TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Programação

Por:   •  25/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON

VINÍCIUS MACHADO FINGER

HISTÓRIA DA PROGRAMAÇÃO

CANOAS

2016

Resumo

Até os anos 1940, não se tinha grande evolução no ramo da programação, sendo o mais avançado um tear automático que fazia mosaicos. Então em 1940, com o avanço da tecnologia e criação do computador elétrico, foram criadas 3 novas linguagens revolucionárias:  Konrad Zuse, ENIAC coding system e C-10. Nos anos 50 e 60, foi criado o ALGOL, um comitê para discutir programação, criando uma nova linguagem chamada ALGOL 60, que posteriormente se tornaria ALGOL 68, dando origem ao Simula, a primeira linguagem que suportava Classes. Quando Niklaus Wirth saiu do ALGOL, criou uma linguagem baseada no ALGOL 68, uma linguagem nova e mais simples, denominada de Pascal.  em 1969, foi criada a linguagem C, que mais tarde dará origem as linguagens C+, C++ e C#, umas das principais linguagens da programação moderna. Em 1980 os EUA criam a Ada, linguagem de programação usada nos sistemas de segurança nacional. Na década de 80, não houveram grandes evoluções, somente aperfeiçoamentos das linguagens das décadas passadas, surgindo assim as linguagens C++, ML e LISP.  Em 1990, surgiram os RAD’s, que eram linguagens para desenvolvimento rápido de aplicações pequenas. Apareceram também algumas grandes linguagens usadas até hoje, como Python, Java, C#, Lua, ANSI, JavaFX Script.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................3

2.O QUE SÃO AS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO?.......................4

3.ANTES DE 1940....................................................................................5

4.DÉCADA DE 1940.................................................................................6

5.DÉCADA DE 1950 E 1960.....................................................................7

6.1967 A 1978: ESTABLECENDO OS PADRÕES FUNDAMENTAIS….8

7. ANOS 1980...........................................................................................9

8. ANOS 1990 ATÉ O ATUAL: A ERA DA INTERNET...........................10

9.CONCLUSÃO......................................................................................11

REFERÊNCIAS......................................................................................12


1.INTRODUÇÃO

 

 Neste trabalho irei apresentar em forma de Linha do tempo toda a evolução e digitalização da Programação, Desde a criação do computador elétrico, na década de 30, até os dias atuais, onde existem mais de 142 Linguagens de Programação, usadas para diferentes funções, como desde criar programas de computador até programar um satélite ou foguete. Entraremos bastante a fundo na linguagem C++, que é a mais comum e mais utilizada nos dias atuais, sendo utilizadas em softwares bem famosos, como Windows, da gigante Microsoft, Mac OS X, da Apple, em jogos eletrônicos, como Counter-Strike, da Valve, FIFA, da EA Games, até Visual Estudio, programa da Microsoft, que é utilizado para criar programas em C++.

                                                                                                                  4

2.O QUE SÃO AS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO?

Para compreender melhor o mundo da programação, tentamos entender o computador como uma super-calculadora, que realiza cálculos muito mais rápido que qualquer mente Humana bem treinada, mas para isso, devemos dizer ao Computador o que deve ser calculado. A função das linguagens de programação é exatamente essa, estabelecer uma relação “Programador-Computador”.

 Existem dois tipos de linguagens de programação: as de baixo nível e as de alto nível. Os computadores interpretam tudo em sistema binário, ou seja, só entendem zero e um. As linguagens de baixo nível são facilmente interpretadas pelo computador, resultando em uma rápida resposta da máquina, porém é muito complicado e incômodo trabalhar com elas. Já as linguagens de alto nível são mais fáceis de se trabalhar e aprender, já que as ações são representadas por palavras de ordem (comandos como faça, imprima, toque, etc) geralmente em Inglês, foram feitos para fácil memorização e lógica. Elas não são lidas diretamente pelo computador, então necessitam passar por um programa chamado compilador, que irá “traduzir” para uma linguagem de nível baixo.

 

Existem algumas linguagens de programação que não necessitam ser compiladas, como a linguagem PHP (Personal Home Page), que sua principal finalidade é a criação de web sites dinâmicos e minimalistas.

Cada linguagem de programação é diferente da outra, contendo suas próprias variáveis e palavras-chave, sendo muito complexas como a linguagem C++, e as vezes muito simples, como a linguagem Visual Basic.

                                                                                                                  5

3.ANTES DE 1940

As linguagens da programação antecedem o primeiro computador moderno. No início, as linguagens eram apenas códigos.

O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente.

Em 1890, Herman Hollerith percebeu que poderia codificar informações em cartões perfurados, quando ele percebeu que o maquinista de trens controlava a presença de titulares dos bilhetes de acordo com a posição dos furos no bilhete. Então, Hollerith começou a codificar dados do senso de 1890 em cartões perfurados, formando assim, o primeiro banco de dados criptografado do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com