TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização e seus efeitos no Brasil e no mundo

Por:   •  20/4/2018  •  Dissertação  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

A globalização e seus efeitos no Brasil e no mundo

A globalização pode ser definida de diversas maneiras dependendo da época em que é analisada, já que ela adquiriu diversas características e passou por transformações e crescimento no decorrer do tempo, até chegar ao que é hoje. De modo geral, podemos definir a globalização como sendo um processo que visa unir os países buscando um crescimento econômico e tecnológico, e uma cultura homogeneizada. Contudo, para alcançar tais objetivos a globalização acabou interferindo na política e no poder do estado, além de afetar diretamente a produção da identidade nacional dos países representando, até mesmo, um risco na visão de alguns para os países com identidade já definida. Outro problema é que a globalização não atingiu e não atinge até hoje os países de forma igualitária, o que acabou por proporcionar um desenvolvimento desigual destacando assim as desigualdades sociais e econômicas.

No período inicial onde a globalização buscava essencialmente o crescimento econômico por meio do capitalismo, as fronteira entre os países foram “derrubadas”, passando a haver uma grande concorrência comercial. Logo, as indústrias passaram a buscar os menores custo de matéria prima e produção para aumentar o lucro, o que levou a uma grande exploração de países pobres e pouco desenvolvidos. Um bom exemplo é o Brasil, onde podemos dizer que a globalização chegou junto com os europeus, que ao notar que os nativos era um povo pouco desenvolvido se autodenominaram “senhores das terras” e trouxeram para o território brasileiro suas indústrias e tecnologias, além de escravizarem os nativos e explorarem os recursos naturais dos quais o país era rico. Consequentemente, nesse período com a desvinculação das indústrias com o estado, o mesmo perdeu poder e passou a interferir cada vez menos na economia.

Com o crescimento econômico e industrial a globalização atingiu uma nova fase, proporcionando também um facilitado acesso as tecnologias entre os países o que desencadeou um rápido avanço tecnológico tanto nas áreas industrial, comercial e de comunicação. Essa fase trouxe ao Brasil alguns benefícios como a industrialização e a geração de empregos ainda que em condições precárias, além de passar por uma grande imigração de diversos povos.

O desenvolvimento tecnológico, principalmente, na área da comunicação causou um “alongamento do espaço”, as pessoas que antes viviam e morriam dentro de suas limitações territoriais e culturais, passaram a ter acesso e contato aos povos e as culturas do outro lado do mundo. Com a criação de telefones, fax e, posteriormente celulares, computadores e, principalmente, a internet as pessoa passaram a estar conectadas com o mundo, uma ação ou decisão tomada no Japão, por exemplo, passou a ser acessível a qualquer pessoa do mundo, a qualquer hora, em qualquer lugar, além de ter repercussão e importância em todos os países, afetando aspectos políticos, culturais e sociais. Logo, passou a haver uma padronização na cultura dos países, que passaram a integrar outras tradições as suas tornando assim, manifestações tradicionais cada vez mais raras e afetando diretamente a criação e produção da identidade nacional de cada Estado. Entretanto, o aceso a tais avanços tem um preço alto o que, mais uma vez, cria uma exclusão dos países mais pobres que continuam a ter dificuldades para se desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com