TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fábula Dos Porcos Assados

Artigos Científicos: A Fábula Dos Porcos Assados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 12

ELEMENTO MADEIRA

O ELEMENTO MADEIRA

É no elemento madeira, associado ao Fígado (GAN) e à Vesícula Biliar (DAN) que a energia vital sobe, cresce, ocupa espaço, abre caminho para alcançar o sol, como uma árvore que cresce na Primavera. Também nós somos árvores: temos os pés como raízes, os membros como galhos e ramos, o eixo vertical como tronco. Com o elemento madeira equilibrado, obtemos flexibilidade para os músculos e para as articulações, de modo a conseguirmos praticar uma postura vertical, firme e movermos com determinação.

Uma árvore não cede com facilidade: agarra-se à terra com as suas raízes e não cai; pode oscilar com o vento e até vergar, mas dificilmente quebra. Na sua maturidade, surgem flores e frutos e as sementes se espalham, para que possam surgir novas árvores, dando assim continuidade à sua existência. Nós calcamos a terra com postura vertical e crescemos. Qualquer desarmonia ligada aos membros, músculos e articulações indica desequilíbrio do elemento madeira, como um movimento doloroso até situações mais graves na coluna vertebral. Quando se tem tendência para cair, verifica-se que a raiz está fraca. Como o cair vai de encontro ao chão, em vez do céu, o crescimento do elemento madeira está comprometido.

Os Olhos

Os olhos são muito sensíveis à condição do fígado e da vesícula, logo, ao elemento madeira. Quando alguém ingere álcool em excesso, os olhos ficam vermelhos, o que indica fígado congestionado; a icterícia e a hepatite, em que existe um derrame de bílis, também se repercutem nos olhos.

Torcicolos e pequenas espinhas nas pálpebras indicam sobrecarga da vesícula. Olhos com comichão, irritados; visão turva; dificuldade em suportar a luz e até anomalias ópticas, como miopia ou a vista cansada, refletem um desgaste do elemento madeira. A tão conhecida ‘visão interior’ é também da esfera do elemento madeira. Com ela, podemos planear, imaginar, criar — e se pretendermos passar à execução, a paciência será essencial.

Existindo dificuldade em planear, impaciência e irritação, conclui-se que o fígado e vesícula biliar não se encontram no seu melhor. Com os olhos, vêm as lágrimas, a secreção fluida do elemento madeira. Contenção de lágrimas ou o seu excesso, desânimo em relação à vida e descrença nas suas próprias capacidades indicam desarmonia neste elemento.

Sinais Típicos

Quem tem aversão ao vento ou, por outro lado, quem tem uma grande necessidade de se expor a ele, quem apresenta sensibilidade excessiva a golpes de vento; quem não suporta a cor verde ou tem muita roupa verde; quem apresenta no rosto um leve tom esverdeado; quem fala com voz alta e sente raiva frequentemente ou se irrita facilmente; quem demonstra amargamente as suas frustrações e sofre de cansaço prolongado, incluindo ou não dificuldade em manter relações sexuais; quem é atingido por enxaquecas; quem tem propensão para lesões ao nível dos tendões e dos ligamentos, com tendência para curvar as costas e para deformação nos membros; quem entra em pânico, perde a capacidade de julgamento e decisão ou tem pensamentos e emoções sem sentido; quem apresenta secreções, sobretudo o suor, com aroma fétido — é uma pessoa a necessitar de cuidados no elemento madeira.

A Alimentação

O sabor ácido está associado à Primavera. O sabor picante tonifica a energia do fígado; o sabor ácido dispersa a energia deste órgão; o sabor doce harmoniza-o. O sabor ligeiramente ácido tonifica a forma do fígado; o sabor muito ácido e o picante dispersam a sua forma. O que quer isto dizer? Que o fígado tem uma forma — e uma energia que governa essa forma e todas as outras formas ligadas ao elemento madeira: olhos, músculos, paciência, etc...

Dependemos, também, que um pouco de cada sabor beneficia o fígado. No entanto, demasiado ácido e/ou picante podem lesá-lo (tonificar significa fortalecer, revigorar, reforçar; dispersar indica desconcentrar, fazer sair).

O excesso ou a falta de sabor ácido podem desequilibrar o fígado e a vesícula, ou ainda comprometer a passagem de energia para o coração. Isso fragiliza os sentimentos; afeta o elemento terra (baço/pâncreas) e o sentido de alinhamento, de centro, que este elemento propicia; permite que o elemento metal (pulmão e intestino grosso) agrida e transporte um sentimento de depressão. Um dos problemas mais comuns é o elemento madeira ser afetado pelo elemento metal através da bebida alcoólica, que prejudica o fígado.

Alimentos Principais

Para salvaguardar o fígado e a vesícula biliar através da alimentação, é preciso usar alimentos de natureza morna (não tem a ver com temperatura, mas sim com a sua natureza) e movimento ascendente: raízes e pequenas folhas verdes de salsa, coentros, cebolinha, manjericão, oréganos, alho-porro e alcachofra (cultivados sem químicos, pois estes atraem as toxinas do solo, assim como as do fígado); algas marinhas, que também desintoxicam e são ricas em minerais; beterraba crua ralada, legumes cozidos ao vapor; sopa de cevadinho com cebola e aipo; pão ou biscoitos de trigo integral; e chá de dente de leão ou chá de boldo. Poderá ainda usar saladas temperadas com limão; caldo de algas com misso; e molho de soja orgânico em vez de sal, além de consumir iogurte com moderação.Estas pessoas deverão também evitar gorduras e alimentos fritos ou confeccionados com muito óleo; bem como o excesso de proteínas, como o resultante de comer carne ao almoço e ovos ao jantar. De um modo geral, para não lesar todo o sistema energético, as proteínas animais não devem exceder 10 a 20% da refeição, num limite de 750 g por semana.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) assenta na teoria dos cinco elementos, correspondendo a cada um uma estação do ano, um órgão do nosso corpo, uma emoção e um sabor. A Primavera está associada ao fígado, à irritabilidade, à criatividade e ao sabor ácido. Vamos ver em que aspectos esta estação incide em nós!

Sobre o Ambiente

Nesta época do ano, privilegie os passeios pelo campo, pela montanha e pela praia, a mobilidade dos membros (também através de alongamentos e estiramentos musculares), os ambientes calmos, a convivência com pessoas alegres e criativas e os momentos de recolhimento e reflexão. Quando não se sentir no seu melhor, evite o esforço ocular: leia ou concentre o campo visual durante um período não superior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com