TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Existente Entre Os Avanços Tecnológicos E Ações Na Melhoria Na Qualidade Do Ensino E Da Pesquisa

Por:   •  4/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 3

A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E AÇÕES NA MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO E DA PESQUISA

Os autores se propuseram a investigar se existe alinhamento entre os objetivos estratégicos de uma instituição federal de ensino superior (IFES) e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) traçados pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Essas metas estão concentradas na Agenda 2030, com dezessete ODS. 1). São eles: 1) Erradicação da pobreza; 2) Fome zero e agricultura sustentável; 3) Saúde e bem-estar; 4) Educação de qualidade; 5) Igualdade de gênero; 6) Água potável e saneamento; 7) Energia acessível e limpa; 8) Trabalho decente e crescimento econômico; 9) Indústria, inovação e infraestrutura; 10) Redução das desigualdades; 11) Cidades e comunidades sustentáveis; 12) Consumo e produção responsáveis; 13) Ação contra a mudança global do clima; 14) Vida na água; 15) Vida terrestre; 16) Paz, justiça e instituições eficazes; 17) Parcerias e meios de implementação.

Para entender a geração de valor interno para instituição como também para os indivíduos ou grupo afetados (sociedade, comunidade acadêmica, servidores públicos, empresas, mídias, dentre outros), utilizou-se a Teoria dos Stakeholders e como abordagem, a pesquisa qualitativa, através de fontes de dados secundários.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com a coleta de dados, principalmente, no website da instituição pesquisa. “A compilação dos dados foi realizada por meio da tabulação dos elementos em planilha eletrônica, indicando o eixo do mapa estratégico e o tema vinculado a cada OE existente na instituição”.

De acordo com os autores, as transformações social obrigam as instituições de ensino superior, cada vez mais, a adotarem modelo de gestão, com a utilização de ferramentas de planeamento e avaliação voltados para resultados. Para tanto, é preciso superar um modelo burocrático, calcado nos aspectos legais e formais dos atos administrativos, e abraçar um modelo que procura atender as demandas por novas tecnologias, produção de conhecimento e eficiência organizacional.

Além disso, há necessidade de haver um alinhamento entre desenvolvimento econômico e responsabilidade social. E nesse caso, as instituições de ensino superior cumprem um papel fundamental na construção de uma espécie de ponte entre essas duas esferas ( desenvolvimento sustentável – crescimento econômico) a partir do ensino, da pesquisa e da extensão.

Apontam os autores que os estudos sobre sustentabilidade no setor público ainda são incipientes: “É percebido que servidores públicos até adotam práticas sustentáveis no dia a dia de suas atividades, mas falta a implementação de projetos que espalhem ações de sustentabilidade”. Defendem, também, que há poucas pesquisas envolvendo a relação entre as universidades públicas de ensino superior e as metas da ODS, estabelecidas pela ONU.

Quanto ao instrumento de planejamento, os autores destacam que as IFES promovem periodicamente seu planejamento estratégico: os denominados Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para os autores, o PDI “[...] é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da IFES, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com