TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ficção Científica e sua Interface com o Ensino de Física

Por:   •  20/4/2019  •  Resenha  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução à Ficção Científica e sua Interface com o Ensino de Física

Título: O dia depois de amanhã- Filme

Aluno(a): Camila Rayanne Alves Gomes Lima

Identificação da resenha:

I) Resumo do enredo

                O filme retrata a história de uma catástrofe ambiental na Terra, representado por imagens fortes e convincentes que atinjam toda a humanidade. O planeta sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida de todos. Inicia-se com uma expedição na Antártida com climatologistas que estão fazendo perfurações de amostras de gelo quando há o rompimento de uma calota. Jack Hall, um dos protagonistas, em uma conferência da ONU, apresenta suas conclusões acerca do aquecimento global, contudo não consegue convencer os diplomatas e o vice-presidente.

O professor Terry Rapson do Centro de Investigações, na Escócia, é o único que acredita na teoria de Jack e confirma os piores temores de Jack. Essas ocorrências climáticas bruscas são sintomas de uma mudança global maciça. Segundo eles, o derretimento das calotas polares adiciona uma enorme quantidade de água doce nos oceanos e rompe o equilíbrio das correntes que estabilizam nossos sistemas climáticos. 

Em várias partes do mundo começam a surgir fenômenos incomuns apresentando uma drástica queda de temperatura, furacões, chuva de granizo, ondas enormes e uma forte nevasca que congelava tudo e todos. Em uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Jack mostrou cenários mais alarmantes apresentando situações previstas para ocorrer num prazo maior, contudo estavam ocorrendo de maneira muita rápida e brusca.

Detectando o que estava acontecendo, eles tentam amenizar o número de atingidos, então propôs que a população evacua-se para o Sul do México, porém já era tarde demais para alguns. Furacões, que só se formam sobre o mar, aparecem em terra firme; ondas gigantescas engolem prédios em Nova York; pessoas na Escócia simplesmente são congeladas vivas em segundos. Sem opções, o presidente emite o alerta.

Sam, o filho de Jack, estava em Nova York com seus colegas, em meios as catástrofes ficaram presos na biblioteca pública de Manhattan, onde se depararam com as mais diversas situações imagináveis, buscando a todo custo a sobrevivência. Após alguns dias o pai de Sam consegue encontra-los cercados de neve, mas todos ainda com vida, o resgate chega e então eles podem sair dessa situação aterrorizante.

II) Condições de produção

        O Dia Depois de Amanhã é um filme estadunidense, do diretor Roland Emmerich, produzido em 2004, com a produção de Roland Emmerich, Mark Gordon. Seu elenco principal é composto por Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal, Emmy Rossum, Sella Ward, Arjay Smith, com uma duração de 124 minutos. Foi gravado em sua maior parte na cidade de Montreal e é considerado o filme mais caro da história de Hollywood filmado no Canadá. Ganhou vários prêmios e indicações nas categorias de Melhor filme de ficção científica e Melhores efeitos especiais.

III) Breve análise

            O filme é do gênero ficção científica, com ação e suspense. Trata dos efeitos do aquecimento global de forma catastrófica, mostrando um suposto fim do mundo. Através de cenas fortes tenta alertar a população sobre as suas atitudes em relação ao meio ambiente, no que tange aos efeitos maléficos advindos do consumo exagerado, desmatamentos, queimadas e degradação dos recursos naturais, resultando em uma nova era glacial.

O aquecimento global é considerado como um fenômeno climático causado pelo aumento da temperatura que vem perdurando até os dias atuais. Segundo os cientistas, o aumento da concentração de gases poluentes provenientes de combustíveis fósseis emitidos sobre a atmosfera, causa o efeito estufa que com a emissão da radiação solar rompe essa “camada protetora” da Terra. 

O foco da história é retratar o problema ambiental através dos efeitos especiais que se situam em cenas de drama e sofrimento. O drama, nesse caso, é a tragédia da humanidade.

IV) Identificando o gênero

        Se caracteriza como ficção cientifica pelo fato de mostrar situações que até então não existem relatos de seus acontecimentos, além do fato de mostrar cenas humanamente impossíveis, dentre eles destaco a mobilidade das pessoas em temperaturas tão baixas, a altura das ondas, a velocidade da queda de temperatura dentre outros. Uma tragédia assim levaria anos e não semanas para acontecer, a possibilidade de situações desse tipo acontecerem simultaneamente é remota, considerando que na natureza os fatos não acontecem em cadeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com