TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AOS PROCESSOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  26/5/2021  •  Artigo  •  4.889 Palavras (20 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 20

IPEMIG/FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS

MARCIONEDES DE SOUZA

A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

BELO HORIZONTE - MG

2020

MARCIONEDES DE SOUZA

A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AOS PROCESSOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

            Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao IPEMIG/Faculdade Batista como pré-requisito para obtenção do título de especialista em Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão.

BELO HORIZONTE - MG

2020

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo analisar a Gestão Escolar em relação ao processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, além de comparar as discussões de outros autores frente à problemática. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para coleta de dados foram selecionados cinco artigos científicos publicados em periódicos on-line entre os anos de 2010 á 2020. Recorremos a utilizar um quadro para identificar as obras que utilizamos para a análise de dados. Por meio dos resultados obtidos, percebemos que a Gestão Escolar se mostra sendo um fator importantíssimo para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos, que ambas quando atuam juntas podem oferecer resultados positivos para as instituições escolares que oferecem essa modalidade de ensino.

Palavras-Chave: Gestão Escolar. Educação. Ensino-aprendizagem.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO        6

2.1 – Gestão Escolar        6

2.2 – Processos de Ensino-Aprendizagem        7

2. 3 - Educação de Jovens e Adultos (EJA)        8

3. DESENVOLVIMENTO        11

3.1 - Métodos e Procedimentos        11

3.2 - Análises e Discussão de Dados        12

4. CONCLUSÃO        16

5. REFERÊNCIAS        17

1. INTRODUÇÃO

As escolas devem oferecer educação de qualidade, e utilizando as políticas públicas a favor desses processos. Favorecendo o desenvolvimento de todas as modalidades de ensino, as instituições escolares contam com a Gestão Escolar, responsável por determinar estratégias para alcançar os objetivos educacionais, além de ministrar áreas financeiras, pedagógicas entre outras.

Nessa perspectiva, compreendemos que a educação é direito de todos, onde o Estado conduz políticas educacionais que permitam que todos frequentem as escolas. Muitas pessoas não conseguiram concluir ou nem começaram seus estudos na idade certa. Pautado em oferecer uma nova oportunidade a essas pessoas a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que oferta ensino-aprendizagem para aqueles que não puderam concluir.  

É um dos principais assuntos que demandam reflexão para compreender o processo de educação. Os jovens e adultos buscam por conhecimento que possa manter ativo no mercado de trabalho. Compreendemos que essa modalidade de ensino necessita, assim como as outras de uma Gestão Escolar mais conceituada e que venha corroborar para o processo de ensino-aprendizagem.

Este artigo propõe fazer uma análise sobre a relação de uma Gestão Escolar com o processo de ensino-aprendizado da Educação de Jovens e Adultos. Pois, sabemos que ambas apresentam grandes benefícios quando caminham juntas. Durante a elaboração surgiram as seguintes hipóteses: como a Gestão Escolar pode beneficiar o processo de ensino-aprendizagem? Quais as discussões de outros autores sobre o tema? No intuito de compreender mais sobre as contribuições para a educação.

Destacamos que, com esse estudo futuramente poderemos desenvolver uma análise mais aprofunda do assunto, dessa forma, ampliando o debate na comunidade científica.

Para desenvolvimento do artigo utilizamos a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, os artigos foram encontrados em periódicos on-line publicados entre os anos de 2010 a 2020. Já para análise de dados foi feito um quadro para apresentar as obras utilizadas, e a discussão acerca com os argumentos dos autores.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 – Gestão Escolar

A Gestão Escolar é determinada como um conjunto de estratégias que o diretor da escola deve elaborar ao começo de cada ano letivo, segundo Oliveira e Menezes (2018). Nota-se que ela envolve diversas áreas das instituições escolares, como pedagógica, administrativa, financeira e comunicação. Observa-se “as pesquisas deixam uma lacuna a ser preenchida, sobre o cotidiano da gestão e dos sujeitos que compõem a comunidade escolar” (OLIVEIRA; MENEZES, 2018, p.3), ter conhecimento sobre o que é a Gestão Escolar facilita a compreensão de diversos âmbitos.

Surgido do latim a palavra gestão vem de gestione que se refere à ação e ao efeito de administrar, tomar decisões considerando as demandas de um ambiente, uma forma de organizar, planejar e dirigir os recursos de uma empresa, Garay (2011). Para o autor, a Gestão Escolar leva a pensar em compartilhamento de ideias, os indivíduos trabalham em prol do bom funcionamento da escola, e que as tomadas de decisões dão-se coletivamente por meio de discussões realizadas.

Ainda assim, pode-se considerar que a Gestão Escolar deve buscar conhecimentos e especializações para garantir melhores resultados. Podendo ser considerada como um sistema que agrega pessoas que tenham os mesmo objetivos, “considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões” (LIBÂNEO, 2007, p.324). O autor utiliza o termo Gestão Ascolar quando se referente à escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com