TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etiqueta Profissional

Por:   •  2/11/2017  •  Seminário  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

                                          UNIBRA – Centro Universitário Brasileiro

                                                                   

                                                     Etiqueta Profissional

 

                                                                   Recife – PE

Larissa Thaís Vieira De Aquíno

Fernanda Priscila Mendes Passos

Lucas Fernandes Do Nascimento Silva

Rodrigo Da Silva Marques

Tamires Souza Dourado

Amanda De Albuquerque Melo

Janaína Correia Da Silva

Silvia Andreza Almeida Silva

Artur Douglas De Andrade Costa

Ilze Carla Ferreira Da Costa

Gastronomia, Tuma 2A

Professora: Nicolle Rodrigues

                                                         19 de Setembro de 2017

Introdução: 

Neste trabalho apresentaremos diversas informações sobre comportamentos e atitudes adequadas ao mundo corporativo, fornecendo elementos necessários à obtenção de êxito e assertividade em seu ambiente profissional. Pois a habilidade comportamental pode definir a permanecia ou até mesmo promover o profissional. Observando alguns detalhes contribui bastante no resultado final do profissional, por isso é importante está atento a algumas regras sociais.

Etiqueta profissional

A etiqueta é caracterizada por um conjunto de regras que definem bons comportamentos, que buscam melhorar a vida cotidiana e torná-la mais harmoniosa, a partir de princípios que colaboram com o crescimento pessoal. No ponto de vista profissional, esse conjunto de regras auxilia no convívio com os colegas, superiores, subordinados e clientes. Introduzir esses princípios no ambiente profissional é muito importante, tanto para a produtividade da pessoa, quanto na sua relevância dentro da empresa, além de ser um ponto importante para a evolução da carreira.

Exemplificamos alguns exemplos que devem ser seguidos em qualquer ambiente de trabalho:

Pontualidade:

Essa é uma regra básica, é importante está atento aos horários, e evitar os atrasos no trabalho. Em reuniões, chegue sempre na hora marcada, também é preciso ficar atento na entrega de relatórios, que tem que ser no prazo combinado. Caso não consiga  evitar de atrasar ou não consiga cumprir o prazo de entrega de algum trabalho ou relatório, é necessário avisar com antecedência, se desculpar e se possível combinar um novo prazo.

Apresentação pessoal:

A boa aparência também é um dos pontos principais, e no ambiente de trabalho é necessário ficar atento no modo de se vestir, o visual tem que se adequar a atividade e com o perfil da empresa. Algumas roupas como minissaia, barriga de fora, top, bermudas, bonés, camisas de time nunca devem ser utilizados.  A higiene pessoal é outro fator importante, mantenha sempre cabelos limpos, penteados e bem cortados, a barba bem-feita ou cortada, unhas limpas e sem esmalte descascando, dentes escovados e bom hálito. A maquiagem no ambiente coorporativo deve ser discreta e funcional. E nunca exagerar no uso de perfumes, optar por utilizar fragrâncias suaves.

 Outras coisas que se destacam sobre a apresentação pessoal é a postura, é muito importante a pessoa manter uma boa postura, coluna ereta, cabeça erguida dão a impressão de confiança. Abrir e fechar as portas de forma educada (sempre bater na porta antes de entrar na sala de alguém). Manter o contato visual ao conversar com a pessoa, e quando estiver sentado, procure manter a coluna ereta.

Ao cumprimentar alguém, é necessário que o aperto de mão seja firme sem agressividade e exageros, só o suficiente para passar confiança á pessoa. Evitar dar tapinha nas costas da pessoa, a menos que haja intimidade. Sempre cumprimente as pessoas, procurar ter uma boa convivência com elas, falar a verdade, se precisar faltar por motivos pessoais, avisar ao superior.

Tom de voz

Não gargalhadas ou fale alto demais, no trabalho. É muito importante controlar o tom de voz, evitar falar alto demais, procurar falar em um tom audível apenas a pessoa a quem você se dirige.

Etiqueta na internet

Acesse somente sites que tenha ralação com o trabalho ou serviço prestado, ao mandar email é necessário estar atento a ortografia, ao se despedir use palavras como: atenciosamente. Jamais enviar emails com textos ou imagens eróticas. O email coorporativo não deve ser utilizado para assuntos pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com