TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA FOTOGRAFIA

Por:   •  15/8/2017  •  Dissertação  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

A GLOBALIZAÇÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA FOTOGRAFIA

O Artigo em questão investiga e traz à tona o uso da fotografia de exclusão social como forma de comoção ditada das elites para as elites.  Porém essa comoção não resulta em uma conscientização plena ou ações para reverter a miséria, devido a apreciação ser focada na estética da fotografia, como podemos usar de exemplo a menina afegã (Sharbat Gula), que teve sua foto publicada na capa da revista National Geographics, em 1985.
        Sharbat Gula, foi fotografada em 1984, no Paquistão, por Steve McCurry, Sharbat era uma refugiada, onde fugia da guerra empreendida pelos soviéticos. Sharbat chamou a atenção de Steve pela sua beleza.
            Em 2002, Steve visitou Sharbat,        apesar da grande repercussão  da fotografia, 17 anos depois a “menina afegã” continuava vivendo em condições desumanas, marginalizada por um poder aquisitivo irrisório e sem condições para prover o sustento da família. Na época do reencontro, a National Geographics criou um fundo para ajudar a educação de mulheres e crianças afegãs, onde arrecada US$220.000,00 (duzentos e vinte mil dólares), porém pouco mudo, o cenário de exclusão continua o mesmo. Muitos conhecem a fotografia, mas pouquíssimos sabem reconhecer a pobreza da “menina afegã”.
        Conforme salienta MELO 2002, historicamente eventos de grande importância para o capitalismo tiveram forte conotação mercadológica e contribuíram para esse fosso de desigualdades.
        Os domínios da fotografia, que já começam pela posse de um grupo de privilegiados e que desempenham de conhecimento técnico e dinheiro para investimento na nova mídia, mantém uma relação singular na “Era da globalização”.
        Tendo em vista a análise desse artigo, verifica-se a utilização das imagens dos miseráveis por foto jornalistas e veículos de comunicação. O Sucesso desses trabalhos confere, certamente, grande lucratividade dos detentos das imagens, sem que os benefícios sejam revertidos para os indivíduos retratados ou para a classe que eles representam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com