TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fabula Do Porco Assado

Monografias: A Fabula Do Porco Assado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  5.088 Palavras (21 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 21

JOGOS EMPRESARIAIS

c

Recife, Maio/2014

JOGOS EMPRESARIAIS E A RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO DO COLABORADOR COM A REDUÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES.

RESUMO

Os Jogos Empresariais vem mostrando que é uma das novas estratégias para se gerir uma empresa, aumentando a eficácia de agentes que proporcionam essas mudanças. Apresentando uma relação entre os jogos empresariais com o comportamento profissional do colaborador podemos tomar que essa comparação gera redução de conflitos no ambiente de trabalho, tornando-se necessário motivar cada vez mais os colaboradores e reduzir a repressão dentro das organizações, gerando assim, a valorização do potencial de cada um dos indivíduos, permitindo-os expressar suas idéias e tornando-as mais competentes, independentes e motivadas. Além disso, as empresas vivem mudando seus modos de gerir pessoas, vivem redefinindo seus mercados, suas estratégias e repensando em suas estruturas e para dar conta desse mundo em constante transformação, as empresas precisam de um ambiente de trabalho adequado para que possam alcançar o nível de competência desejado.

INTRODUÇÃO

E um cenário de alta competitividade as organizações devem buscar métodos mais eficazes para melhorar seus processos. Entretanto, o maior patrimônio das organizações são as pessoas que ali trabalham e o desenvolvimento de habilidades técnicas, habilidades comportamentais e competências passou a ser um fator determinante para o sucesso dos negócios da organização.

Com isso, os jogos empresariais podem se tornar uma ferramenta estratégica para suprir a necessidade de melhorar os processos da empresa, haja vista que, os jogos são ferramentas eficazes para o desenvolvimento do pessoal.Isto porque o jogo realiza interações e coloca em prática habilidades técnicas do colaborador, pois, simula situações de cotidiano da empresa desde uma simples comunicação até na resolução dos conflitos internos e externos.

Sendo assim cabe indagar: Como a aplicação dos jogos empresariais pode contribuir para melhorar o comportamento dos colaboradores, evitando conflitos?

Este trabalho pretende apresentar uma relação entre os jogos empresariais com o comportamento profissional do colaborador com a redução de conflitos no ambiente de trabalho.

O objetivo dos jogos empresariais nas organizações atuais são para contribuir cada vez mais para a melhoria da qualidade de vida no trabalho. As organizações atuais tendem cada vez mais alertar para a necessidade de haver uma nova visão sobre os indivíduos enquanto colaboradores, para que assim possa se dar uma maior atenção às diferenças que incentivam cada um na organização.

Os colaboradores não são todos iguais, por isso, as organizações buscam cada vez mais estudar o comportamento desses novos colaboradores, partindo da analise de que a melhoria da produtividade, não tem apenas a ver com o capital físico, tecnológico, e humano da empresa, mas também incluírem preocupações com a identidade psicológica da organização.

As empresas antes de qualquer coisa, precisam se convencer de que um ambiente com produtividade ativa é um ambiente de sintonia entre funcionários, fortalecendo e construindo relacionamentos que logo mais, compartilharam dos objetivos da empresa.

Conflitos organizacionais.

As raízes dos conflitos são tão antigas quando a humanidade e fazem parte da evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema seja ele social, político e organizacional.

Montana e Charnov apud GODOY, 2005) definem o conflito como sendo a divergência entre duas ou mais partes ou entre duas ou mais posições. Os autores também relatam que o conflito é uma força constante dentro de uma organização.

Sendo assim, Montana e Charnov (apud GODOY, 2005) elaboraram este pensamento que pode ser observado a seguir:

Os conflitos – as divergências entre duas ou mais partes ou entre duas ou mais posições – não são necessariamente ruins para uma organização: eles podem liberar energias criativas para a solução de problemas e levar verdadeiras inovações dentro da organização. A administração deveria considerar os conflitos como uma força constante dentro da organização moderna e gerenciá-los. (MONTANA e CHANOV, 2001 apud GODOY, 2005)

Complementando o pensamento de Montana e Charnov (apud GODOY, 2005), Nascimento e Sayed (2002) identificam o conflito com uma visão positiva para a organização.

O conflito é fonte de idéia novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores. (NASCIMENTO e SAYED, 2002, 57.)

No cotidiano de uma organização, os conflitos são necessários em alguns momentos para que não aja um processo de estagnação por parte dos colaboradores. Em tese, os conflitos não são necessariamente negativos, mas a maneira como é administrado, ele pode ocasionar certas reações. Reações que, muitas das vezes, atrapalham o andamento dos processos e faz com que o ambiente trabalhado fique com um clima indesejável.

Assim, o conflito dentro de um ambiente de trabalho não é um impulsionador de agressões, disputas ou ataques físicos, mas um processo que começa através da percepção das pessoas e termina com uma adoção de uma solução positiva para que atinja os resultados e alcance o sucesso.

Comportamento Organizacional

Embora não se saiba precisamente quando foram criadas as primeiras teorias e práticas que constituem o comportamento organizacional, Quadros e Trevisan (2002) afirmam que foi por volta do século XVIII e XIX, em plena revolução industrial. As invenções de máquinas para produzir em larga escala fez com nessa época fossem criadas novas

formas de trabalho exigindo um número de maior de trabalhadores e, assim, fez com os métodos gerencias da época ficassem obsoletos. Entretanto as organizações da época que demandarem mão-de-obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com