TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  6.501 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões. Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é compreender a situação da contabilidade atual, seja na área particular ou publica, para fins lucrativos ou não, suas formas de tributação e principais áreas de atuação, adquirindo assim expectativas para o futuro desta profissão tão importante para o desenvolvimento da sociedade.

A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores e, hoje se percebe um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho. Já não se admite mais métodos de escrituração contábil feito a mão. Com a grande concorrência, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade. A informática permitiu mudanças sensíveis na atuação do profissional contábil. Antes este perdia muito tempo com lançamento e com isso estava mais sujeito a erros inadimensíveis nos dias atuais, graças o computador, o contador esta mais para um analista de contabilidade. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório de contabilidade.

2 A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

2.1 Contabilidade na Atualidade

A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; a tributação e sua burocracia em nosso país.

Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.

A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz junto a se importantes informações. Um dos fatores é a alta carga tributária, com isso muito profissionais contábeis acabam por apenas cumprirem com as suas obrigações fiscais e tributárias de seu cliente, não se preocupando, em muitos casos com o mercado ao redor do cliente, seu desenvolvimento, sua situação atual no mercado competitivo. Hoje é necessário que o profissional estude constantemente as mudanças para manter-se dinâmico e eficaz.

De acordo com Cecil Donovan em sua palestra no XV Congresso Mundial de Contabilidade, ela afirma que “antes o ensino contábil era restrito a normas e princípios; está, hoje, trazendo a obrigação do estudante em obter experiência prática e bem planejada para obter sucesso e boa qualificação.”

Certamente o ensino está passando por grandes transformações e um dos motivos é a constante alteração nas legislações e na lei das Sociedades por Ações. Tais mudanças acabam por trazer complicações ao futuro profissional, sendo necessário ao aluno estar se adequando sempre à legislação corrente no país.

Na palestra de Graham Carns, do Reino Unido, no XV Congresso Mundial de Contabilidade, são apontados os requisitos para o profissional estar adequado ao novo mercado de trabalho:

“Qualificação em graduação como ponto de partida: Visão altamente estratégica; Desenvolvimento de atividades com comunicação, informação e tecnologia; Desenvolvimento de valores adicionados como análise de negócios, estratégias e apoio em decisões; Desenvolver-se em vez de reagir e Buscar novas ideias.”

Fica clara a importância de o contador desenvolver-se no processo de formar e buscar as informações, e ser um conhecedor completo do mercado globalizado. O conhecimento passa a ser a resposta para o sucesso ou fracasso do profissional.

A importância do contador em estar por dentro das mudanças e das novas adequações da contabilidade é essencial; temos como exemplo a participação cada vez maior de profissionais no centro de estudos contábeis em todo o mundo, buscando a melhor forma de se adequar à contabilidade, às necessidades globais. Uma das barreiras existentes e a grande dificuldade em se padronizar relatórios contábeis para uma utilização internacional.

O contador fica responsável por conhecer não apenas seu cliente, mas seus concorrentes, fornecedores e o mercado globalizado. Conforme já citado, as empresas passam por um processo de globalização. Uma contabilidade eficaz pode ser a chave do sucesso ou se ineficaz, o fracasso de um negócio. Por isso a contabilidade apoia as necessidades normais dos negócios, empresas procuram profissionais para consultoria e assistência em vários assuntos, sendo que os principais interesses atualmente são a redução dos custos e alcançar a qualidade conseguindo com isso bons lucros.

De acordo com dados colhidos pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), “em nosso país, cerca de 80% das empresas são micros e pequenas empresas, e as mesmas são mais suscetíveis às mudanças constantes que as outras. Muitas destas empresas (cerca de 70%) não passam dos cinco anos pela média nacional, justamente por serem frágeis a alterações na economia, a grandes concorrentes, falta de informações sobre o mercado e até mesmo sobre o seu próprio negócio.”.

De acordo com José Carlos Marion, três são as causas possíveis da alta porcentagem de empresas que fecham antes dos cinco anos:

- Perfil inadequado de pequenos empresários;

- Perfil inadequado dos serviços contábeis;

- Cultura brasileira de sonegação.

A burocracia e o excesso de tributos é o maior atraso nos procedimentos contábeis. Nosso país, de acordo com fontes da Audilink Auditores e Consultores, está entre uns dos maiores em carga tributária, e com isso, apoiadas pela burocracia muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com