TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento/ Aprendizagem

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 7

Psicologia do Desenvolvimento/ Aprendizagem

Petrilson A. Pinheiro2  

http://orcid.org/0000-0002-4066-9636

2- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil. Contato: petrilson@iel.unicamp.br; ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-4066-9636

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100496&lang=pt

Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de saberes

TDIC

As Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão cada vez mais sendo utilizadas em âmbito educacional. O seu uso vem sendo bem utilizado em práticas de observação de dificuldades em implantação e no desenvolvimento de letramentos digitais, bem como propondo alternativas para solucionar tais problemas.

Vale destacar a busca pelo aprimoramento dessa pratica na educação básica por meio da busca de um conhecimento cientifico e o quanto esse conhecimento será absorvido pelos atores sociais nele envolvidos, ou seja, professores e alunos.

De tantos trabalhos (artigos, monografias, teses) quantos são de fatos compartilhados com os participantes que os geraram? Ao longo desse artigo há a discussão do processo de produção acadêmica em particular o que se relaciona a pesquisas sobre práticas de letramentos escolares e uso da internet. Assim, uma discussão epistemológica, de caráter qualitativa, sobre noções de conhecimento é criada para que se possa repensar como lidar com a informação que circula na internet utilizando-a em um contexto educacional.

Epistemologia

É preciso problematizar a ideia do que é epistemologia para que se possa entender a multiplicidade e a inter-relação da pesquisa. É assim necessário a compreensão entre saber e conhecimento.

Para Foucault, o saber é um processo de conhecimento, que constitui em práticas discursivas que não são fixas, que sofrem constantes modificações durante o processo. O saber não se baseia em um principio cientifico já que não precisa ser resultado de um método confiável de pesquisa. Por outro lado, o conhecimento é a constituição de discursos responsáveis para a construção de um processo de racionalização, identificação e classificação de objetos, sendo relativamente rígido e estagnado.

Entender as relações

Levantamento bibliográfico no site www.scielo.br e em outros sites acadêmicos sobre os usos da comunicação e das teorias sociais na elaboração das relações entre o homem e seu meio, selecionando, em qualquer base, ao menos uma imagem que possa indicar essa problemática. Explicar a escolha da imagem, considerando aspectos aprendidos nessa disciplina.

Nada representa mais a capacidade humana de comunicação do que as pinturas rupestres. A imagem selecionada faz parte do Parque Nacional da Capivara localizado no Piaui.

Essas pinturas foram uma das primeiras formas de comunicação do ser humano, tal arte era a representação do “poder da imagem” sendo assim se era criado uma imagem em uma situação de caça os animais se renderiam as suas caças. Há também o objetivo de se ilustrar o cotidiano, ou alguns fazem referência a fertilidade ou até mesmo divindades. Essas imagens nos trazem uma noção de como era o modo de vida e a cultura de antigas civilizações.

Brasil Colônia

A tela do pintor Victor Meirelles retrata a primeira missa celebrada no Brasil, baseada nas cartas de Pero Vaz de Caminha, apresenta Frei Henrique de Coimbra erguendo um cálice ao centro.

O quadro apresenta o choque e a diferença cultural entres as duas civilizações apresentadas. De um lado os portugueses, católicos, com soldados e suas vestimentas militares celebrando a primeira missa em solo Brasileiro, em volta da missa os nativos, nus, que não conheciam o cristianismo e de certa forma surpresos com o que acontecia naquele momento.

Essa imagem nos da uma ideia dos conflitos sociais e de como foi o processo de civilização e de cristianização dos povos nativos, que os portugueses consideravam bárbaros por costumes como não usar roupas, ou como rituais de antropofagia que era considerado um pecado gravíssimo para os Europeus.

A vinda de missões jesuítas anos depois evidencia a busca pela evangelização e civilização para os nativos americanos.

Psicologia do Desenvolvimento

A imagem escolhida é baseada em Jean Piaget, que através de sua psicologia cognitivista cria a teoria da aprendizagem onde investiga o processo de construção de conhecimento.

Os processos para a construção da aprendizagem são: aspecto cognitivo, social, afetivo e moral. A troca entre o sujeito e o meio é fator de extrema importância no desenvolvimento da criança e amplia seus esquemas mentais simples para mais complexos. Esse processo é subordinado ao equilíbrio e a adaptação que envolve a assimilação e a acomodação.

A pesquisa de Piaget é divido em estágios de desenvolvimento, que são: Sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. A imagem escolhida se encaixa no pré-operatório, fase onde a criança conquista grande habilidade de linguagem através de interações sociais

A interação com o meio é de extrema importância para o desenvolvimento infantil, seja ele cognitivo, afetivo ou moral, também para a aquisição de valor, de linguagem, costumes e padrões sociais.

História Antiga e Medieval

Os monges copistas dedicavam-se a cópia de livros por estes serem extremamente caros e de difícil acesso no período da Idade Média, por serem feitos a mão poderia se demorar anos para concluir uma cópia. O material mais utilizado para escrever um livro era o pergaminho (geralmente pele de cabra ou carneiro), devido ao seu alto preço venda os monges utilizavam os materiais dos animais criados no próprio monastério para a produção. A partir do século 13, os pergaminhos foram sendo substituídos por papel, ficando restrito apenas a documentos oficiais.  

Na idade Média a leitura não era algo comum, se reservando a nobreza e a membros do clero. Por serem caros e raros, os livros eram dedicados aos estudos em mosteiros onde eram criadas escolas para o ensino.

O trabalho de copia era realizado em um local chamado scriptorium, e os monges eram divididos em diversos grupos, uns eram encarregados de escrever os códices, os outros de ilumina-los.

Os títulos eram enfeitados ao extremo, a ornamentação da escrita era variada, podendo ser antropomórfica ou zoomórfica ou com adornos entrelaçados baseados na tradição irlandesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com