TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E NA ADMINISTRAÇÃO

Artigo: A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E NA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  16.949 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E NA ADMINISTRAÇÃO

Introdução.

Atualmente, é fundamental o emprego da Estatística em quase todas as áreas do conhecimento, todas as vezes que estiverem envolvidas informações na forma de dados coletados em pesquisas ou de forma experimental. Com o objetivo de alcançar uma melhoria dos processos tanto nas áreas industriais como tecnológicas, as ferramentas estatísticas tem alcançado um papel importantíssimo nesse cenário.

CONTABILIDADE

A contabilidade usa registros e fatos ocorridos dentro de uma empresa e organiza-os em dados numéricos para mostrar a real situação econômico-financeira da empresa.

Segundo RIBEIRO (1996): a Contabilidade fornece informações do patrimônio para facilitar as tomadas de decisões dos administradores e proprietários.

Pode-se ver: a Contabilidade não é uma simples parte da empresa registrando fatos ocorridos numa empresa, é antes uma parte necessária por fornecer informações importantes para o seu desenvolvimento.

ESTATÍSTICA

A estatística é uma forma de pesquisa utilizada para a coleta de dados, por ter a necessidade de decisão a ser tomada dando mais precisão ao problema a ser solucionado.

Segundo TRIOLA (1999): A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos para obter dados, organizá-los e deles tirar conclusões.

A estatística utiliza dados numéricos para poder determinar e até mesmo prever como um produto/serviço será utilizado e se o mesmo trará rentabilidade para empresa ou não.

A Estatística Como Ferramenta na Contabilidade

Para tudo que fazemos na vida precisamos dos métodos quantitativos, ou seja, dos números.

Desde o momento em que levantamos submetemo-nos aos números: identificamos no relógio que horas são; o nosso café da manha esta sujeito a uma quantidade de colheres de açúcar... Em tudo envolvem-se números.

Dentro de uma empresa, a situação não é diferente. Freqüentemente, os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negocio, por isso a necessidade de dados, informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão.

O profissional contábil tem hoje uma posição bem definida na economia global, um campo de trabalho bastante amplo e diversificado, e objetivos bem claros de onde quer chegar, usando registros e fatos ocorridos dentro de uma empresa e organiza-os em dados numéricos para mostrar a real situação econômico-financeira da empresa.

A contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a Contabilidade utiliza os métodos quantitativos (matemática e estatística) como principal ferramenta.

A estatística é uma forma de pesquisa utilizada para a coleta de dados, por ter a necessidade de decisão a ser tomada dando mais precisão ao problema a ser solucionado, ela é utilizada em praticamente todos os setores do conhecimento humano, tanto por parte dos governos, como pela iniciativa privada, devido à sua importância na solução de cálculos complexos e análises econômicas e sociais de municípios, Estados, União e empresas de uma maneira geral.

O papel do contador requer com freqüência a capacidade de analisar e interpretar a realidade. A estatística tem a função e possibilita o desenvolvimento das capacidades de argumentar e de tomar decisões que são de suma importância para esse profissional.

CONTABILOMETRIA

A Contabilometria é uma forma de se aplicar métodos quantitativos em cálculos e demonstrações contábeis realizados dentro de uma empresa, valorizando por sua vez o produto/serviço e dando mais credibilidade em suas demonstrações financeiras para seus acionistas e seus proprietários.

A Contabilometria pode ser vista como uma forma de se prever os resultados amparados em demonstrações financeiras, através de cálculos matemáticos e estatísticos.

Compreende-se então: a Contabilidade somada à Estatística, Matemática e Informática resulta na Contabilometria.

Segundo MARION E SILVA (1986): “A análise de fenômenos contábeis reais baseadas no desenvolvimento da teoria e da observação, relacionados através de métodos apropriados de inferência”.

RESULTADOS

Identificamos e necessidade do profissional contabilista em se inteirar das disciplinas de: Contabilidade, Matemática, Estatística e Informática. Somadas resultam na Contabilometria, tão indispensável para seu raciocínio lógico-matemático para a contabilidade.

Definimos a Contabilometria e as ferramentas por ela fornecidas ao profissional contábil no desenvolvimento das demonstrações contábeis como: balanço patrimonial, demonstração dos resultados e exercícios, análise de balanço entre outros demonstrativos contábeis; dando o suporte necessário para poder oferecer informações econômico-financeiras sólidas à administração sendo a melhor decisão a tomar no direcionamento da empresa.

Identificamos ainda: a empresa precisa ter a sua contabilidade impecável para responder, ao fisco de forma adequada e clara como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determina; oferecendo aos seus donos e aos seus acionistas uma visão de organização e da verdadeira situação econômico-financeira da empresa.

Estatística na área de Gestão

Na era do conhecimento, os métodos estatísticos têm um papel crucial. Além de uma poderosa ferramenta, passam a ser vistos como um poderoso método de gestão.

Por isso a necessidade de avaliar e reconhecer se uma evidência estatística apóia, realmente, uma conclusão apresentada.

Cada vez mais as organizações exigem de seus administradores amplos conhecimentos nos mais diversos setores.

As empresas começaram a desenvolver uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com