel
  3. Egito
  4. Roma
  5. Hebreus

R: Alternativa C – página 30 do CRC unidade 2

  1. 114986 – Os povos antigos apresentavam diferentes maneiras de lidar com o processo de doença. Qual dos povos antigos achavam que a doença era uma penitência, isto é, castigo divino pelo pecado?

  1. Egito
  2. Romanos
  3. Hebreus
  4. Gregos
  5. Babilônicos

R: Alternativa C – Página 30 do CRC unidade 2

Introdução a Gerontologia

Ciclo 1

  1. 175604 -  Sobre o processo de envelhecimento, leia atentamente:

I – O envelhecimento biológico é caracterizado pelo acúmulo de danos moleculares e celulares que levam á perda gradual nas reservas fisiológicas e aumentam o risco de contrair doenças que contribuem para o declínio geral da capacidade do indivíduo.

II -  O conceito de envelhecimento ativo surgiu ao final da década de 1990, devido à compreensão do processo de envelhecer como algo além dos cuidados com a saúde, tornando o idoso um ser participativo nas decisões com relação a sua saúde e segurança.

III – De acordo com a OMS, o objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.

IV – As primeiras alterações fisiológicas percebidas no processo envelhecimento estão diretamente relacionadas com a pele, como prejuízos na cicatrização e regeneração, susceptibilidade a lesões e infecçõe, diminuições na tensão da pele, na microvascularização e na percepção sensorial, assim as alterações nos sistemas cardiovascular, respitatório, renal, hepatobiliar, nervoso, imunológico e osteomioarticular.

Agora asssinale a alternativa correta:

  1. Todas as afirmativas estão corretas
  2. Todas as afirmativas estão incorretas
  3. Somente as afirmativas I e III estão corretas
  4. Somente a afirmativa IV está incorreta
  5. As afirmativas II e IV estão incorretas

R: Alternativa A – Todas as afirmativas estão corretas de acordo com os conceitos de envelhecimento

2 – 211599 – De acordo com as teorias de envelhecimento, assinale a alternativa incorreta:

  1. A determinação do envelhecimento não é algo exclusivamente cronológico, mas sim algo influenciado por fatores biológicos e sociais, o que originou propostas teóricas que buscam explicar essa fase da vida.
  2. A teoria da Modernização reflete que o local social do idoso nem sempre é determinado pelo seu relacionamento com os sistemas de papéis sociais e o grau de industrialização/modernização, variando entre as sociedades.
  3. A teoria da Atividade propõe que quanto mais ativo o idoso for, maior o seu nível de satisfaçao e reconhecimento social e, assim, ele deve buscar novos papéis ocupacionais em substituição aos abandonados.
  4. A teoria da Continuidade sustenta que as transformações e adaptações realizadas pelos adultos de meia-idade e os mais velhos permitem preservar suas estruturas internas e externas e, assim, manter-se sociais.
  5. A terceira geração de teorias propõe que o idoso é um ser ativo e contribuinte para o seu próprio mundo.

R: Alternativa B  

Ciclo 2

  1. 203287 – A Política Nacional do Idoso – Lei nº 8.842/1994 busca assegurar os direitos sociais do idoso de forma a garantir sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Com base nos príncipios que regem essa Política, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).

I – A família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida.

II – O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.

III – As diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com