TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gamificação em Propostas de Educação Infantil

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ESINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – 2º SEMESTE[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................09

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................12

1 INTRODUÇÃO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento legal homologado em 2017, assegura a promoção e o incentivo a educação, informando direitos e objetivos da aprendizagem e desenvolvimento da pessoa no contexto brasileiro.

Em seus termos, a BNCC estabelece 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas no processo de aprendizagem, com a finalidade de garantir os direitos estabelecidos na Constituição de 1988. Essas competências giram em toda aquisição de conhecimento, habilidades emocionais e questões éticas.

Por esse motivo, a BNCC influenciou as práticas pedagógicas, na medida em que todo o currículo pedagógico precisou ser repensado para se adequar as competências da BNCC. Diante desse cenário, viu-se a necessidade de analisar as transformações ocorridas na esfera educacional em decorrência da homologação da BNCC, particularmente no que diz respeito a sua relação com as tendências pedagógicas.

Dessa forma, a presente produção tem como objetivo articular as interfaces entre as competências da Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas. Portanto, para atingir tal meta, esta obra divide-se da seguinte maneira: (i) a relação entre a base nacional comum e as tendências pedagógicas, na qual se estabelece quais princípios podem ser abordados nas competências; (ii) apresentação de propostas que caminham em direção ao desenvolvimento de cada uma das competências da BNCC, em que é apresentado algumas atitudes pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento das 10 competências.  

2 DESENVOLVIMENTO

A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

        A BNCC é um documento que visa definir um conjunto de conteúdos essenciais de aprendizagem que todas as crianças devem desenvolver ao longo de sua carreira escolar. O BNCC leva em consideração a variedade de contextos que os grupos vivenciam em diferentes locais? Podemos decidir que uma criança do sul e uma criança do norte aprendem a mesma coisa e têm realidades tão diferentes? O documento está estruturado em dez habilidades gerais que os alunos precisam desenvolver.        Além disso, discute-se o arcabouço jurídico que levou ao estabelecimento da base. As bases pedagógicas enfocam o desenvolvimento de habilidades e afirmam que o termo tem dominado os currículos na maioria dos estados e municípios do país. Também discute a educação integral, os currículos e a igualdade educacional, conforme o documento.

        A BNCC também está sendo ajustado pelo regime de cooperação, e um dos destaques é a ideia de revisar a formação e a formação de professores. Como isso vai acontecer na prática? Para que possamos garantir uma prática de qualidade nesta nova ideia do BNCC, é necessário subsidiar os educadores com uma formação voltada para essa modalidade de ensino.

        A estrutura da BNCC está bem clara e objetiva. Na área da Educação Infantil, de acordo com os dois eixos estruturantes: interações e brincadeiras, apresenta seis direitos de aprendizagens e desenvolvimento. São eles: Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar; Conhecer-se. Considerando esses direitos de aprendizagem, a BNCC (2017, p.23) estabelece cinco campos de experiências. São eles: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, 16 relações e transformações.

        Em cada área de atuação, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento são definidos e divididos em três faixas etárias. Há um contexto histórico para a educação infantil na educação básica em que ela fala um pouco sobre o conceito de criança, intenção educativa, no qual aborda o papel do educador em garantir situações que favoreçam esse desenvolvimento nas práticas de multidão exercícios de Métodos. Por fim, são discutidos os campos de experiência para delimitar as metas de aprendizagem e desenvolvimento de cada faixa etária e a transição da educação infantil para o ensino fundamental.

        A BNCC complementa o DCNEI ao romper com a ideia original de garantir experiências e deixar a proposta aberta a instituições que pudessem organizar o currículo por centros, eixos, áreas, entre outros. O BNCC apresenta uma espécie de organização da área de experiência, sugerindo metas de aprendizagem e desenvolvimento para cada ciclo de idade, incluindo bebês e crianças pequenas que não apareciam em outros documentos, com tantos detalhes e clareza sobre a faixa etária.

        Ao ler o documento, constatamos que o conceito de educação infundida está alinhado com as mais recentes pesquisas e produções acadêmicas, principalmente no que diz respeito a bebês e crianças pequenas. Anos de luta para atualizar esse visual para essas crianças. Apesar da delimitação por faixas etárias aproximadas, o BNCC reflete sobre essa divisão e enfatiza: Esses grupos não podem ser vistos de forma rígida, pois existem diferenças no ritmo de aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, que devem ser levadas em consideração na prática educativa . (BRASIL, 2017, p. 42).

        Segundo a BNCC, as dez competências da educação básica devem ser levadas em consideração na elaboração de projetos e propostas pedagógicas a partir de novas perspectivas de aprendizagem. Esses projetos e propostas serão, por sua vez, objeto de estudos e análises de educadores em busca de redesenho e utilização de materiais didáticos, matrizes de avaliação e exames nacionais. Nesse sentido, o BNCC reafirma a experiência com as competências anteriormente conferidas pela LDBEN. Para compreender esta realidade, é necessário refletir e ao mesmo tempo questionar quais os fundamentos teóricos que inspiram a base, especialmente aqueles que tratam da análise das tendências que estão presentes neste documento normativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (259.2 Kb)   docx (158.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com