TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infantil E O Desemvolvimento Na Escola

Artigos Científicos: A Literatura Infantil E O Desemvolvimento Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  9.956 Palavras (40 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 40

1 INTRODUÇÃO

O estudo teve a intenção de analisar sobre o tema: A Literatura Infantil e o Desenvolvimento na Escola que é um tema relevante e que vem sendo discutido e ampliado o seu conteúdo dia a dia. Para ter uma maior compreensão do assunto em pauta, foi preciso atentar para as colocações dos teóricos que estão envolvidos na compilação deste trabalho de campo. Assuntos estes que por sinal refletem os interesses de todos que se interessa por uma educação mais criativa e inteligente vivida na escola.

O estudo também é tendencioso quanto à reflexão sobre os resultados obtidos e no progresso existente na nação que é tendenciosa a ouvir e ler. A partir desta realidade existente nas escolas que nos proporcionou adentrar neste tema que ao mesmo tempo nos deixa fascinados pela possibilidade de mudanças na sociedade através da cultura da literatura. O estudo também leva o pesquisador a uma postura de compromisso ético tendo como ponto de partida uma prática astuta e crítica.

Em ação investigativa partimos do princípio que a criança que é estimulada com as historias que lhe são contadas, a enfrentar seus medos, vencer suas dificuldades e, sobretudo o preparo para a vida, tem este contato primordial, que ela encontra para o seu desenvolvimento afetivo e emocional, pois sua sensibilidade capta a sua realidade. Contar e ouvir histórias devem ser rotina nas escolas de Ensino Infantil, mesmo que existam contradições quanto ao seu objetivo e valor, esta é uma atividade incomparável que merece ter destaque nas atividades escolares.

Deve-se reconhecer o papel que a literatura exerce é um espaço de ampla significação aberto as emoções, ao sonho e a imaginação, favorecendo também a construção de conceitos, como os de cultura, civilização e tempo histórico durante a infância. Faz-se necessário que o professor haja de maneira adequada, partilhando com os alunos suas historias pessoais, produto do espaço sociocultural em que vivem com prazer propriedade e sabedoria. Devem-se levar as crianças historias que falem de acontecimento ou fato próximos a suas vivencias internas e de seu cotidiano esta oportunidade de vivenciar experiências que as personagens das historias passam, e sentido na criança não como algo imediato, mas como algo que se processa aos poucos na vida do ouvinte que fará relações com a mesma.

Pelas leituras das obras infantis a criança percorre um caminho de experimentação e descoberta tornando-se ela o sujeito de sua própria aprendizagem, capaz de aprender textos, códigos linguísticos e pictóricos contidos nas histórias infantis. Afinal, não ler é acastelar-se e sentenciar a si próprio a solidão diante das experiências vividas por aqueles que deixaram suas memórias registradas, como um desenho rupestre que atravessa gerações. Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano. Ou seja, o contato com as palavras transformará o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem e que sabe compreender o contexto em que vive, podendo modificá-lo de acordo com sua necessidade.

Partindo deste pressuposto vê-se que ouvir histórias é um gesto de libertação, é estar em vários lugares ao mesmo tempo, sentir o que o outro sente, antecipar outros mundos que não existem, é fazer castelos e deixar que o mar o leve, este é o jeito mais simples de fazer perguntas, de rir, de alimentar a alma. Por isso se deve despertar nas crianças o desejo, o gosto pelas histórias, para fazer delas adultos leitores, críticos e inseridos no contexto social e histórico.

A literatura abre todas as comportas para os conhecimentos é um rio que se entregará depois de muito percorrer ao mar. Os contos de fadas não se restringem apenas em meros apanhados de informação ou reprodução de lendas e contos de uma determinada época, mas um valioso instrumento. A matéria prima para o enriquecimento das vivências emocionais e do âmbito escolar, considerando que o universo particular de uma criança é repleto de significação.

Isto mostra que a criança não se desvincula de seu mundo mágico mesmo que já tenha formado seu pensamento lógico, conservam seu mundo particular como escapismo as reações e incompreensões dos adultos. Pode-se considerar este momento oportuno para a introdução da criança não apenas no contexto literário, mas em todas as formas de representação da cultura e da arte.

A questão está em oferecer as crianças histórias apropriada, que se adequem as suas necessidades que correspondam a todas as suas expectativas sendo um ato de libertação, mostrando a elas que uma vida de realizações e boa está ao alcance de toda basta não esmorecer diante das divergências que lhe são apresentadas, pois sua identidade apenas será adquirida verdadeiramente vivenciando as adversidades.

Para os pequenos os contos de fadas são manifestações da realidade, algo que aconteceu de verdade não sendo relatos de uma simples brincadeira. Geralmente depara-se com os caminhos da leitura motivados por situações de necessidade, prazer, obrigação, divertimento ou somente para passar o tempo.

Nesta expectativa, pode-se garantir que a leitura é essencial para construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético da criança como ser humano. Considerando que a escola tem como um de seus papéis fundamentais a formação da personalidade da criança, a literatura é de extrema importância para auxiliar nessa construção, pois nela a criança ocupa o espaço privilegiado de acesso à leitura.

É através da literatura que a criança desperta uma nova relação com diferentes sentimentos e visões de mundo, adequando assim, condições para o desenvolvimento intelectual e a formação de princípios individuais para medir e codificar os próprios sentimentos e ações. A criança desenvolve por meio da literatura, o potencial crítico e reflexivo. Afirma que a partir do contato com um texto literário de qualidade, a criança é capaz de refletir, indagar, questionar, escutar outras opiniões, articular e reformular seu pensamento.

Sendo assim, observa-se que muitos alunos modificam o seu jeito de pensar e agir ao ter o contato com a literatura passando a adquirir mais confiança à medida que se sentem capazes de criar e dominar sua emoção e sua imaginação. Para a criança, a literatura é tudo na sua vida, pois é através dela que demonstra a sua realidade em forma de fantasia, através dos desenhos, das brincadeiras, das histórias, das músicas.

É pertinente que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura infantil e que a mesma disponha de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com