TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NAS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  7/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

IMPORTANCIA DA DANÇA NAS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO FISICA

IMPORTANCIA DA DANÇA NAS ESCOLAS E A EDUCAÇÃO FISICA

Atividade avaliativa apresentada a Universidade Faculdade Católica São Tomás de Aquino, como forma de avaliação.

Propriá-Se

 2018

DANÇA E EDUCAÇÃO FISICA

A dança é considerada a mais antiga das artes, e a mais completa também, pois quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo.

A dança sempre teve grande presença e importância na vida do homem, pois o acompanha ao longo da sua história, desde os rituais dos povos primitivos, passando por acontecimentos sociais e religiosos, e influenciando até nas festas dos dias atuais,possibilita a compreensão/apresentação das práticas culturais.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas. Inicialmente homenageavam-se os espíritos, depois o homem utilizava a dança para cortejar as mulheres, algo que elas não eram livres de fazer.

Mais tarde apareceram os bailes de mascaras e tudo começa a mudar. Com os bailes de mascaras todas as pessoas ganham a liberdade de bailar sem receios e esta paixão alastra-se a todas as classes sociais, visto que as máscaras omitiam a identidade das pessoas que dançavam.

Dança: forma de expressão da cultura, de uma raça, de um determinado lugar, traz, nos seus movimentos, fortalecimento muscular, harmonia, habilidade, graciosidade, integridade, ritmo, coordenação, ajudando em todas as atividades de física e esportes.

Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização, transmitindo conhecimentos de forma simples e que permitem uma absorção rápida e eficaz.

A dança oportuniza o aluno a despertar suas potencialidades, permite o desenvolvimento da criação e imaginação. Na escola deve assumir seu papel, não podendo ser negado enquanto construtora de conhecimento.

A Dança na escola, associada à Educação Física, deve ter umpapel fundamental enquanto atividade pedagógica e despertar noalunado uma relação concreta. Deverá propiciaratividades, reforçar a autoestima,a autoimagem, a autoconfiança e o autoconceito.

Presente no processo de escolarização brasileira, a dança esteve associada à inserção dos exercícios físicos, da ginástica, da educação moral, intelectual e física, e nesse caminho, a dança entra no conjunto de conhecimentos necessários a educação das crianças e jovens brasileiros podendo ser uma ferramenta preciosa para o professor enquanto gestor de conhecimento.

 O professor não deve ensinar o aluno como se deve dançar, mas sim favorecer a aprendizagem. Não deve demonstrar os movimentos, mas sim criar condições para que o aluno se movimente. Na aula de Educação física, a dança não tem regras, não tem certo, não tem errado,o conteúdo deve ser tratado de acordo com os interesses e as necessidades dos alunos.

A educação deve ser global, o mesmo uso da dança na sala de aula, visando proporcionar a vivência do corpo e diminuir tensões de esforços intelectuais excessivos, favorecendo a criatividade, contribuindo no processo de aprendizagem integrando-se com outras disciplinas. Alunos que participam de aulas de dança se adaptam melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com