TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Continuada do Docente do Ensino Superior

Por:   •  12/3/2016  •  Seminário  •  4.928 Palavras (20 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 20

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho irá abordar o tema proposto formação continuada de professores em nível superior que constitui de uma importante relevância para essa disciplina em psicologia. Também iremos apresentar o contexto histórico da formação continuada como suas concepções e movimentos históricos. Além deste o papel do psicólogo escolar e sua intervenção em formação continuada de professores é justificar sua importância seu desenvolvimento e sua prática.

A formação continua ainda hoje é discutida, pois de forma histórica nos leva a refletir ao termo prático da formação do professor, neste sentido da formação desempenhada pelos professores deste corpo docente em nível superior. Sua importância está na forma histórica dos problemas educacionais e nem tão pouco na apontação da formação profissional desses professores. A abordagem dos problemas da formação continuada exige-se de referência de alguns temas determinantes que precedem e que, neste caso, dizem respeito especialmente da formação inicial do professor, sobre o professor em atuação, também se exige algumas novas normas. Mais do que nunca o educador deve estar centrado nas suas atualizações e bem informado em seus conhecimentos curriculares e pedagógicos, mas também nas novas tendências educacionais. Diante desta visão, o que mais nos ressalta são os apontamentos a respeito da educação por meio da formação continuada. (FREITAS,1992).

O processo de formação continuada de professores não é novidade, pois bem sabemos as suas variedades de autores que os apresentam em discussão dessa temática e ainda ressaltam sua relevância para os profissionais do ensino superior, como Candau(1997), Nascimento(2000), Pimenta(2002), entre outros.

Segundo Chimentão (2009, p.3), temos vivenciado a grande importância, que relaciona a necessidade e a mudança do termo aprendizado para a importância do saber e aprender, com a formação continuada podendo assim dar um feedback a transformação desse educador através de seus estudos, de suas pesquisas e de suas reflexões, pois esses paradigmas nos traz novas concepções, proporcionando para os educadores e educandos uma nova forma de visão na formação continuada, que é visível as mudanças.

Ressaltamos ainda que a formação continuada se faz presente e mantem a necessidade de uma boa informação inicial, já que os educadores com esta formação atuam a pouco mais tempo, trazendo a eles uma relevante, vez que, os avanços dos conhecimentos tecnológicos e as suas inovações do meio social e político impõe aos profissionais o seu autoconceito e sendo cobrado pelas instituições formadoras exigindo assim o aperfeiçoamento da formação desses educadores. (CHIMENTÃO,2009).

O trabalho do professor na prática docente só será efetivada mediante a ampliação de sua consciência, pois a prática, de atuação dentro da sala de aula e da instituição como um todo só se faz com o pressuposto conhecimento teórico e crítico sobre a realidade. É importante enfatizar, acreditar que esses colaboradores vem transformando a gestão, os currículos, os projetos educacionais e as suas formas de trabalho pedagógicos. As mudanças são produzidas nas instituições sem tomar os professores como parceiros, não conseguem a transformação e a qualidade de ensino e social deste contexto. Para se entender melhor o que é valorizar o trabalho docente devemos dar a esses profissionais as condições para analisar e compreender os contextos histórico, social, cultural e organizacional que fazem parte de sua vida docente. (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO,2002).

1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA APLICADO Á REALIDADE ESCOLAR

Desde as últimas décadas do século XX, a formação continuada de professores vem    sendo tema de discussão, pela comunidade científica, nos simpósios, congressos, conferências, seminários e pesquisas. A maioria dos trabalhos aponta a escola e o professor como elementos imprescindíveis a orientar a inserção das novas gerações na sociedade globalizada. Em outras palavras, a educação, o professor e a escola constituem referência permanente para o desenvolvimento de uma nação. (JANZ,2007).

Em função dessa visão, vem acompanhar as novas normas sociais impostas pelas sociedades as rápidas transformações advinda do avanço tecnológico, das grandes expansão dos meios de comunicação e das alterações no âmbito de trabalho e da transnacionalização econômica exigida do professor muitas vezes em condições e requisitos  para o efetivo do seu trabalho com a qualidade ou até mesmo em tempo de desafio em relação ao cumprimento de sua função social, enquanto forma de ensino e de democratização do conhecimento produzido pelo meio em que se vive e pela a humanidade. (JANZ,2007).

Diante desses fatos, a formação continuada dos professores contempla um dos aspectos de maior relevância no âmbito educacional, já que a democratização do saber e aprender passa necessariamente pelo professor, pois envolve a sua formação, sua valorização e suas condições de trabalho aplicado para este contexto. Para esses profissionais a formação inicial, vem se mostrando exclusivamente insuficiente, pois o desempenho de seu trabalho requer qualidade frente às novas exigências perante a sociedade já que a torna necessária atualização continua, para as demandas do exercício profissional na formação continuada. (JANZ,2007).

Podemos afirmar também, que materiais e pesquisas utilizado na aplicação da educação comprovam que os educadores da formação continuada desempenham uma atividade eminentemente teórico e prático. No sentido desse pressuposto de que é urgente formar docentes com o hábito de estudar de saber e de pesquisar vem se vinculando a suas experiências do dia-a-dia, coletivas e individuais, com a finalidade de pensar a prática pedagógica, a fundamentar, suas condições de trabalho e sua identidade profissional. Com tudo esse procedimento não se cita como único, porém se torna imprescindível não só pelo fator importante da sua contribuição mas também para a melhoria da qualidade do ensino de nosso país. (JANZ,2007).

“A formação continuada passa a ser de suma importância no meio educacional como um processo que se amplia por todos os momentos ao longo da carreira profissional e visa subsidiar os professores nos enfrentamentos de dificuldades e de desafios colocados no contexto educacional”. (JANZ,2007, p. 3-4)

O desenvolvimento profissional dos professores norteia a pensar em políticas públicas que contemplem a formação continuada, visando e priorizando os aspectos técnicos e pedagógicos da profissão, juntamente com as dimensões pessoais e culturais do professor. De acordo com (GARCIA, 1999, p.11.apud, JANZ, 2007, p.3-4) “a formação é o instrumento mais potente para democratizar o acesso das pessoas à cultura, à informação e ao trabalho.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com