TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia

Por:   •  2/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.267 Palavras (14 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 14

Atividade MAPA
 
No planejamento de um projeto, é necessário considerar as diferentes culturas, crenças, estilo de vida, enfim, todo o contexto que envolve o entendimento sobre “quem é o seu cliente” ou “quem são os clientes do seu cliente”, assim, permitindo uma melhor personalização do projeto e desenvolvimento do processo criativo.
Esta atividade tem como objetivo exercitar a prática do 
Briefing, ferramenta utilizada e de grande importância dentro do Design de Interiores, incorporando processos não lineares dentro da metodologia de projeto.

 

Florianópolis ganha charmoso espaço gastronômico inspirado em mercados públicos.
 
A Mercadoteca Floripa já está aberta e vem atendendo moradores e turistas de Florianópolis e região que visitam o Passeio Primavera, na rodovia SC 401, na rota para as praias do Norte da Ilha de Santa Catarina. Trata-se da filial da bem-sucedida Mercadoteca de Curitiba, que inaugura, em 2015, um ponto gastronômico de formato inovador.
Projetado pelo escritório MarchettiBonetti + Arquitetos Associados, o espaço catarinense apresenta formato de galpão, erguido com estrutura metálica e oito boxes para empresas que oferecem variedade gastronômica. Espaços de estar e praças lounges de descanso também foram planejados. Seguindo a linha da matriz paranaense, a proposta é bem despretensiosa, com mesas e sofás coletivos e banquetas altas. As opções atendem diferentes gostos e idades e prometem agradar quem busca relaxar depois do trabalho, ou curtir um bom passeio em família.
À frente do negócio está a empresária Carolina Gomes Malucelli, formada em hotelaria nos Estados Unidos e apaixonada por gastronomia. Segundo ela, a inspiração veio das viagens pela Europa e da sua formação. “O Brasil não tinha nada similar. Buscamos oferecer um espaço gastronômico descontraído voltado para toda a família e amigos”, comenta.
 

Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2018.

 
A partir da leitura do texto exposto e por meio dos conteúdos descritos no livro didático, desenvolva as etapas de um pré-projeto para um estabelecimento do ramo alimentício da sua cidade.
*Vocês deverão desenvolver as etapas entrevistando o proprietário do estabelecimento da sua escolha.
Exemplos de estabelecimentos:
- Restaurante.
- Padaria.
- Casa de lanches.
- Lanchonete.
- Sorveteria.

 
A proposta da atividade consiste nas seguintes etapas:

1ª Etapa
Coletar informações relevantes do seu cliente (
Briefing).
Quais as necessidades deste estabelecimento? A que público se destina? Quem é seu cliente? História, gostos, desejos, necessidades, dificuldades, pontos fortes e pontos fracos, etc.
 
2ª Etapa
Elaborar um 
Brainstorming (Tempestade de Ideias).
“Hora de viajar!” Expresse no papel tudo o que lhe vier à mente, com relação à solução para o espaço a ser projetado, com símbolos, figuras, palavras e quaisquer desenhos que façam você pensar melhor sobre a solução depois.
 
3ª Etapa
Construir um Painel Semântico (físico, manual ou digital).
Com referência ao briefing inicial, transmita sentidos e emoções por meio de imagens.
 
4ª Etapa
Criar o conceito principal para o possível desenvolvimento de projeto de interiores – Estabelecimento Comercial do Ramo Alimentício.
Qual foi a linha de raciocínio a pensar nas melhorias para este ambiente e qual o conceito deseja transmitir aos clientes.
 
5ª Etapa
Escrever um Memorial Justificativo
.
Relacione suas escolhas e justifique-as, embasadas nas etapas anteriores (Briefing, Brainstorming, Painel Semântico e conceito de projeto).
 
6ª Etapa
Correlatos
- Estético.
- Funcional.
- Inovação.
Nesta etapa, deve ser apresentada uma imagem de um ambiente já executado, que contenha o detalhe que traduzirá à solução projetual cada um destes aspectos elencados acima. A partir dessa etapa, conseguiremos perceber sistemas de execução que desejamos também implementar no nosso projeto.
Ex: Você escolheu uma padaria e deseja trabalhar com um sistema de rodízio com esteira, sistema este que você vil a partir de pesquisas executado em outro projeto de uma padaria. Para que facilite o entendimento desse sistema, você deve disponibilizar a imagem deste projeto já executado que serviu de inspiração de 
inovação para o seu projeto.
 
Observações.
- Lembrando que esse projeto não será desenvolvido, mas sim o princípio da criação deste.
- Os painéis poderão ser feitos com recortes, colagem, desenho e fotografias (de forma manual ou utilizando qualquer 
software).
 
Instruções para envio do arquivo final
- Reunir as imagens dentro do arquivo Slide Mestre, que estará disponível no Material Extra, dentro da pasta Mapa.
- Salvar o arquivo de PowerPoint em formato PDF (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
- Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do Mapa.
- Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar, e então, clicar em Finalizar Questionário.

Briefing.

Historia da empresa.

Lanchonete do Galo.

Localizada no bairro Galo, cidade de Nova Lima, MG, a Lanchonete do Galo foi inaugurada no dia 29 de outubro de 2016.

Começou como um bar, e no decorrer dos dias ganhou estrutura de lanchonete.

Trabalham na lanchonete o casal donos do estabelecimento e seus dois filhos.

Funcionamento: todos os dia de segunda da a sexta 07 às 19:30. Sábados e domingos 08 às 21hrs.

Publico: Atende as pessoas do bairro, pois é afastado do centro comercial da cidade, porém tem localização privilegiada no bairro, na praça onde uma boa quantidade de moradores frequenta.

Pontos fortes: O estabelecimento tem boa qualidade das matérias-primas e produtos acabados (salgados, lanches e acompanhamentos), com produtos tradicionais que a sociedade já conhece e gosta de consumir já há muitos anos.

A própria empresa fabricara seus produtos, o que mantém um controle sobre suas vendas não permitindo a falta dos mesmos com um atendimento rápido e eficaz para o cliente perceber um bom serviço, rapidez, conforto e cortesia de qualidade para conquistar a sua fidelização.

Pontos fracos: • Ausência de um serviço de entrega: pois este serviço poderá encarecer os produtos, pois precisará contratar um funcionário. Porém deseja futuramente ter esse serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com