TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola De Educação Infantil E A Curiosidade Das Crianças

Monografias: Escola De Educação Infantil E A Curiosidade Das Crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 3

Escola de Educação Infantil e a curiosidade das crianças

A escola de educação infantil tem a grande missão de fazer com que a criança recém chegada se adapte da melhor forma possível a este novo ambiente. É certo que a criança neste novo momento em sua vida pode se sentir insegura ao chegar em um ambiente novo, com muitas pessoas que ela nunca viu, tendo que seguir uma rotina, aprender a dividir suas coisas e conviver da melhor maneira com todos, mais também é o momento que os professores tem de explorar a grande curiosidade que as crianças trarão.

Os pequenos tem muita vontade de conhecer tudo a sua volta, tudo eles querem saber o por quê? Como faz? Para que serve? É o mundo do desconhecido que passa a ser desvendado e eles vêem o professor como um sábio, um mestre que será o canal para suas descobertas.

O saber despertar a curiosidade das crianças passa a ser uma missão de extrema importância para o bom profissional que atual em escolas de educação infantil, e não só de educação infantil como em todos os níveis da educação, pois o professor que sabe aguçar a curiosidade transforma seus alunos em pessoas dispostas a aprender a aprender, pesquisar cada dia mais e se aprofundar nos assuntos que mais lhes interessam.

Ao tratar da escola como um local de aprendizagem e de formação social, muitos profissionais acreditam que seu papel é encher os alunos de novos conceitos, é seguir um currículo e aplicar tudo o que está descrito nele, é mais ou menos como pegar uma caixa vazia e colocar dentro dela tudo o que couber da maneira que der. É uma pena que muitos professores só pensem em conteúdo, conteúdo, e mais conteúdo sem se preocupar com a importância da aplicação na prática.

Imagine como seria prazeroso se ao tratarmos de danos no meio ambiente como poluição de rios e desmatamento pudéssemos ir além da sala de aula e da teoria e buscar ver na prática como isso funciona. Desta forma o aluno tem mais prazer em aprender e tem maiores chances de se tornar um cidadão consciente, mais depende da boa vontade que este professor tem.

Um professor que age só conforme um currículo corre o risco de ter em sua sala de aula, alunos pouco interessados em aprender. É necessário que o professor se avalie diariamente e tenha interesse em saber também o que o aluno quer aprender, deixar que ele sugira temas para o desenvolvimento de projetos e tenha liberdade para se expressar.

Ao pensar em uma escola que não deforme o aluno, temos que ter em mente que esta criança terá que ser estudada pelo professor e suas concepções de vida serão analisadas e respeitadas dentro do contexto escolar. É importante que o professor conheça a bagagem que a criança já trás consigo, o docente tem que estar consciente que ele não é o mestre, o sabe tudo, e também tem muito o que aprender com o aluno. E a partir deste contexto as matérias podem ser trabalhadas da melhor maneira possível com um ótimo aproveitamento, só cabe ao professor saber desempenhar o seu papel e ter um sistema compatível.

Apesar de querermos uma educação que não deforme um ser, sabemos que o sistema por si próprio já faz isso, e quem aprende sempre modifica algo dentro de si, o que nos resta agir da melhor maneira possível para que essa mudança seja sempre positiva, transformando nossas aulas em momentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com