TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HOMOFOBIA

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

REDILMA LOPES TORRES JARUZO

HOMOFOBIA

[pic 3]

Patos

2013

REDILMA LOPES TORRES JARUZO

HOMOFOBIA

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em  Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas   de Ética, Ppolítica e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I

Profs: Márcia  Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Patos

2013

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ................................................................................................3

2-Diversidade e homofobia do passado até os tempos atuais...............................4 

2.1 – Diversidade e homofobia do passado até os tempos atuais..........................5

2.2 - Diversidade sexual, homofobia e religião.......................................................5

2.2.1 -Diversidade sexual, homofobia e religião.....................................................6

2.3-Homosexualismo como doença........................................................................6

2.4 Perseguição, heterossexismo e homofobia.......................................................6

2.4.1- Perseguição, heterossexismo e homofobia...................................................7

2.5-Violência contra homosexuais...........................................................................8

2.6-Comportamento Homofóbico.............................................................................8

2.6.1- Comportamento Homofóbico.........................................................................9

2.7- Princípios da Liberdade....................................................................................9

3 - Considerações Finais .......................................................................................10

4 – Referências ......................................................................................................11

 1- INTRODUÇÃO

Ao longo de muitos anos a sociedade brasileira vem se transfomando  nos mais diversos  conceitos entre eles o  familiar e de relacionamentos amorosos,a cada dia cresce também o número de pessoas com preferencias sexuais diversificada. Este trabalho apresenta uma breve discursão a respeito da homofobia e diversidade sexual e a partir da leitura pode-se conhecer a reação da nossa sociedade diante do assunto abordado, a dificuldade de muitos em aceitar as diferenças, e também como as famílias reagem a essa questão.

É preciso falar sobre a homofobia e a diversidade sexual, pois significa reconsiderar novos modelos culturais, uma vez que desde pequenos conhecemos valores muitos conservadores que nossos pais receberam de seus antepassados e nos repassaram. Ser diferente em meio a estes valores não é nada fácil, sempre terá alguém para julgar e discriminar.

Os homossexuais no passsado foram torturados e consderados como pessoas doentes, sem dignidade, hoje muitos anos se passaram e ainda continuam sofrendo, todos os dias em nosso país homosexuais são vítimas de preconceito e violência. A homofobia assim como qualquer preconceito impede a independência intelectual de qualquer pessoa humana, ou seja, subtrai sua liberdade relativa diante do ato de escolha, ao deturpar e, consequentemente, restringe a margem real de alternativa do ser humano. 

 No entanto não podemos ficar apáticos diante dessa situação, pois todos têm direito de escolha seja sexual, religiosa, cultural etc. Temos direito de sermos diferentes e sermos respeitados do jeito que somos.

"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração, sorrir às pessoas que não gostam de mim, para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam calar-me para ouvir, aprender com meus erros, afinal, eu posso ser sempre melhor! Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, Para que eu possa acreditar que tudo vai  mudar ,ao abrir minhas janelas para o amor. E não temer o futuro. A lutar contra as injustiças. Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo. Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade. Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar”.                   Charles Chaplin

2-Diversidade e homofobia do passado até os tempos atuais.

A existência de sexualidades heterodoxas não é uma marca do mundo contemporâneo. Desde tempos ancestrais pessoas do mesmo sexo se atraem; na antiga Grécia, por exemplo, era habitual o relacionamento entre homens, pois era um hábito cultural jovens passarem uma tempo de sua vida ao lado de um filósofo mais velho, que lhes passaria conhcimentos sobre  filosofia,  da arte dos combates  e sobre amor. Neste tempo, portanto, não existia preconceito com relação a este modo de interação sexual, pois este tipo de união não era considerada anormal, pelo contrário era insentivada pelas assembléias desta sociedade.

“O grande desafio da diversidade sexual é fazer-se compreender pela sociedade, não como uma ameaça, mas como uma pluralidade existente na condição humana que enriquece o mundo. No fundo, as pessoas querem ser elas mesmas, reconhecidas e aceitas pelos outros.” Padre Luíz Correa Lima3

Em Roma os relacionamentos homossexuais, eram permitido desde que fosse entre um escravo e um romano,  este relacionamento não era bem visto pela sociedade romana e ainda era punido com uma multa se fosse entre um romano com um homem comum, livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com