TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental (SGA)

Por:   •  2/6/2015  •  Artigo  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

1)Um sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, praticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a politica ambiental. O objetivo principal do SGA é controlar sistematicamente o desempenho ambiental, promovendo sua melhoria continua.

Considerando essa perspectiva, redija um texto dissertativo, com 10 linhas, abordando os seguintes aspectos:

a)implantação de um SGA

b)benefícios potenciais de um SGA

 A implantação de um SGA é muito importante no gerenciamento de uma empresa, pois ela contém elementos importantes para identificar os aspectos significativos relativos ao meio ambiente que a empresa pode influenciar e controlar. A implantação de um SGA envolve vários elementos, tais como uma politica da qualidade ambiental, um programa de gerenciamento ambiental, a definição de procedimentos, o estabelecimento de objetivos e metas que suportem a politica ambiental, entre outros.

Com a implantação de um SGA as empresas e os clientes terão muitos benefícios potencias.

As empresas terão os seguintes benefícios:

-Assegurar o cumprimento da legislação

-Redução de riscos referentes a acidentes ambientais

-Reduzir os desperdícios do uso de recursos naturais

-Reduzir os efluentes e o custo com o seu tratamento

-Melhoria da imagem da empresa em relação à performance ambiental

-Redução dos custos com seguro, entre outros benefícios.

Os clientes terão os seguintes benefícios:

-Confiança no produto fornecido pela empresa

-Confiança de que a empresa da prioridade ao meio ambiente

-Terá mais informações sobre a empresa quanto os aspectos ambientais, entre outros benefícios.

Mas o maior beneficio do SGA é o compromisso ambiental da empresa com a demonstração a seus clientes da importância do meio ambiente no contexto empresarial.

Portanto a implantação do Sistema de Gestão Ambiental é muito boa, pois ela é um meio de conquistar uma qualidade ambiental desejada, atingindo sua meta ao menor custo.

2) Qual é o impacto da ISO 14001 nos negócios?

Ás empresas com a ISO 14001 implantada terá mais sucessos nos negócios, terá uma vantagem competitiva em relação às demais, os produtos amentará a proteção ambiental e reduzira os desperdícios. As seguradoras já passam a avaliar os riscos de acidentes ambientais na estipulação de prêmios de seguros. O consumidor dará prioridade a produtos que não afetam o meio ambiente de forma danosa, então as empresas com a ISO 14001 implantada terá essa vantagem.

A ISO 14001 permite que a empresa demonstre que tem preocupação com o ambiente, apesar da norma ser voluntária, o mercado passará a exigir a sua utilização. A sua implantação também proporcionará economias para as empresas, através da redução dos desperdícios e do uso de recursos naturais, e, além disso, ela foca muito na melhoria continua da empresa.

3) A minha empresa precisa implantar a ISO 140001?

Para decidir é preciso responder as questões:

  • Vai melhorar o desempenho ambiental?

O gerenciamento ambiental proposto na ISO 14001 não se baseia em uma estratégia ambiental moderna, o que pode levar as empresas a um baixo desempenho ambiental e a prejuízos na imagem institucional. O modelo proposto na norma tem como foco o atendimento à legislação, o gerenciamento dos resíduos gerados e a administração dos impactos ambientais da atividade (enfoque "fim de tubo"). Do ponto de vista econômico, o resultado é péssimo, pois são muito elevados os custos com tratamento e destinação final de resíduos; com desperdícios de matérias-primas e insumos; com penalidades, seguros e indenizações relativas a um alto risco ambiental. Do ponto de vista ambiental, o desempenho é baixo, não havendo resultados expressivos que possam fortalecer a imagem da organização perante uma sociedade cada vez mais consciente da importância do desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com