TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Por:   •  1/11/2017  •  Monografia  •  6.303 Palavras (26 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 26

ESCOLA ESTADUAL DIB AUDI

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

MARIANA CAROLINE ROCHA MARTINS

PAMELA DA SILVA FRANCISCO

SÃO PAULO

2016

ESCOLA ESTADUAL DIB AUDI

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Esse trabalho foi realizado com exigência

final para conclusão do Ensino Médio sob

orientação do professor Antônio Carlos.

SÃO PAULO

2016


Epígrafe

“Matemática não é apenas números, e sim envolve letras e toda a capacidade que o ser humano conseguir expressar, portanto é um instrumento poderoso nas mãos daqueles que a sabem usar.”

Mariana Rocha

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, pois ele nós concedeu a oportunidade de fazer este trabalho, agradecemos aos professores e a escola E.E. DIB AUDI por ter nos ajudado e ter passado todos os seus conhecimentos para está grande oportunidade de preparação para nossa formação, esperamos que todos que passar pelo DIB AUDI aprenda todos os conteúdos que conseguimos aprender como as atividades, apresentação, projetos e os conteúdos de modo geral que vão ficar sempre na memoria e o mais importante, a participação da formação do nosso aprendizado no decorrer destes anos.

Sumário

Resumo        6

Introdução        7

CAPÍTULO I        8

1.0      História da Matemática        8

CAPÍTULO II        11

2.0      Se aprofundando na Matemática        11

2.1      Bases Numéricas.        11

2.2      Calendário Egípcio        13

2.3      Geometria        14

2.4      Como surgiram o número zero        15

2.5      Equações        15

2.6      Logaritmos        16

2.7      Origens das Probabilidades        16

CAPÍTULO III        18

3.0      A matemática em nosso cotidiano        18

3.1      Matemática na Culinária        18

3.2      Matemática no Esporte        20

3.3      Matemática na música        22

3.4      Matemática na Arquitetura        24

Conclusão        27

Bibliografia        28


Resumo

Os conhecimentos Matemáticos permaneceram na história, por ter acontecido há muito tempo, porém ainda são utilizados todos os dias em coisas diversas e banais. Os materiais utilizados antigamente eram frágeis e por esse motivo não ficaram marcados até o dia de hoje, após muitos estudos surgiram os símbolos através de alguns estudiosos. Depois de muito tempo a Matemática começa a ter seus estudos aprofundados, e com isso todas suas descobertas vem sendo usados até hoje. A         Matemática é vista por muitos com grande dificuldade, porém, a maioria dos professores se esforça para que seja absorvida e praticada de maneira correta. A Matemática vem de muitos anos e cada vez mais se modernizando e fazendo novas descobertas, com novos meios de estudo, crescimento tecnológico, é possível estudá-la com melhor e maior desenvoltura. O principal objetivo é a introdução da Matemática, de maneira que todos que a estudam compreendam, pois é essencial em nossas vidas, no cotidiano, pois já vem sendo usada desde muito tempo. Era usada pelos babilônicos e egípcios, mas apenas para suas necessidades básicas. Nesse período a Matemática não era utilizada para o conhecimento mesmo assim ela possui diferença como a grega da babilônica e egípcia. Os gregos a usavam como ciência e com as dificuldades que tiveram para estudar problemas relativos ao infinito eles se destacaram na geometria. Já podemos observar a importância da Matemática desde os tempos antigos.

Introdução

Neste trabalho apresentaremos como a Matemática surgiu e como ela é utilizada em nosso cotidiano. A Matemática é uma ciência que trabalha com os números e com cálculos. Ela surge quando o homem começa a conhecer a linguagem dos números, a partir disto ele começa a utilizar para facilitar a vida e organizar a sociedade. A Matemática começa ser usados pelos egípcios nas construções de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Após alguns anos, os gregos antigos começam também a desenvolver seus conceitos da Matemática. Na atualidade, a Matemática está presente nas mais diversas áreas da nossa sociedade como, por exemplo, em nossa arquitetura, informática, medicina, física, química, música, gastronomia, esporte entre outros. Pode-se dizer que em tudo que olhamos sempre haverá Matemática envolvida.

 

        

        

CAPÍTULO I

1.0      História da Matemática

A história da Matemática é muito complexa, existem milhares de versões de como a Matemática surgiu, pois nem todas as informações chegaram até os pesquisadores, sendo assim difícil saber exatamente onde começou a Matemática e como era naquela época, ou data certeira do surgimento. Entenda se que a Matemática surgiu quando o homem (nas épocas primitivas) deu se conta da linguagem de números, o básico de somar subtrair e dividir, por exemplo: quando o homem primitivo deu se conta de que se ele tivesse um X valor de alimentos e outro X valor maior de pessoas talvez aquela quantidade de alimento não desse para todos, surge ai o entendimento de valores, nenhuma fonte exata diz quando surgiu a Matemática em si, porém tem se como conhecimento de que desdás épocas primitivas já vem se usando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (730.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com