TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO COTIDIANO E LOCAL

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO COTIDIANO E LOCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO COTIDIANO E LOCAL

C S V

Prof. Carlos Odilon da Costa

Profª. Edith Weiduschat

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso de Pedagogia - Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia.

24/10/2009

RESUMO.

A história local é ligada ao cotidiano da comunidade tornando assim o ensino mais próximo da vivência dos alunos, demonstrando que a história é feita por pessoas comuns e que todos fazem parte integrante dela, resgatando a história dos lugares e com elas a relação, passado-presente onde à ação das pessoas pode transformá-las em cidadãs atuantes pelo fato de reconhecer a si e ao outro.

Palavra-chave: Cotidiano; Comunidade; Educandos.

1 INTRODUÇÃO

A História Local apresenta-se como tema intimamente ligado á identicidade do educando e deste com o espaço e, portanto, resgata e valoriza esta historicidade. A partir do momento que o educando torna-se partícipe do processo ensino-aprendizagem, neste caso o resgate da identidade temporal de sua comunidade começa aprofundar-se nos meandros da história, identificando e relacionando o desenvolvimento social de seu grupo.

Ao fazer um estudo da história local o ensino de história ganha um novo sentido, e o envolvimento da comunidade e dos alunos faz com que aja um maior interesse, pois estarão redescobrindo sua própria história e cultura. A introdução da história do cotidiano como objeto de estudo escolar requer que se explorem as possibilidades inerentes do cotidiano, sem se limitar a constatar o “real” ou as motivações possíveis para alunos pouco sensibilizados com a História escolar mais tradicional. “O cotidiano deve ser utilizado como objeto de estudo escolar pelas possibilidades que oferece de visualizar as transformações possíveis realizadas por homens comuns, ultrapassando a idéia de que a vida cotidiana é repleta e permeada de alienação.”

2 DESENVOLVIMENTO

A história local geralmente se liga a história do cotidiano ao fazer das pessoas comuns participantes de uma história aparentemente desprovida de importância e estabelecer relações entre os grupos sociais de condições diversas que participaram de entrecruzamentos de histórias, tanto no presente como no passado.

A história consiste na escolha e construção de um objeto, operação que pode dar-se a partir de evocações de lembranças “História local ou história do lugar”. Para ensinar a história das instituições, de modos de vida, da cultura e mentalidades, nada melhor que recorrer a exemplos da região onde a escola se insere, o modo a tornar o ensino mais próximo das vivências cotidianas dos nossos alunos e, portanto mais compreensível.

Imaginar que o estudo da História a partir das comunidades é aprisionar o educando em suas limitações geográficas e temporais é ignorar as múltiplas capacidades natas do homem. O objetivo do estudo da localidade é justamente buscar subsídios para um alargamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com