TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Tutores na Educação á Distância

Por:   •  8/1/2018  •  Artigo  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 8

A Necessidade da Formação de Tutores na Educação á Distância Mediada Pelos Meios Tecnológicos

Teyllon Machado de Sá[1]

Diones de Souza Santos[2]

Jairo Antônio Marques Nogueira[3]

Resumo

            O trabalho se configura em discutir (debater o assunto) a formação de profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, para a figura de professor/tutor na modalidade à distância. Com isso argumentando as necessidades de formação e qualificação profissional diante dos avanços tecnológicos. Articulando sobre o papel do tutor com ênfase na importância desse profissional para o desenvolvimento do estudante, e a mediação das tecnologias neste processo de qualificação, oportunizando assim a sociedade para uma educação à distância de qualidade.

        

Palavras – Chaves: Educação a Distância; Formação; Qualificação.

Abstract

        The work consists in discussing (discussing the subject) the training of professionals graduated in several areas of knowledge, for the figure of teacher / tutor in the distance modality. With this arguing the needs of training and professional qualification in the face of technological advances. Articulating on the role of the tutor with emphasis on the importance of this professional for the development of the student, and the mediation of the technologies in this process of qualification, thus giving society the opportunity for quality distance education.

Key Words: Distance Education; Formation; Qualification.


A Formação de Tutores na Educação á Distância

        Diante do cenário educacional que vivemos hoje, iniciamos nosso trabalho fazendo menção à carência na qualidade do Ensino no Brasil, principalmente se considerarmos a educação básica (Fundamental e Médio). Os problemas atrelados ao sistema são muitos, gerando uma insatisfação aos nossos discentes. Mas antevendo os diversos problemas centralizados na modalidade presencial, precisamos focar na formação de profissionais na educação à distância, para que com a evolução, os problemas venham regredir formando um cenário confortável e confiável à sociedade quanto esta modalidade.

        Tendo como base que a educação presencial básica em nosso país e que os alunos apresentem desempenhos compatíveis com metas definidas em níveis internacionais e/ ou nacionais, podemos declarar que os estudantes devem estar aptos em ler e compreender diferentes conteúdos; construir e solucionar problemas com a capacidade de interpretação; escrever e pensar de forma crítica, sabendo comunicar-se. Diante de todas as expectativas mencionadas precisamos apresentar um ensino superior em nosso país de qualidade que levem à formação de profissionais, com a modalidade à distância não e diferente, haja vista que a mesma tem responsabilidade nesta preparação e com isso, sabemos que a responsabilidade de quem lida diretamente com os alunos e muita grande na condução do processo de ensino aprendizagem.

        Com o crescimento da educação a distância como modalidade de ensino é possível perceber o grande destaque que a mídia tem dado a essa forma de aprendizagem, que apesar de existir a muito tempo, tem ganhado relevância e credibilidade nos dias atuais. De acordo com Valente (2007), a modalidade foi alavancada pelas possibilidades conquistadas pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que se ampliaram e permitiram novas formas de interação.

         A formação de profissionais nesta área (professor/tutor) possibilita, além de segurança por parte dos alunos e até mesma da instituição ofertante do curso, impulso na construção do conhecimento através de sua ação frente às situações didáticas planejadas e organizadas, contando com sua própria experiência, convivendo com a distância física. Pois, entre as características da EaD, observamos a separação física e temporal entre os participantes do processo de aprendizagem, já que a interação acontece em espaços geograficamente diferentes e em alguns momentos em tempos diferentes. Essa singularidade de espaços e tempos distintos é superada, nesta modalidade, pela interação intensa e comunicação virtual, reforçadas pelas diferentes ferramentas presentes no Ambiente Virtual que abriga os cursos.

        Hoje com as tecnologias a todo vapor vemos um ambiente favorável à construção de uma sociedade do conhecimento, que apesar de favorável, se inutiliza com informações desnecessárias à sua construção. Com isso, a educação a distância vai possibilitar ao estudante, no processo de aquisição da aprendizagem, uma teia de relações e inter-relações na comunicação com seus pares e com os sujeitos presentes no processo. Professores, tutores e estudantes fazem parte dessa rede. O processo de aprendizagem, que envolve conteúdos, metodologias, relação professor/estudante e avaliação, reflete-se em todos os envolvidos, possibilitando o desenvolvimento de todos como sujeitos autônomos.

        O papel do tutor em todo esse processo de evolução do estudante na modalidade à distância, faz toda diferença, pois o tutor como mediador, estabeleça toda a relação de convívio do decorrer do curso, na verdade o aluno sente-se mais confortável, por que apesar da distância física o processo de aprendizagem esta sendo bem subsidiado. A preparação deste personagem na verdade evolui todo conjunto envolvido, pois agrega credibilidade tanto à instituição quanto a forma de ensinar.

        Precisamos defender uma educação de qualidade em nosso país, mas essa defesa deve ser feita com atitudes, mediante ofertas de preparação aos profissionais que apesar de muitas aturem há pouco tempo com essa forma de ensino sabe da qualidade que a mesma pode oferecer ao sistema educacional. Temos que ter a consciência de que educar significa oferecer aos alunos referenciais teórico-práticos que levem à aquisição de competências cognitivas, habilidades e atitudes que promovam o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, princípios gerais da educação como um todo.

        Na verdade o processo de formação de professores/tutores é permeado por concepções formado ao longo da vida, isso resultado de pesquisas realizadas principalmente por (MARCELO, 2009; NÓVOA, 1992), publicações onde se afirma que a formação de professores é um processo que ocorre ao longo da vida, tendo e claro a concepção que esse processo pode evoluir quando o sujeito determina um processo de reflexão sobre o vivido. Segundo Borges e Reali (2012),

A partir do momento em que analisa, questiona e reflete sua própria prática, o professor se torna um importante agente para a efetivação de intervenções, inovações e práticas alternativas para sua atuação pedagógica. Quando concebida como um trabalho reflexivo, a formação continuada possibilita a crítica sobre as práticas, sendo o professor o investigador de sua própria prática. Ao assumir esse papel, ele se torna autônomo, sensível e atento à complexidade do espaço em que está inserido. (BORGES e REALI, 2012, p. 8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com