TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FABULA DOS PORCOS ASSADOS

Casos: A FABULA DOS PORCOS ASSADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS

Aluna:

Período: 7º

Professor: Jarbas

Recife, 10 de Dezembro de 2014

FRANQUIA

Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. É uma sistemática de negócio, formalizada por um contrato, onde a pessoa jurídica (o franqueado) atua no mercado utilizando o nome/marca de uma outra pessoa jurídica (o franqueador), sendo esta normalmente já consagrada.

Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

Vantagens do franqueado

Para o franqueado, esta sistemática é vantajosa por:

a) iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado.

b) contar com o apoio (que inclui orientação e treinamento) do franqueador, pois o mesmo tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.

c) utilizar a tecnologia de produção, comercialização, marketing, entre outras, já desenvolvida pelo franqueador.

Vantagens do franqueador

Para o franqueador, as principais vantagens são:

a) aumentar a divulgação de seu nome/marca, inclusive em outros estados e/ou países.

b) aumentar seu faturamento por meio da cobrança do uso do nome/marca, tecnologia ou pela venda de produtos para o franqueador revendedor.

c) não ser necessário investir capital em forma de instalações, equipamentos e recursos humanos (com exceção de algumas despesas operacionais de controle das franquias realizadas), para obter os benefícios descritos anteriormente.

Contrato de franquia

Instrumento pelo qual o franqueador concede seu uso a outro empresário que é o franqueado, assim como o direito de distribuição, prestando-lhe assistência técnica e administrativa para viabilização de negócios ou sistema operacional detidos ou desenvolvidos pelo franqueador, mediante o pagamento de uma taxa inicial e/ou percentual sobre o volume dos negócios realizados pelo franqueado.

Desvantagens do Franqueado

Pagamento de taxa de franquia e royalties – Antes de começar o negócio é preciso pagar a taxa que varia conforme a franquia escolhida. Há taxas a partir de 10 mil reais até a casa dos três dígitos. Além disso, é preciso pagar royalties para o franqueador sobre os ganhos.

Autonomia limitada – Apesar de ser uma pessoa jurídica diferente da rede e com operações financeiras de responsabilidade própria, a iniciativa individual e criatividade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com