TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da brinquedoteca desenvolvimento do autista

Por:   •  21/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA

Projeto de Pesquisa apresentado à Anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Projeto Integrador, da 7ª série do     Curso de Pedagogia. Tutor a Distância: Joecimara Miquelinos Alves.

Echaporã

2018    



                     

INTRODUÇÃO

O presente artigo baseia-se em estudos e análises bibliográficas e tem como objetivo principal mensurar e  descrever a importância da brinquedoteca para o desenvolvimento das crianças autistas.

O mesmo baseado em estudos sobre analises de autores renomados na área, incentivam e valorizam o brincar e das atividades lúdicas para o desenvolvimento psicoemocional, intelectual, e social, e acima de tudo proporcionar momentos felizes.

Através do brinquedoteca e da ludicidade nas atividades rotineiras, buscaremos clarear o sentido da inclusão e compreender que todas as crianças, independente da sua “diferença” são merecedoras dos mesmos direitos que todos os outros indivíduos.

Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir o quanto é importante o processo de ensino-aprendizagem por meio de brincadeiras, brinquedos e jogos, contribuindo assim para que essas crianças possam se desenvolver e se socializar com outras pessoas, possibilitando que ela se expresse de uma forma natural e divertida, formando laços de amizades com as outras crianças e proporcionando a continuidade das atividades que elas desenvolvem fora do espaço escolar.

DESENVOLVIMENTO

O tema abordado desenvolvido neste artigo é de grande valia para a reflexão da inclusão da criança autista no âmbito escolar, debateremos e trabalharemos o auxilio para com a inclusão através da brinquedoteca.

Inicialmente trazemos a importância do brinquedo e de sua principal contribuição, o brincar no desenvolvimento da criança, juntamente com a funcionalidade de adaptação e associação à inclusão.

“É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento da criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos externos”

(VIGOSTSKY 1989, p. 109)

O brinquedo e seu principal direcionamento, o brincar já são de indescritível importância e funcionalidade para crianças não portadoras do transtorno do espectro autista, se tornam extremamente essenciais para o autista, pois ajuda tanto no desenvolvimento pedagógico,  psicológico, quanto na socialização.

O ato de brincar pode ser visto com o olhar prospectivo que possibilita o aprendizado situar-se a frente do desenvolvimento da criança, quando ela realiza ações que estão acima do que sua idade, lhe permite realizar, mas que tem potencialidade para realiza-las.

Através da brinquedoteca, todas as crianças, não só os autistas desenvolvem a capacidade de criar, imaginar, cooperar, seguir regras, desenvolver a autoestima, autoconfiança e o seu eu. Na brincadeira tem-se a estimulação da inteligência, o exercício das habilidades e o engajamento e desempenho de papeis avançados.

“São justamente as regras da brincadeira que fazem com que a criança se comporte de forma mais avançada do que daquele habitual para sua idade [...]”

“No brinquedo a criança se comporta de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objetivo de significado.”

(OLIVEIRA, 1993, p. 67)

As crianças autistas apresentam ações imaginativas e em diversos momentos chegaram a se envolver no jogo de papeis. Apesar das ações imaginativas terem uma característica pouco frequente no decorrer das sessões, o seu valor não deve ser subestimado, visto que o importante é que os sujeitos se encorajem no sentido de melhorar sua capacidade, fundamental para o desenvolvimento na infância.

Há evidencias de que crianças autistas não vivem num mundo próprio e particular, como foi pensado durante muitos anos. Ao contrário, elas se socializam, observam tarefas dos colegas e mostram interesse por temas vistos no meio de comunicação, de maneira bem parecida as crianças com desenvolvimento típico. (FIAS, 2010).

Finalizando podemos concluir que o processo de aprendizagem de crianças autistas, tem suas particularidades, e o ato de brincar influencia o seu desenvolvimento. Pois, através da brincadeira a criança se socializa com as outras, desenvolvendo sua atenção, afetividade, memoria, linguagem, fala e expressão. Observamos também que o brincar como recurso educativo, merece atenção e espaço no processo de ensino-aprendizagem.

Podemos com todos esses argumentos, evidenciar que a brinquedoteca é de suma importância para a inclusão e desenvolvimento das crianças com  espectro autista, e deve ser implementados nas escolas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com a intenção de encontrar contribuições para a inclusão da criança autista através de sua inserção na brinquedoteca, realiza-se um levantamento bibliográfico inicial sobre: Os alunos de educação especial e o ambiente escolar, a inclusão, o papel do professor da sala de recursos, e o professor da sala regular. O aluno com necessidades especiais, principalmente o autista é caracterizado como aquele diferente dos demais alunos, no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade, requer recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas.

O desafio é por uma boa escola para todos, o que afirma a luta não só por igualdade entre os alunos especiais e os demais como também pelas diferenças, o que implica a inclusão das múltiplas necessidades de cada um.

Em relação ao espaço escolar, Viñao Frago (1998) afirma que recairiam duas possíveis análises: uma  focada no espaço escolar como lugar, com todas as implicações possíveis, da estrutura do prédio escolar, da extensão do seu terreno e assim por diante. A outra análise necessária para a compreensão do espaço escolar está relacionada com o seu entendimento como território, ou seja, nas suas relações com tudo o que o circunscreve, com outros espaços próximos, com os usos que se faz da sua geografia.Com isso, a configuração de um espaço específico, para educação de indivíduos historicamente diferenciados, impõe duas questões básicas, cunhadas na cultura social mais ampla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com