TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA MÚSICA

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA MÚSICA – Grupo 5

• (Qual o período das obras executadas? PORQUÊ?) (Poderíamos atribuir essas obras a quais compositores? PORQUÊ?)  (Quais as principais características de cada obra? PORQUÊ?)

ÁUDIO 1: (Baixa Idade Média XI-XV). Organum melismático do compositor Leonin, pois possui uma polifonia vocal à 2 vozes, sendo a segunda voz, o tenor, executando notas longas para sustentação da voz principal (vox organalis) que por sua vez se desenvolvia suavemente através de notas curtas executadas acima do tenor, os melismas. Léonin inseria em seus organa uma parte conhecida como clausula, onde o estilo contrapontual (descante) era utilizado.

Léonin usava um cantochão de estilo silábico, isto é, de uma nota para cada sílaba, e aumentava os valores das notas de forma que elas talvez fossem tocadas, em vez de cantadas, sendo esta a parte do tenor.

Acima dessa linha, ele compunha um duplum, com notas mais rápidas e com ritmos tirados das danças e da poesia. Léonin inseria em seus organa uma parte conhecida como clausula, onde o estilo contrapontual (descante) era utilizado.

ÁUDIO 2: (Final da Idade Média). Rondeux de Guilherme de Machaut, uma vez que possui contraponto imitativo com ênfase na imitação entre vozes.

ÁUDIO 3: (Renascimento). Homofonia de Monteverdi, uma vez que possui carácter polifônico com padrões rítmicos identicos entre as vozes.

ÁUDIO 4: (Barroco). Fuga em sol menor de Bach. Pois é caracterizada por sua polifonia instrumental, contendo duas melodias que caminham e/ou se movimentam na mesma direção.

ÁUDIO 5: (Baixa Idade Média).  Moteto Magnum Mysterium do compositor Giovanni Pierluigi da Palestrina, caracterizado por sua polifônia vocal de carácter sacro.

ÁUDIO 6: (Barroco Tardio). Contraponto Imitativo. Concerto Grosso de Vivaldi. Tratra-se de uma obra instrumental na presença de um baixo contínuo, com várias vozes executando a mesma melodia.

Fazer os demais dessa forma....

Boa noite galerinha, pelo que muito estudamos, o áudio 1 remete ao Organum melismático do compositor Leonin. Sinceramente o que mais  me chama a atenção  é a polifonia vocal à 2 vozes, a qual sabemos que é distribuída em tenor (segunda voz), notas longas, responsável pela sustentação da voz principal (vox organalis), e que por sua vez é formada por notas curtas executadas acima dele, do  tenor no caso. A essas notas curtas passaram a ser denominados os melismas. Sem falar que o Léonin era conhecido por inserir em seus organa uma parte conhecida como clausula, onde ele utilizava o estilo contrapontual (discante). Creio que tem mais coisa, mas por hora é isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com