TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Importância do telefone

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

História e Importância do telefone

                                        Alisson Pech                                            

                                Gustavo Zonta de Oliveira                                

          Samuel Bomfin    

           Vitor Erdmann Maia                                                                                  

                                                        Atividade Prática Supervisionada da                                                         disciplina de História da Técnica e                                                                 Tecnologia para o Curso de                                                                        Engenharia Civil

                                        Toledo-PR        

1.Introdução

        O telefone é um mecanismo capaz de reproduzir o som por longas distâncias por meio de correntes eletromagnéticas ou através das ondas de rádio. Foi uma invenção que ficou conhecida rapidamente, ganhando grande atenção de Dom Pedro II em sua primeira exposição na Filadélfia por Graham Bell.

        Esse invento revolucionou os meios de comunicação, facilitando e agilizando os métodos de comunicação. E de tempos em tempos ele vem evoluindo e se tornando cada vez mais velozes e alcançando um maior percentual de pessoas, hoje já se possui a internet e os smartphones que em questão de segundos enviamos mensagens para os diversos locais do globo.

        O presente trabalho tem o propósito de mostrar como esse mecanismo foi desenvolvido e sua importância nos tempos atuais.

2.História do Telefone

                A história do telefone teve grandes destaques como: Alexander Graham Bell, Antônio Meucci e Elisha Gray. Cada um deles trouxe seus feitos que auxiliaram no desenvolvimento da tecnologia.

2.1Antônio Meucci

        Antônio Santi Giuseppe Meucci nasceu em 13 de abril de 1808, foi um inventor italiano e considerado em 2002 o verdadeiro criador telefone, feito antes considerado de Bell. [pic 2]

        

        

                Antonio Meucci (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

        Enquanto pesquisava os efeitos das descargas elétricas no corpo humano, Meucci descobriu a possibilidade de transmitir sons por meio de cabos telegráficos. Em 1854 já vivendo nos Estados Unidos aprimorou sua criação e usou para conectar seu escritório ao seu quarto, localizado no segundo andar pois sua esposa sofria de reumatismo. Um sistema denominado por ele de “teletrofono”.

        

[pic 3]

        Desenhos de 1857 e 1867, respectivamente, registrados por Meucci. (Fonte da imagem: Divulgação/HHF)

        

        Em 28 de dezembro de 1871 Meucci entrou em processo para registro da patente de seu invento, como não possuía dinheiro suficiente fez um registro temporário enquanto procurava investidores.

2.2Alexander Graham Bell

        Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo na Escócia em 3 de março de 1847. Seu pai Alexander Melville Bell desenvolveu uma técnica de linguagem gestual para surdos. Dessa forma Graham seguiu carreira na ciência da acústica, com o objetivo de melhorar a vida para sua mãe que era surda.

        Em 1871 Bell se mudou para os Estados Unidos e se tornou professor de surdos-mudos na Universidade de Boston. Bell teve a oportunidade de ver a invenção do professor Philip Reis, que com a junção de madeira e aço conseguia transmitir sons. Graham, graças as suas habilidades com a acústica, achou que poderia aperfeiçoa-la com a eletricidade, podendo transmitir notas musicais através dela.

        Entre 1873 e 1874 Bell fez experimentos tentando passar não somente notas musicais, mas como a voz humana.

        Sabendo que Elisha Gray também estava construindo um aparelho similar ao seu, decidiu patentea-lo o quanto antes, e assim entregou seu pedido no dia 14 de fevereiro de 1876, duas horas antes de Gray.

        O sucesso ocorreu em 10 de março de 1876. As primeiras palavras transmitidas por Graham Bell foram: "Senhor Watson, venha cá. Preciso falar com o senhor", após um acidente no laboratório.

        Quando Meucci teve conhecimento da patente que garantia a Graham Bell a autoria do telefone, foi a justiça para ter seu direito de criador reconhecido. No final o processo não foi solucionado e durou até sua morte.

        Em 1877 Graham Bell fundou a Companhia Telefônica Bell, que posteriormente virou a American Telephone & Telegraph.

2.3Reconhecimento Tardio

        Somente em 2002, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu as contribuições de Antônio Meucci na criação do telefone, atestando-o como o verdadeiro criador do telefone.

2.4 A evolução do telefone na guerra

O telefome revolucionou a maneira com que as pessoas passaram a se comunicar, mas muito dessa tecnologia foi aprimorada durante as guerras mundiais que geraram muitas inovações tecnológicas, científicas e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (81.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com