TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE HISTÓRIA INSERIDO NO COTIDIANO LOCAL NO 9º ANO DA E.E.B. ANTÔNIO ELISEU DE BARROS

Por:   •  13/11/2018  •  Monografia  •  8.702 Palavras (35 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 35

INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO - ICED[pic 1]

CURSO DE LINCENCIATURA EM HISTORIA

AMSTERDAN LUCAS TEIXEIRA

O ENSINO DE HISTÓRIA INSERIDO NO COTIDIANO LOCAL NO 9º ANO DA E.E.B. ANTÔNIO ELISEU DE BARROS

AMONTADA

2018


AMSTERDAN LUCAS TEIXEIRA

O ENSINO DE HISTORIA INSERIDO NO COTIDIANO LOCAL NO 9º ANO DA E.E.B. ANTÔNIO ELISEU DE BARROS

Monografia apresentado ao curso de licenciatura em História do Instituto Cearense de Educação, como requisito para obtenção do título de licenciado.

                                                                 Orientado por: Núria de Sousa Ferreira Batista

                                                     AMONTADA – CE

 2018

O ENSINO DE HISTORIA INSERIDO NO COTIDIANO LOCAL NO 9º ANO DA E.E.B. ANTÔNIO ELISEU DE BARROS

Aluno[1]

RESUMO

Este artigo dará continuidade ao projeto de produção científica sobre o ensino de história e sua valorização da memória para a compreensão da história local. A escolha desse tema está baseada na importância do ensino história inserido no cotidiano local. Para isso irá utilizar a contribuição de autores preocupados com uma maior compreensão sobre a importância do ensino da história local e o resgate de sua identidade histórica e social. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos. ( SÃO 250 MINIMO).  Colocar os principais autores e a metodologia.

Palavras-Chave: Cotidiano. Ensino. História. Localidade. Memória.

ABSTRACT

This article will continue the project of scientific production on the teaching of history and its appreciation of memory for the understanding of local history. The choice of this theme is based on the importance of teaching history inserted in the local daily. In order to do so, he will use the contributions of concerned authors with a greater understanding of the importance of teaching local history and the recovery of their historical and social identity. The relevance of this work lies in the understanding of the development of methodologies that favor a teaching of History committed to the insertion of local history in the classroom, valuing the daily life of the students.

Keywords: Daily life. Teaching. History. Location. Memory.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................06

2.REFERENCIAL TEORICO........................................................................................09

 2.1.  As bases legais que fundamentam o ensino  de história.................................09

 2.2  A importância do ensino de história no ambiente escolar.................................10

 2.3  Valorizando o cotidiano no ensino de história....................................................14

 2.4  A inter-relação entre memória e o ensino de história.........................................17

 2.5  Conhecendo a história local e desenvolvendo seu ensino...............................20

 

4. CONTEXTUALIZAÇÕES DA PESQUISA DE CAMPO ........................................26

4.1 Metodologia de pesquisa de campo        26

4.2  Apresentação do campo de estudos, perfil dos sujeitos        26

4.3 Resultados e análises de dados        27

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS         31

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA        32

7.APÊNDICE...................................................................................................................34

ANEXOS..........................................................................................................................37

           


1. INTRODUÇÃO            

          O diálogo entre o ensino de História e o conhecimento científico redimensiona a importância social da área na formação do estudante, sinalizando e fundamentando a possibilidade de estudo e atividade que valorizem a atitude intelectual do aluno no desenvolvimento e envolvimento em trabalhos que favoreçam sua autonomia para aprender.

           Nesse contexto, o estudo histórico desempenha um papel importante, na medida em que contempla pesquisa e reflexão da relação construída socialmente e da relação estabelecida entre indivíduo, grupo e o mundo social. Nesse sentido, o ensino de História poderá fazer escolha pedagógica capaz de possibilitar ao aluno refletir sobre seus valores e suas práticas cotidianas e relacioná-los com a problemática histórica inerente ao seu grupo de convívio, à sua localidade, à sua região e à sociedade nacional e mundial.

             A construção de noções modifica a maneira como o aluno compreende os elementos do mundo e as relações que esses elementos estabelecem entre si, na medida em que o ensino de História lhe possibilita construir noções, proporcionando mudanças no seu modo de entender a si mesmo, entender os outros, as relações sociais e a própria História.

             Tem sido comum em propostas curriculares e em algumas produções didáticas introduzir a “História do Cotidiano”, opção esta que não é recente.  A associação entre cotidiano e história de vida dos alunos possibilita contextualizar essa vivência individual a uma história coletiva.

          Os autores que se ocupam da História do Cotidiano, mesmo com posturas diversas em seus fundamentos teóricos, buscam recuperar as relações mais complexas entre os diversos grupos socais, estabelecendo conexões entre conflitos diários que se inserem em uma forma de política contestatória e identificar as lutas de resistência a mudanças, o apego a tradições.

           É importante destacar que os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, demonstram alternativas que favorecem a compreensão dos alunos em relação ao estudo da memória na construção do conhecimento histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (410.9 Kb)   docx (117.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com