TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

Casos: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 Conceito de orçamento e sua importância na organização 5

1.1 Conceito de orçamento 5

1.2 As vantagens do orçamento para a organização 6

1.3 Principais tipo de orçamento 7

2 Orçamento mestre e sua divisão 9

2.1 Conceito de orçamento mestre e sua divisão (Orçamento operacional e financeiro) 9

2.2 Orçamento mestre, forma utilizada 9

3 Orçamento operacional e financeiro 10

3.1 Conceito de orçamento operacional e contextualização 10

3.2 Conceito de orçamento financeiro e contextualização 10

4 A importância da tributação para elaboração do orçamento operacional 10

5 A contribuição dos métodos quantitativos no acompanhamento do orçamento versus realizado 11

CONCLUSÕES 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

O Sistema orçamentário da empresa utiliza a técnica de projeções para gerar as informações necessárias na peça orçamentária, para orientar a direção da empresa no processo de tomada de decisão. É através desta importante ferramenta que os gestores poderão visualizar as medidas que deverão ser executadas, bem como as expectativas a respeito do futuro da empresa. As decisões importantes, quando embasadas no planejamento e nos controles financeiros, têm grande possibilidade de serem eficazes e de alcançarem êxito na empresa.

O orçamento empresarial se faz necessário para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma.

Este é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. A eficiência, a eficácia e a efetividade práticas do sistema de planejamento financeiro e orçamento dependerão da cúpula diretiva, cabendo-lhe informar as macro políticas de atuação e realizar as correções necessárias para que se constituam em importantes instrumentos de trabalho à organização. Mas, é importante que a gerência e as pessoas que participam do processo orçamentário estejam comprometidos com o sucesso do mesmo.

Todo o processo de gerenciamento contábil tem seu ponto culminante, em termos de controle, no orçamento empresarial. O orçamento é ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia.

1 Conceito de orçamento e sua importância na organização.

1.1 Conceito de orçamento.

Em contabilidade e finanças o orçamento é a demonstração das receitas e despesas de uma organização em um determinado período de tempo (exercício), geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, entre outros.

O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão, sobre o qual exerce influência. Welsch (1986) cita que a administração de qualquer entidade deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

O orçamento é um instrumento cuja função é direcionar as atividades da organização, visando orientar a administração para que alcance os objetivos estabelecidos no plano de gestão empresarial.

Através do orçamento é possível fazer uma simulação do desempenho da organização, baseados em planos pré-estabelecidos. Desta forma, o orçamento torna-se uma ferramenta de vital importância no processo de gestão, servindo de apoio à tomada de decisão.

Segundo Perez Junior, Pestana e Franco (1997), o papel do orçamento na gestão de uma empresa é compreendido de melhor forma quando relacionado às funções administrativas. As inúmeras definições de “administração” de uma entidade podem ser resumidas em três funções básicas:

• planejamento;

• organização; e

• controle.

No processo de elaboração do orçamento, as áreas devem estabelecer as metas que deverão ser alcançadas, e estas deverão estar integradas de maneira sistêmica com a organização. É o orçamento que permitirá acompanhar o desempenho da organização, possibilitando que os eventuais desvios sejam analisados e controlados.

De acordo com Perez Junior, Pestana e Franco (1997), um orçamento, basicamente, pode ser considerado um plano, uma meta, ou ainda um objetivo, e não há definição melhor de “função orçamentária” do que a que diz ser esta função primordialmente um sistema de planejamento e controle.

Com base nessas informações, percebe-se que o orçamento tem um papel extremamente importante no processo de gestão empresarial, pois produz informações que permitem a avaliação do desempenho de projetos e bases para a tomada de decisões, proporcionando ainda que os rumos dos projetos sejam reorientados caso haja necessidade e os desvios sejam identificados, corrigidos e controlados.

Com o desenvolvimento tecnológico, a globalização, o crescimento das organizações e a complexidade do ambiente econômico os administradores necessitam cada vez mais de informações que os auxiliem nas tomadas de decisões. Neste contexto, o orçamento surge como uma ferramenta de planejamento, controle e análise de desempenho, capaz de disponibilizar aos gestores uma base sólida de informações inerentes ao processo de gestão empresarial.

Neste processo, o orçamento tem a função de otimizar os recursos, quantificar o planejamento estratégico, analisar o desempenho, minimizar e/ou prevenir situações de risco, fazer simulações, obter uma visualização global do negócio, consolidar informações, entre diversas outras atribuições.

Com o mercado consumidor cada vez mais exigente, a alta competitividade, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com