TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação e da Pedagogia

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade Anhanguera do Rio Grande[pic 1]

Pedagogia – História da Educação e da Pedagogia

ATPS de História

Tutora: Aline Bonilha

Aladineti: 6981467910

Conceição: 6950487440

Luciane: 8137749558

Vera: 6751343202

                                Rio Grande-RS,  24 de abril de 2014.

                                           

Introdução

         Estudar sobre a História da Educação escolar no Brasil, nos incentiva a ter um olhar crítico em relação aos fatos históricos e, nos responde se, o processo de mudança é indissociável, ou não, dos relatos da humanidade ao longo do tempo.

Etapa 1

“A preservação da memória histórica a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares”

        Tem-se como entendimento da memória: Um elemento fundamental para se identificar a cultura de cada indivíduo e da sociedade como um todo. Nos grupos mais tradicionais e de bons resultados ela deve ser respeitada e valorizada. Conservar a memória de uma sociedade não significa congelá-la de modo a não deixar que ela se desenvolva através de novas pesquisas e novas informações, mas, manter pilares que constituem conhecimentos e identidades. A final, de que adiantaria apreender conhecimentos através do estudo da história se esses com o tempo devessem ser descartados.

        Conforme avançam os estudos da ciência e da tecnologia, se constituem novos paradigmas e valores, é comum achar que os estudos anteriores se tornem obsoletos. Isso faz com que o homem afaste - se de sua memória cultural e de suas tradições, desvinculando-se de suas raízes, ele não deve apenas entregar – se a uma realidade histórica prática e atual, deixando, assim, de participar das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, faltam-lhe informações que dão sentido aos conhecimentos, podendo ser pego facilmente, para manipulação e dominação.

       A situação sobre história no Brasil ainda é mais difícil, há bem pouco tempo o Brasil contava com bem poucos historiadores de importância, segundo o professor Casimiro dos Reis Filho, em obra publicada em 1971. “Somente depois de realizados estudos analíticos capazes de aprofundar o conhecimento da realidade educacional, tal como foi sendo constituída, é que poderá ser elaborada uma história da educação brasileira” de um jeito mais sistemático.

Toda sociedade é dotada de acontecimentos culturais que são passados ao longo do processo histórico. Essa evolução acontece de uma geração para outra por meio de artefatos místicos, éticos e religiosos, marcando sua forma de pensar e agir. Em resumo o processo evolutivo de um povo se dá por meio do conhecimento de sua história.

O passado que não está nos livros de história

        O relato das experiências de vida de pessoas comuns mostra que não existem só as versões de reis, rainhas, políticos e heróis. A escola é um dos lugares mais propícios para dar voz a essas novas fontes. Se isso não fosse uma verdade, se só os papéis, os arquivos escritos fossem comprovações fidedignas o que seria da memória das sociedades indígenas, sem papéis, valem as lembranças dos mais velhos, transmitidas oralmente aos mais jovens da única forma possível de relato do passado.

        O Bairro e a cidade, segundo os moradores.

       

        Foi difícil para a Escola Municipal Therezinha Pimentel,  em Santos (SP) , encontrar informações sobre o bairro onde está instalada.” Parecia que a história não tinha subido o morro”, brinca a professora Marta Ramos Cabette. Mas, um convite para que a Dona Maria Alexandre Fernandes visitasse a uma turma abriu a todos uma janela do passado. Avó de uma aluna dona Maria de 68 anos, é bordadeira desde os sete. “Aprendi o ofício com minha mãe, uma imigrante que trabalha dia e noite para sustentar a casa”. Além de descrever sua arte, ela falou sobre a chegada e a vida dos portugueses que ocuparam o bairro no começo do século X X.

        Para a reconstituição do passado os relatos não são sempre os mesmos em todos os tempos e em todos os lugares.

        Através de experiências coletivas, as vivencias ao longo do tempo informam situações diferentes de como a história de cada geração é recontada. Na reconstituição da história, cada povo com interesses diferentes e a política, acaba modificando o meio de vida da sociedade nos fazendo repensar os pontos positivos e negativos de cada época, resgatando através dos tempos o aperfeiçoamento dessa cultura e das experiências que nos faz compreender o presente o passado e o futuro.

         

     

       

[pic 2]

Salvador Dalí, Persistência da Memória (Persistance de la mémoire, 1931), óleo sobre tela, 24 x 33 cm,
Nova Iorque, The Museum of Modern Art. Um “delírio comestível”, nascido de um sonho que o pintor teve de um camembert escorrendo (que representa o tempo, que come e também se come). O relógio no centro da tela parece aludir a uma sela sobre um cavalo branco ou, no tema que nos interessa, um chapéu na cabeça de um homem com bigode, esbaforido, com a língua para fora, exaurido e angustiado por sentir que sua memória se esvai (e derrete como um queijo camembert). Um homem sem memória é como um relógio que se derrete... Há alguma imagem do século XX mais significativa sobre a perda da memória do homem contemporâneo que esse genial quadro do pintor catalão? - See more at: http://www.ricardocosta.com/artigo/historia-e-memoria-importancia-da-preservacao-e-da-recordacao-do-passado#sthash.7C7UvXYR.dpuf

.Galzerani,M.C.Bovério.Memória,História e Tempo:perspectivas teórico-metodológicas para pesquisa em Ensino de História.Cadernos do CEOM,ano 21,n.28.Disponível em:                                        

http://apps.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/viewFile/152/60

Acesso em: 04 abril 2014.

.FOX,Mem.Guilerme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque Book, 1984.

         

Etapa 2:

Relatório Final: História da Educação Brasileira-Origem da Educação Escolar no Brasil.

Após, termos pesquisa, sobre a História da Educação no Brasil, história essa muito interessante e, o papel dos jesuítas no movimento da contrarreforma católica, foi elaborado um relatório final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (636.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com