TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Política de Goiás

Por:   •  23/3/2020  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 2

Formulário para Atividade Online – AO 04

Nome da Disciplina:

História Política de Goiás

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Jean Carlos Ferreira Lima

Polo:

Araguapaz

Professora:

Patrícia Simone de Araujo

Aline Beatriz Xavier dos Santos

Turma:

A

Texto dissertativo-argumentativo/ envio de tarefa

Com base no texto, As imagens de Goiânia na literatura mudancista de autoria de Eliézer Cardoso de Oliveira (2004), construa uma resenha, com no máximo duas páginas. Lembre-se que de acordo com Antônio J. Severino, no seu livro Metodologia do trabalho científico (2007), a resenha tem uma a seguinte ordem:

a) a referência (dados bibliográficos do livro) da obra resenhada; (0,1 ponto)

b) os dados bibliográficos do autor (informar sobre sua formação acadêmica, experiência profissional e principais publicações no campo científico da obra resenhada); (0,3 ponto)

c) exposição sintética do conteúdo; (0,5 ponto)

d) Comentário crítico (trata-se de uma discussão importante? Por quê? Traz alguma contribuição? Para quem? Quem deve lê-lo?); (1,0 ponto)

e) referências bibliográficas. (0,1 ponto)

Sobre o autor:

Eliezer Cardoso de oliveira, pouco se encontrou sobre o referido. Oque se sabe, que o mesmo é doutor em sociologia e Professor do Curso de História e do Mestrado em Território e Expressões Culturais do Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis. Autor dos livros: História Cultural de Goiânia (ALTERNATIVA, 1998) A estética da catástrofe (PUC-Go, 2008), Chacinas, Combates & Massacres (PUC, 2012).

No texto as imagens de Goiânia na literatura mudancista Possibilidades advindas com a historial cultural Goiana, trata a valorização das diversas interpretações do que real e do que passa a considerar próprio real, do modo que a representações de finalidade de discursos pragmáticos, pois são construídos num tempo concreto e por determinados grupos sócias para legitimar suas posições. O autor usa como objeto de analise a transferência da capital goiana da cidade de Goiás “velho” para Goiânia

Fala sobre interpretações de discursos a partir de um real idealizado e de um real legitimado. Pois a forma de representação que as pessoas possuem do passado, podem ser explicada pelas ciências que têm por objetivo a cultura. Onde o pressuposto básico é que seriam neutras, na construção de um discurso, impõe autoridade, legitimam e ate justificam escolhas e condutas do próprio individuo.

O texto é dividido em subcapítulos. Relatório sobre a conveniência da mudança da capital; Como nasceu Goiânia; Goiânia documentada e Goiânia global; A literatura mudancista e o saber moderno; A imagem de Goiânia nas obras acadêmicas como saber moderno; As obras acadêmicas como texto cultural; As imagens de Goiânia na literatura; A imagem de Goiânia nos romances; A imagem poética de Goiânia; Literatura: assumindo a ambiguidade.

Para corroborar seu texto Eliezer Cardoso de Oliveira utilizou de autores como: BOLLE (1994); FERRARA (1993); BAKHTIN (1997); APUD BRASIL (1942); WHITE (1994) entre outros.

REFERENCIAS: Eliezer Cardoso Oliveira  As imagens de Goiânia na literatura mudancista. CHAUL, N.F; SÉRGIO, L. (Orgs). In: Cidades dos sonhos: desenvolvimento urbano em Goiás. Goiânia: UFG, 2004 (p. 137-202).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (66.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com