TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Gualidade

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL– N1GQA

ALDA DO CÉU FERREIRA  - 216062013

JOSÉ ROBERTO DA SILVA - 213122013

MARIA DO SOCORRO FERREIRA SANTOS - 210902013

PORTFÓLIO 1

                                              GESTÃO DA QUALIDADE

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

PORTFÓLIO 1

                                                GESTÃO DA QUALIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão de Produção Industrial da Faculdade ENIAC para a disciplina de Curso Gestão da Qualidade

Prof. Domingos Raimundo Texeira Consalves

Guarulhos

2013

[pic 2]

Respostas

1.

a) As diferentes eras da qualidade do grupo Gerdau foram de 1980 a 2005.

b) Para o grupo Gerdau, qualidade é um valor da organização. Sua política da qualidade é satisfazer a necessidade dos seus clientes, praticando qualidade em tudo que faz e melhorando continuamente seu processo.

2.

Historicamente, a preocupação com Qualidade existe desde que o homem começou a manufaturar, já na pré-história. Porém podem-se distinguir quatro eras básicas do desenvolvimento da qualidade. De acordo com Mello (2011), são elas:

a) Processo de Inspeção: Foi à primeira atividade regular formal adotada na empresa como processo de controle da qualidade, a partir do surgimento da produção em série (início da administração científica). Conformidade do produto com um padrão e inspeção do produto acabado, sem análise do processo. Tinha fins apenas defensivos, não atacando as causas dos problemas.

b) Controle Estatístico da Qualidade: Tem como marco inicial experiência realizada pelo estatístico Walter Andrew Shewhart (década de 30). Tem como base o acompanhamento e avaliação da produção diária, com controle estatístico das probabilidades de variações em um padrão, e determinação de flutuação aceitavam. Surgem aqui as técnicas de amostragem baseadas em estatísticas.

c) Garantia da Qualidade: Foco na prevenção de defeitos, envolvimento e integração de todos os setores da organização. A preocupação com as causas fez com que as empresas percebessem que o controle de qualidade teria de envolver fatores externos e quantificação de custos da não qualidade. Criação de sistemas de qualidade e o surgimento do conceito de qualidade total (após a segunda guerra mundial por intermédio da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros – JUSE, Deming e Juran).

d) Gestão da Qualidade Total: Foco na gestão, envolvimento integral da empresa e surgimento das normas ISO. Agora a qualidade passa a ser uma arma agressiva de concorrência. O cliente passa a participar diretamente na própria definição da Qualidade na empresa (Depois da década de 60, por intermédio de Deming, Feigenbaum, Juran, Maslow, Ishikawa, McGregor, Herzber e Vicente Falconi).

Nós escolhemos a empresa do nosso projeto integrador a LIONS, pelo fato  de que ela combina estas quatro eras básicas da qualidade

3.

Deming (suas contribuições são baseadas no uso de técnicas estáticas para reduzir custos e aumentar a produtividade e qualidade).

- Criar uma Constancia de propósito de melhorar  produtos e serviços.

- Acabar com o sistema de compras baseado apenas no preço.

- Melhorar constantemente o sistema de produção e serviço.

- Retreinamento continuo.

- Implementar métodos modernos de treinamento no trabalho.

Juran: Suas contribuições foram na definição  e organização dos custos da qualidade e no enfoque da qualidade  como uma atividade administrativa.

Para garantir o modo de execução da função da qualidade que ele propôs 3 atividades.Planejamento da Qualidade, Controle da Qualidade, Aperfeiçoamento da qualidade.

Juran: A qualidade é o atendimento das especificações ou ausência  de falhas, ele acreditava na formação de equipes para a solução de problemas na etapa que eles surgissem.

Deming: Acreditava que a qualidade deveria ser vista por todos em todos os processos  e etapas desde o inicio.  

4.

TQC: Significa Controle  Total da Qualidade (TOTAL QUALITY CONTROL) é um sistema de gestão que compreende 3 fatores:

- Condução de Controle de Qualidade

- Participação Global

- Condução do Controle de Qualidade de forma integrada satisfazendo o cliente.

Empresas com TQC:

- Alfa Laval – Empresa de controles térmicos e fluidos

- Facchini S.A – Empresa de implementos rodoviários

5.

 ISO 9000 é um padrão de referência internacional para implantação da gestão , garantia e sistema da qualidade, através da definição dos requisitos necessários para que uma organização tenha uma certificação garantindo que padrões de qualidade sejam mantidos em todas as áreas da organização através de sistemas da qualidade, controlados pela documentação da qualidade e envolvendo diversos tipos de normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com