TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA HOJE

Por:   •  30/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  1.266 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

A) QUE ESCOLA É ESTA HOJE?        4

B) FUNÇÕES DA ESCOLA         6

1. A importância do acesso à cultura na escola..................................................6

2. Como a escola e as diversas disciplinas podem oferecer este acesso

    à cultura...........................................................................................................6

3. De que forma a escola pode ser espaço para formação cidadã.....................6

4. As escolas do Piauí favorecem acesso a cultura.........................................6,7

5. No Piauí a formação da cidadania é uma realidade dentro das escolas........7

3. CONCLUSÃO        8

4. REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende provocar uma análise e reflexão sobre a Função Social da Escola de ensino fundamental das escolas públicas, destacando seu importante papel, no acesso a cultura, para formação cidadã, inclusão social e mostrar como é de suma importância sua implantação, para que seja eficiente e traga bons resultados para as gerações futuras.

Analisou-se a função social da escola, através de pesquisas feitas em sites, artigos científicos, reportagens em revistas, livros e pelo artigo sobre a ‘’função social da escola e organização do trabalho pedagógico’’, proposto pelos professores e com pesquisa, in loco, na Unidade Escolar Epitácio Alves Pamplona, escola pública municipal, de ensino infantil e fundamental, localizada no município de São Raimundo Nonato – PI. Fez-se uma análise, também, com uma visão geral de todas as escolas de ensino fundamental públicas do Brasil.

Primeiramente, far-se-á uma análise critica sobre o artigo proposto, onde se levará em consideração o ponto de vista do autor e logo após, também, far-se-á uma analise, comparando o lado crítico com a concepção positiva da situação das escolas atualmente, justificando-as.

Logo após, abordar-se-á a importância da cultura na formação cidadã; A importância do acesso a cultura; Como as escolas oferecem esse acesso cultural; De que forma a escola pode ser espaço para formação cidadã; Se as escolas do Piauí favorecem o acesso a cultura; E, a formação da cidadania e a realidade dentro das escolas.

Finalizando com uma analise critica sobre a importância da formação cultural dentro das escolas, quais suas contribuições e porque é tão importante para o processo educacional.


  1. DESENVOLVIMENTO

A fase de formação social das pessoas se dá na infância, então se deve levar em consideração a grande importância da escola, da família e de todas as pessoas que convivem, diretamente, com a criança nesse período, para que ela seja educada de forma coerente com a sociedade em que vive, adquirindo bons valores, crenças e aprenda a lidar com as diferenças, sem preconceito.

  1. QUE ESCOLA É ESTA, HOJE?

A escola também tem a função de preparar o individuo para vida adulta, pensando nisso, o artigo sugerido, abordou de forma critica sua visão sobre as escolas públicas de ensino fundamental, na atualidade.

Para o autor do artigo, o número de escolas veio crescendo muito desde a década de 60, formando uma grande concentração de escolas em massa, para ele, a grande quantidade de escolas, pode ser um dos motivos para que não haja qualidade no ensino, isso porque a política educacional está mais preocupada em investir em escolas, do que na educação em si, em detrimento da qualidade do ensino.

Analisando, positivamente, sua visão, ele relata que apesar da grande quantidade de escolas em massa e o baixo nível do ensino, essa maior oferta de unidades de ensino, trouxe maiores oportunidades para crianças, que até então não tinham acesso a educação por motivos de seletividade, ou seja, excluídas por algum motivo, sejam culturais, familiares, econômicos, enfim, e agora, passaram a ter maior facilidade de ingressar em escolas públicas.

Segundo a UNESCO, o Brasil se saiu bem no primeiro objetivo, que previa ampliar o atendimento em creches e pré-escolas; e no segundo, que almejava matricular todas as crianças no ensino fundamental, principalmente as meninas e as crianças pertencentes à minorias étnicas. No entanto, a publicação destaca que as condições de acesso não são igualitárias e que a universalização da educação primária não significa a universalização do acesso aos conhecimentos básicos.

Apesar da grande quantidade de escolas e do baixo nível de educação, como citados no texto, sabemos que ainda há muitas crianças sem estudar.

Faz-se necessário, sim, investir na infraestrutura das escolas, porém, mais importante que isso, seria fazer investimento de fato na educação, privilegiando o aprendizado concreto, para que as crianças, efetivamente, consigam absorver a quantidade de conhecimento, necessário, para ter uma vida social digna, com acesso à cultura, repleta de valores, crenças e com domínio sobre sua língua, aprendendo a ser, de fato, futuramente, um bom homem social.

Para a psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão, que ficou conhecida nacionalmente graças à sua coluna semanal no caderno Equilíbrio, da Folha de São Paulo, a formação dos professores, não apenas da educação infantil, mas também do início do ciclo fundamental, está absolutamente equivocada, desvinculada de um “monte de coisas”, e avalia uma das questões mais críticas da educação brasileira. Para Rosely, que trabalha com educação há mais de 30 anos, as escolas e os educadores têm de melhorar, e muito, o domínio teórico das questões relativas à criança e à educação infantil. Têm que se tornarem "profissionais", como enfatiza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com