TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 03

2.ANALISE DE CUSTO 03

3.CONCEITO RELACIONADO À GECON, ABC E RKW...........................................04

4.CONCEITOS E OBJETIVO, E A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES 05

5.CONCEITOS E OBJTIVO, E A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E COMERCIAL 06

6.CONCLUSÃO..........................................................................................................07 REFERENCIAS..........................................................................................................08

1- INTRODUÇAO

O presente estudo contém uma análise dos objetivos da contabilidade aplicada à administração, matemática Comercial e Financeira e Analise de custo.

Nos tempos atuais o conhecimento constitui-se em ativo fundamental, principalmente no contexto organizacional. Não é mais suficiente se ter tecnologia quando não se tem o conhecimento, já que a tecnologia é facilmente copiável, as empresas que detêm o conhecimento e que propiciam ambientes para a sua criação, são as que irão apresentar vantagem competitiva e inteligência organizacional, nesta nova sociedade do conhecimento. As decisões nesses processos são tomadas a partir de dados e informações levantados a partir do comportamento do mercado e do desempenho interno da empresa.

2- ANALISE DE CUSTO

A globalização e a alta competitividade fazem com que as empresas estejam numa constante busca por estratégias diferenciadas para alavancar seus negócios. Além de agregar valor a seus produtos ou serviços para aumentar ou manter uma margem satisfatória de lucro, o maior desafio dessas empresas é reduzir custos.

O que a princípio pode parecer uma meta de difícil alcance, deve ser encarada como uma oportunidade para as empresas repensarem suas estratégias. Para ser bem-sucedida, a organização deve implantar em seu ambiente operacional uma gestão de custos adequada às suas necessidades gerenciais. Esse modelo de gestão é uma tendência crescente no mercado, que se caracteriza por apresentar, com base nos custos, uma visão crítica das medições de desempenho e do processo de tomada de decisões dentro das empresas.

Segundo Poueri, a maioria das empresas demanda essa competência. “O que a gente percebe é que muitos profissionais que já atuam no mercado procuram o curso para desenvolver habilidades que serão colocadas em prática nas organizações em que trabalham”. No caso de Kênia Pereira Barroso, gerente financeira da Radar Logística e Serviço, “o curso serviu para que eu agregasse valor à organização, já que essa área ainda é muito pouco explorada”, acredita. A idéia de se matricular veio a partir da necessidade pessoal de se aperfeiçoar. Formada em Finanças, ela conta que os temas abordados durante o curso contribuíram para completar aqueles adquiridos durante a graduação. “Hoje me sinto mais preparada”, avalia.

3- CONCEITOS RELACIONADOS À GECON, ABC E RKW.

O sistema GECON é um modelo gerencial de administração por resultados econômicos, que incorpora um conjunto de conceitos integrados dentro de um enfoque holístico e sistêmico objetivando a eficácia empresarial e compreende basicamente os seguintes elementos integrados: um modelo de gestão empresarial, um sistema de gestão empresarial, um modelo de decisão, mensuração e informação do resultado econômico, apoiados por um sistema de informações para avaliação econômico-financeira.

ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos.

Custeio RKW é um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.

Este método de custeio foi utilizado antes da determinação da Legislação fiscal, e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa), seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto.

4- CONCEITOS E OBJETIVO, E A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES.

A contabilidade é um grande instrumento que auxilia a administração e na tomada de decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros são possíveis gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. Aqui também, é importante o papel da contabilidade, pois a maior parte de seus relatórios é técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem papel fundamental, o de auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório.

Objetivo da contabilidade: A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. Nos Estados Unidos, por exemplo, as informações contábeis são produzidas principalmente para os pequenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com