TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hepatite A e E

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

As hepatites A e E, provocam inflamação no fígado, fazendo com que ele inche, e têm características clínicas semelhantes. Sua alta incidência ocorre em países onde as condições sanitárias e socioeconômicas são inexistentes ou inadequadas.

São infecções de curto prazo que se curam sem tratamento, e quando uma pessoa se recupera delas, não pode ser contaminada novamente. Pessoas com hepatite A ou E frequentemente não apresentam sintomas.

Com o objetivo de ponderar algumas questões sobre estas doenças, realizamos o presente estudo.

Hepatite A:

A infecção é causada pelo vírus da Hepatite A e uma vez infectada a pessoa fica imune a doença permanentemente. Pode ser que haja manifestação do vírus ou não.¹ O vírus começa a ser eliminado através das fezes, num período de dez dias após a infecção. A transmissão do vírus é através da ingestão de água e alimentos contaminados (frutos do mar crus ou mal cozidos merecem atenção especial dentre os alimentos possivelmente associados à transmissão do vírus), desobediência em relação às regras de higiene (nesse aspecto as crianças são mais vulneráveis por não terem a devida preocupação com a higiene) e a principal maneira de transmissão é de uma pessoa para outra.

A infecção por esse vírus é vista em qualquer lugar do mundo, porém dependendo do lugar ele atinge alvos diferentes, por exemplo, em regiões onde não há saneamento básico adequado (normalmente países em desenvolvimento)² grande parte do contágio da hepatite é por meio de enchentes e alagamentos, onde pessoas que moram perto de rios, córregos, ou mesmo filetes de água, devem redobrar a atenção, pois estes se tornam uma ameaça em dias de tempestades. O Brasil se enquadra nas regiões onde há deficiência no sistema de saneamento básico.

Para a Hepatite A temos como formas de prevenção a vacina, porém são encontradas somente em serviços privados de imunização. É indicada para crianças acima de dois anos de idade, pessoas que trabalham com crianças, pessoas que irão viajar para locais com alto risco de transmissão, a vacina deve ser tomada em duas doses com intervalo de seis meses, no caso das pessoas que irão dirigir-se aos locais de risco a primeira dose deve ser tomada pelo menos quinze dias antes da viagem, devemos tomar os devidos cuidados com a higiene pessoal, além de utilizar água clorada ou fervida e ter cuidado no consumo de alimentos cozidos.

Quando há infecção pelo vírus da hepatite A podem aparecer algumas manifestações, são elas: febre, mal estar, perda de apetite, náuseas, vômitos e fadiga. Outras maneiras de manifestações diferem entre adultos e crianças, por exemplo, a icterícia mais comum nos adultos e a diarréia mais comum nas crianças.

O diagnóstico do paciente com hepatite A não é tão importante para o tratamento, mas sim para diferenciar o tipo de hepatite que ele teve e comunicar ao Centro Municipal de Saúde mais próximo, para que medidas sejam tomadas e o número de casos na população não aumente.³

Não há um tratamento específico, recomenda-se repouso¹²³, não é necessária uma dieta (o paciente pode se alimentar de acordo com o apetite) e a volta às atividades deve ser feita aos poucos. Tomando as medidas corretas, a pessoa infectada se recupera completamente e o vírus é eliminado.

Hepatite E

Causada pelo vírus VHE, a hepatite do tipo E é uma doença infecciosa viral, sua transmissão é fecal-oral, através da água ou alimentos contaminados pelo vírus, a transmissão através de contato entre indivíduos não é comum. Assim como os outros vírus da hepatite, geralmente não apresenta sintoma. Porém, quando ocorrem, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoou e/ou vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes claras, febre e urina escura, que costumam aparecer entre quinze e sessenta dias após o contato com o vírus.

“A transmissão da hepatite E está diretamente ligada a infraestrutura de saneamento básico, por este motivo sua ocorrência é mais comum em países onde a infraestutura é inexistente ou inadequada. Saneamento básico e higiene pessoal parecem ser as melhores medidas de prevenção. No Brasil não se faz o diagnóstico porque não se investigam ainda adequadamente as hepatites, especialmente os surtos.” 4

A hepatite E não tem tratamento específico, mas existem medidas terapêuticas que visam diminuir a intensidade dos sintomas. 5 A alimentação vai ocorrer de acordo com o apetite e aceitação do indivíduo, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido, é necessário repouso e a volta às atividades normais aos poucos. Assim como a hepatite A a recuperação é completa e o vírus é eliminado do organismo.

ATUAÇÃO DAS AUTORIDADES

O Governo atua com campanhas informativas sobre as doenças e podemos contar também para participar dessas campanhas com o auxílio de ONGs. São medidas importantes de prevenção, pois ensina a população as maneiras básicas de agir e evitar a infecção, porém é pouco, deve-se ir além, melhorando as condições de moradia e infraestutura em saneamento básico.

A Vigilância Sanitária tem um papel fundamental no controle desses tipos de hepatite, ela atua fiscalizando e interditando locais de possível fonte de infecção, como ocorreu em uma escola no bairro de Mangaratiba no Rio de Janeiro, onde constataram diversos casos de hepatite A em crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com