TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE

Casos: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Papel da Auditoria no processo de identificação de falhas e/ou oportunidades na empresa 5

2.2 Auditoria Interna X Auditoria Externa 6

2.3 Controladoria no processo de decisão financeira 8

2.4 Benefícios do planejamento tributário 9

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade a Contabilidade está cada dia mais se adaptando com as necessidades na área empresarial. Pois a cada dia que passa a concorrência está aumentado, portanto cada vez mais a empresa vem buscando uma contabilidade mais atualizada com mais informação precisa, para passar para seus clientes.

A controladoria consegue ter uma visão sistêmica de toda a organização, influenciando o modelo de decisão, pois possui acesso ao sistema de informações gerenciais. Ela é importante na execução, coordenação e acompanhamento tributário para garantir o sucesso da empresa.

A auditoria pode ser entendida com um ramo da contabilidade, além de ser uma técnica contábil. Têm o objetivo de investigar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis, assim como identifica, deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro.

A perícia contábil é uma das atividades exercidas pelo contador e exige um grande conhecimento na área, não só da contabilidade, mas de outras ciências afins. Tem como objetivo firmar informações e mostrar a veracidade dos fatos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O papel da auditoria no processo de identificação de falhas e/ou oportunidades na empresa

A sociedade exige da Auditoria cada vez mais ajuda para impedir atos ilegais que possivelmente aconteçam nas empresas, além de prevenir contra eventuais irregularidades.

O trabalho de Auditoria não tem como principal função detectar erros e fraudes. Na forma de prevenir, a Auditoria feita nas demonstrações contábeis deixa transparecer a credibilidade, confirmando recomendações e sugestões à entidade, gerando informações úteis para a tomada de decisão.

A Auditoria é um meio de alcançar informações e confirmações sobre a verdade das demonstrações apresentadas pela empresa, como forma de controlar áreas essenciais e de evitar situações que favoreçam fraude e demais atos ilegais.

A falta de um controle interno torna favorável a ocorrência de irregularidades, sendo que a Auditoria se destaca como um instrumento importante da existência de erros e de fraudes, destacando-os, e principalmente, evitar para que não ocorra a prática desses delitos. A Contabilidade é ferramenta muito importante para coleta de informações, as quais devem coincidir com a realidade da empresa, possibilitando assim, a tomada de decisões por parte dos indivíduos que delas se servem. As empresas podem deixar de atingir seus objetivos casos ocorram erros ou fraudes em suas atividades e a Auditoria é de grande importância, possibilitando esclarecimentos de fatos, evitando assim, crimes. No contexto atual, no qual várias empresas apresentaram escândalos motivados por fraudes contábeis em seus balanços patrimoniais, tornou-se imprescindível o trabalho de Auditoria como instrumento no combate e prevenção de irregularidades, demonstrando aos diversos usuários do trabalho de Auditoria uma capacidade mais apurada da atividade e de sua importância, para se evitar ou eliminar o risco de fraudes e erros nas organizações.

As fraudes contábeis decorrem da representação falsa do fenômeno patrimonial, tornando inadequado um balanço, atingindo a exatidão e clareza dos princípios básicos de um sistema contábil.

A Contabilidade, como forma de auditoria, se apresenta como auxiliar para a descoberta de irregularidades praticadas contra o patrimônio das entidades. São necessários todos os meios para combatê-las, sendo que a administração deve tomar as medidas cabíveis para a prevenção ou combate de fraudes, erros e irregularidades.

2.2 Auditoria Interna X Auditoria Externa

A auditoria, atualmente, pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, com o objetivo de fornecer aos seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobre sua adequação.

Ao desenvolver uma auditoria escolhe-se a forma pela qual ela deverá ser levada a efeito, podendo ser desenvolvida por profissionais vinculados à instituição, chamada de auditoria interna, ou por profissionais sem vínculo institucional, denominada auditoria externa ou independente.

Quanto à sua operação, a auditoria pode ser dividida em interna e externa.

Auditoria interna

Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, concebida para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela ajuda uma organização a atingir seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

Inicialmente, os auditores internos tinham como responsabilidade revisar e conferir valores e documentos, como extensão da função dos auditores públicos. Com o passar do tempo, a administração passou a precisar de alguém que lhe assegurasse que os controles e as rotinas de trabalham eram habilmente executados e que os dados contábeis eram de confiança, alguém que revelasse, de fato, a realidade econômica e financeira da empresa.

É feita por um auditor que fica constantemente na empresa e, normalmente, trabalha junto à diretoria executiva ou à presidência. A importância desse tipo de auditoria se dá na administração e averiguação de todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa. Ou seja, por meio desta, é possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo efetivos e realizados dentro dos critérios.

A auditoria interna tem como objetivo maior ajudar a administração, possibilitando-lhe o conhecimento da forma como desenvolve suas atividades, oferecendo condições para um desempenho adequado de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com