TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR

Projeto de pesquisa: A FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

É notável que inserir-se no universo da administração possibilite o segmento de vários ramos, sendo eles particularmente indispensável a cada passo dado pela empresa, ou melhor, eles dão direção a cada passo que ela vai dar, avaliam o perfil de profissionais devem realizar as devidas tarefas para executar os serviços ou produtos, fazem os orçamentos e procuram a melhor maneira de vender o que se produziu no mercado, portanto, a pesquisa tem como objetivo divulgar de maneira intuitiva individualmente a funcionalidade de cada uma das áreas administrativas, descritas de maneira sucinta no decorrer do trabalho.

2. Desenvolvimento

2.1. Administrador de Recursos Humanos

Começamos através da pergunta: “Como surgiu à área de Recursos Humanos”?

Segundo o artigo da Associação Brasileira de Recursos Humanos Integrante do Sistema Nacional ABRH-RJ feito pelo Prof. José Carlos de Freitas:

“Após a Revolução Industrial e até meados de 1950, os antigos departamentos de pessoal e departamentos de relações industriais cuidavam basicamente das obrigações legais da relação de trabalho. Entre as décadas de 50 e 90, surgiu uma nova visão do assunto criando-se os departamentos de recursos humanos, tratando as pessoas como uma extensão dos demais recursos organizacionais. O antigo departamento de pessoal transforma-se em RH com subdivisões na sua estrutura”.

De acordo com o Prof. José Carlos o departamento de RH foi uma evolução que aconteceu nas Organizações, como em várias outras áreas com o passar do tempo. Um exemplo é a forma de chamar o funcionário que já passou de subordinado a empregado que passou a colaborador e assim vai.

A administração é o processo que envolve planejar, organizar, dirigir e controlar e em todas as áreas de Administração você vai ter que utilizar essas ferramentas.

Dentro da área de Recursos Humanos temos as seguintes divisões:

Recrutamento e seleção

Admissão e seleção de pessoal

Orientação e integração de novos funcionários

Administração de cargos e salários

Incentivos salariais e benefícios sociais

Avaliação de desempenho de pessoal

Desenvolvimentos Organizacionais

Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.

Relações com empregados e relações sindicais

Entre outras;

Segundo o prof. Ricardo Ferreira vice-reitor acadêmico UNESA na palestra da Comissão Especial de Recursos Humanos em comemoração ao dia do Administrador de Recursos Humanos no dia 03/06/2013 do CRA-RJ:

“Não temos profissionais qualificados”.

Ou seja, a falta de profissional qualificado é real, por isso tem que se aproveitar pra absorver o que se puder e aprender, não ir para a faculdade só pra decorar e passar na prova tem que aprender para no futuro ser um bom profissional e bem qualificado e com isso ser feliz com a profissão que escolheu. Hoje em dia o mercado de trabalho não quer só aquele profissional que faz o seu serviço e pronto, querem o profissional que seja flexível, multifuncional.

O Adm. Carlos Alberto Vice pres. CRA - RJ diz:

“O profissional de RH tem que entender que ele é responsável pelo resultado tanto qualquer outro profissional das demais áreas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com